quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Salvador Borges é referência na medicina


Faltando apenas dois anos para completar 50 de profissão, formado em Medicina pela primeira turma da UFF – Universidade Fluminense Federal, ele tem até no nome a determinação maior de tratar pessoas: Salvador Borges Filho.
         Exercendo de fato o sacerdócio da profissão, Salvador Borges é dos mais renomados cardiologistas do Brasil, já tendo cuidado de milhares de corações, com um devotamento impressionante, tendo salvo um número incontável de vidas.

Prevenindo e atendendo
         Voz pausada, inspirando confiança e paz, Salvador Borges Filho atende os clientes sem a menor pressa, examinando minuciosamente atitude que representa segurança e certeza de tratamento para quem vai procurá-lo. Desde o início de sua trajetória profissional, se dedica à prevenção, um permanente aprendizado. “A cada retrato de um paciente, registro algo novo, podendo assim apurar conhecimentos”, frisa Dr. Salvador.
         Durante toda a consulta, o médico faz questão de ressaltar que a prevenção é o melhor para um corpo humano sadio, razão porque age e recomenda esta preocupação. Num trabalho realizado nos bairros, constatou que mais da metade da população tinha pressão alta e outros problemas, ação que acabou interrompendo por falta de apoio.

Fazendo escola
Quando formou-se foi trabalhar no Hospital São João Batista, que originou o hoje Hospital Universitário Antonio Pedro. Por sua vontade, foi criado o setor cardiológico do HUPE, com turmas especializadas. Salvador Borges passou por vários hospitais, dentre os quais dos servidores do Estado, Santa Cruz, e Procordis, organizando a Hemodinâmica, sendo considerado um dos maiores conhecedores de cateterismo, com especialização nos Estados Unidos, onde inclusive seu filho mais velho, Salvador Borges Neto, radicou-se há 25 anos, também cardiologista e Doutor em Medicina Nuclear.
         Casado com a psicóloga Onezir Rosa Borges, ele tem ainda outro filho, Marcos Borges, também médico. Salvador é também autor de vários livros, todos voltados para crianças: “é preciso que trabalhemos para o futuro, educando-as genericamente”. Dr. Salvador foi presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio e é uma verdadeira legenda da Medicina de Niterói.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário