quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Quadros de artista gaúcho retratam a cidade


A mostra “Niterói - Cidade ilustrada”, com aquarelas o artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca A exposição fica em cartaz até o dia 30 de novembro no Solar do Jambeiro e traz uma coletânea com cerca de 60 aquarelas que registram relíquias arquitetônicas, praias, colônias de pescadores, igrejas centenárias, rodas de samba e o dia a dia da população da de Niterói. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista gaúcho, apresentam a Cidade Sorriso em ângulos pouco explorados e resgata nos niteroienses o prazer de admirar suas belezas e seu cotidiano.

Entre as paisagens naturais que encantaram o ilustrador estão as praias da Região Oceânica e a orla de São Francisco. A colônia de pescadores de Jurujuba, as intervenções arquitetônicas de Oscar Niemeyer, como o MAC e o Teatro Popular, além do próprio Solar do Jambeiro, também foram registrados por Fonseca. 
 Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, em 1935. É artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros sobre viagens e design gráfico. Em parceria com o escritor Luís Fernando Verissimo, publicou os livros da série “Traçando” sobre Madri, Nova York, Porto Alegre, Roma, Japão e Paris.
Como artista, Joaquim da Fonseca se expressa principalmente pelo desenho e aquarela. "Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem litorânea, urbana e rural que me interessam, procurando explorar os sentidos espaciais de distância e profundidade que os recursos de transparência dessa técnica proporcionam", relata o gaúcho, que há quatro anos reside em Brasília.
            O Solar do Jambeiro fica na rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói/RJ. A entrada para a exposição é gratuita.
Mais informações (21) 2109-2222



Nenhum comentário:

Postar um comentário