segunda-feira, 7 de maio de 2018

Quem são as prefeitas brasileiras?


Instituto Alziras lança pesquisa sobre participação da mulher na Política

Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas (TO) e Socorro Neri, prefeita
de Rio Branco (AC) - foto Luana Dias
Menos de 12% dos municípios são governados por mulheres, embora elas representem 53% do eleitorado no país. Essa disparidade e os desafios para a superação desse déficit foram discutidos na manhã desta segunda-feira, 7, em um café da manhã de prefeitas e gestoras municipais. A atividade abriu a programação de hoje da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que segue até quarta-feira, 9, em Niterói/RJ.
"Nós mulheres temos uma responsabilidade dupla. Além de governar com eficiência, atendendo às necessidades da população, precisamos trabalhar de forma a inspirar outras mulheres a ocupar o espaço político. Esse também deve ser um espaço feminino", ressaltou a prefeita de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas, vice-presidente de Mulheres da FNP. Coordenando o encontro, a prefeita pediu o engajamento das participantes na pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020), realizada pelo Instituto Alziras com o apoio da FNP.
Prefeitas reunidas no café da manhã (foto divulgação)
Segundo Michelle Ferreti, fundadora e codiretora da organização, a pesquisa foi idealizada com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que hoje estão à frente do executivo municipal. "A partir dessa pesquisa, será possível construir narrativas e disseminá-las para contribuir para o aumento da participação da mulher na política ", explicou.
Para a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, a iniciativa deve ser reconhecida como uma forma de luta pelo empoderamento feminino. 
Paula Mascarenhas (prefeita de Pelotas), Jonas Donizette (presidente da FNP),
Cinthia Ribeiro (prefeita de Palmas), Fernanda Sixel (primeira dama de Niterói)
e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (foto divulgação)
"Além de evidenciar os números que fazem parte do contexto histórico da mulher nos cargos políticos, a pesquisa com certeza vai encorajar outras mulheres a enfrentar os desafios que ainda fazem parte desse processo", avaliou.
Assumindo em abril de 2018 a prefeitura de Rio Branco (AC), após a saída de Marcus Alexandre para se candidatar ao governo do Acre, a prefeita Socorro Neri começou sua trajetória como professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde foi vice-reitora e pró-reitora de graduação.  Ela é também uma das lideranças femininas do Norte do país presente no evento da Frente Nacional de Prefeitos.
A pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020) está disponível no site http://www.alziras.org.br/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário