quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Casas de bamba

Onde vive o samba de raiz


Nas casas especializadas são destaque o Candongueiro, Toca da Gambá e Papa Goiaba.
O nome vem de um tambor imponente utilizado para saudar os escravos nas rodas de jongo, mas que em Niterói – e no Brasil – acabou virando sinônimo de samba de raiz e tradição: o Candongueiro. A casa, localizada na Estrada Velha de Maricá, 1554, em Pendotiba, faz aniversário no mesmo mês que a cidade de Niterói, e há 23 anos é  sinônimo e qualidade quando o assunto é boemia.
Ilton Mendes – criador e grande anfitrião do terreiro - é quem comanda os dez músicos da roda ao som da percussão, sempre com um convidado especial. A roda acontece de 15 em 15 dias, e o local já recebeu grandes nomes do mundo do samba como Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Beth Carvalho, Monarco, Dona Ivone Lara, entre outros. O clima é sempre de muita descontração e amor ao samba, e para garantir um lugar, o ideal é chegar bem cedo. Além da música de qualidade, outro destaque é a deliciosa feijoada realizada periodicamente por lá.
 Um outro lugar tradicional de samba na cidade é a “Toca da Gambá”. Seu slogan, “um bar de respeito”, faz jus à sua missão por sinal bem cumprida. Criada há 27 anos como um improvisado ponto de encontro entre amigos, mas há oito consolidada como concorrido ambiente comercial com gastronomia e shows, a “Toca” tornou-se uma das  melhores casas de samba da região metropolitana do Rio de Janeiro, prestigiada por compositores de grandes artistas e intérpretes de talento no circuito musical carioca.
Localizada na Rua Carlos Gomes 23, no Barreto, a casa conta com infraestrutura completa para eventos com música, uma equipe de atendimento de qualidade e tratamento acústico. À frente do negócio está Jairo Pacheco, o Jairinho, de 44 anos, filho do fundador. Formado em Análise de Sistemas com pós-graduação em Internet pela UFF e em Finanças pela FGV, ele foi deixando o antigo trabalho (de vinte anos na área de informática de uma grande empresa) e aos poucos assumindo a casa de samba após o falecimento do pai.
“Primeiro busquei entender o negócio do meu pai e por que já dava certo sem ter a estrutura adequada. Logo percebi que era preciso mudar sem perder a essência da  coisa”, relembra Jairinho Pacheco, que ressalta também a quebra do paradigma de que a Zona Norte não pudesse ser uma região de entretenimento. “Aos poucos fomos mostrando que tínhamos condições de atrair um bom público com uma boa proposta”.
Entre as atrações musicais destacam-se Inácio Rios e o pai Zé Katimba, Marquinhos Diniz e o pai Monarco, Jorginho do Império, Nilze Carvalho, os irmãos Sombra e Sombrinha, entre dezenas de outros apadrinhados por grandes sambistas. 
Localizada na rua Daniel Torres, a Toca do Leiteiro também agita os finais de semana da cidade, com muito samba tendo como convidados a Familia Clarão, Pedro Ivo, Thiago Cunha e muitos nomes do samba.
Outro lugar que tem conquistado cada vez mais o público da cidade é o Papa Goiaba. A casa de show – localizada no Gragoatá – também se destaca pelo vasto repertório de samba de raiz, bebida gelada, gente bonita e clima descontraído. No menu, comidas típicas de boteco completam o charme do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário