quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mário e Jerônimo: dois portugueses que são a marca gastronômica da cidade

Jerônimo

Dois portugueses, ambos radicados em Niterói há mais de cinco décadas, estabelecidos em Icaraí e Centro da cidade respectivamente, bons de amizade, parceiros de eventos, são pontos de referência da cidade sorriso. São eles: Jerônimo Alves de Souza e Mário Martins, o primeiro nascido no Porto que veio para Niterói com 20 anos, o outro nasceu em Braga, em 1953. Ambos já tem o jeito brasileiro de ser, ótimo humor e espirituosos.
Jerônimo foi dono do Chalé, na rua Miguel de Frias, em Icaraí, onde apoiou vários eventos: o Réveillon da Praia, a Banda de Icaraí, o Bloco das Piranhas, quando vendeu a casa e decidiu montar o “Ponto Jovem” onde está estabelecido há 39 anos, recebendo 3 gerações para servir lanches, até ganhando notoriedade. Jerônimo tem o reforço da filha Vera Lúcia e um grupo de excelentes funcionários. Ele veio para o Brasil no dia 9 de fevereiro de 1952, e em janeiro completa 82 anos. Ele é casado com Marina Barreiro Sousa.
Mario
Mário Caneco Gelado, sobrenome adquirido no balcão de seu bar e restaurante tem fama de preparar a melhor massa de bacalhau da cidade, atraindo turistas do Brasil e do exterior, além de pratos com frutos do mar irresistíveis em termos gastronômicos. Ele tem 60 anos de Brasil, veio em 1953 indo trabalhar num restaurante do Rio, devoto de Nossa Senhora de Fátima. Funcionários dedicados fazem do estabelecimento outra marca da cidade sorriso. Gosta de eventos e ali já foram gravados muitos, inclusive três programas CASA DA GENTE especiais para a televisão, além de programas para a Rede Globo. “Meu prato preferido é cororoca frita com tomate e cebola” revela. Seu nome completo é Mario Martins, fazendo questão de frisar duas coisas: “Amo Niterói como se aqui tivesse nascido e torço para todos os times”. O nome “Caneco Gelado do Mario” foi dado por um grupo de amigos com o falecido jornalista Hercílio Miranda à frente.

Já Jerônimo do Ponto Jovem torce pelo Fluminense, gosta de um bom papo e sobre Niterói, exclama: “É uma maravilha!”.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário