quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pimentel : 102 anos de lucidez e história

O jornalista Luiz Antonio Pimentel, 102 anos de idade, nascido em 29 de março de 1912, em Miracema, quando o hoje município ainda era o quinto distrito Santo Antônio de Pádua, é com certeza o profissional de comunicação há mais tempo em atividade no Brasil e no mundo.
Vivendo em Niterói desde 1917, quando veio morar em Icaraí, bairro aonde permanece, perdeu as contas de quantas biografias escreveu, pois iniciou-se em 1933, na época para o jornal “A Nação”, uma espécie de “La Nación”, modelo argentino.
Há décadas no jornal “A Tribuna”, diário de Niterói, frisa que é um motivo à parte para “curtir a vida”. Torcedor do Flamengo desde 1950, tem também um carinho especial pelo América.
Além de escrever, tem mania de fotografar. “Foi assim que documentei a época áurea do Carnaval de Niterói, fazendo muitas fotos das mulatas da Cubango, minha escola de samba, principalmente “As feiticeiras”, ala que dava show no pé e corpos esculturais”, conta.
Com mais de 40 livros publicados, considerado um dos maiores historiadores da cidade, afirma: “Viver ¼ deste tempo é formar uma família imensa. Por isso, virei personalidade, hoje escrevem mais de mim do que escrevo dos outros”.
Há alguns anos, foi enredo do bloco dos jornalistas de Niterói, quando a agremiação tinha o nome de “Filhos da Pauta”, hoje “Pauta Quante”. “Se puder, desfilo no Carnaval 2014”, afirma com segurança e uma lucidez que é sua marca registrada.
Niterói tem ainda outros 52 moradores com mais de 100 anos de idade.  

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário