quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cinema e exposição gratuitos

Aliança Francesa de Niterói com programação cultural variada


Com o objetivo de aumentar os laços entre a cultura francesa e brasileira, a Aliança Francesa de Niterói continua com uma programação cultural variada aberta ao público. O cinema e as artes plásticas são os destaques neste mês de novembro. Como já é tradição, no dia 25 de novembro, última segunda feira do mês, será realizada mais uma sessão do Ciné-club Jean Vigo, às 19h.  O filme apresentado será “Les Amants réguliers / Amantes constantes » de Philippe Garrel.
O drama romance conta a história de François, um homem que tem 20 anos em Maio de 1968, tempo de revoltas estudantis em França, e mostra os dias, as noites de Maio em Paris, com embates entre policiais e jovens nas ruas. É aí que pela primeira vez se cruza com Lilie, uma jovem muito bela. O filme conquistou Leão de prata na Mostra de Veneza, além dos premios de Melhor Direção e Melhor Fotografia. A sessão inicia às 19h e tem entrada franca, sujeita a lotação do espaço.
Já no dia 28 de novembro, será a abertura da mostra “Impulso” de César Ribeiro. Esta mostra exibe simplesmente trabalhos abstratos cuja técnica utiliza tinta acrílica sobre papel canson tamanho A3. Foram usados como ferramentas, para o nascimento das obras, espátulas, pinceis de diversos tipos, esponjas, pentes, todos visando a provocar efeitos visuais ora mais texturizados, ora mais aguados. Em outros momentos (em alguns trabalhos), ganharam a simpática e conveniente companhia do pastel, tudo isso colaborando na gestação dessa “família” originada de tinta, papel e criatividade.

“Foi priorizado o gestual em detrimento do laborioso trabalho reflexivo, exatamente por permitir travar um diálogo mais ameno e atraente aos olhos do observador com um cabedal artístico mais modesto. Nem por isso se perdeu potencial criativo nas obras exibidas na exposição” conta o artista Cesar Ribeiro.
A exposição tem abertura no dia 28 de novembro, às 19h, e a visitação estará aberta a visitação até dia 14 de dezembro, de segunda a sexta das 8h30 às 20h30, e Sábado das 8h30 às 12h. A entrada é gratuita. A Aliança Francesa fica na Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí. Os telefones para informações são (21) 2710-9619/2610-3966.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário