quinta-feira, 17 de maio de 2018

Entreartes marca 25 anos de carreira de Rodrigo Saramago


por Verônica M. de Oliveira

Vista da fachada do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
(fotos Veronica de O. Martins)
Em sua 4ª edição, o Entreartes reuniu, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o escultor Rodrigo Saramago e sua aluna Duda Oliveira. A mostra, inaugurada com um coquetel de lançamento no último dia 15, contou com a presença de personalidades das artes plásticas, amigos e familiares, além do subsecretário de Cultura de Niterói, Daniel Damasceno. Satisfeita com o sucesso do evento, a produtora Cacau Dias explicou que o Entreartes foi criado com o objetivo de fomentar a atividade cultural de Niterói e promover os talentos da cidade.
Ao longo dessas quatro edições o projeto reuniu alguns expoentes no cenário artístico da cidade, Rudi Sgarbi, Roberta Dacosta, Desirée Bruver, Valeria Fredo, Sylvia Coelho e Leila Chaves. Nessa edição a mostra itinerante coroa os 25 anos de carreira e 50 anos de vida de Rodrigo Saramago. Para marcar esse momento tão importante, ele produziu uma série de esculturas a qual batizou de
O escultor Rodrigo Saramago explica
o seu processo criativo para os convidados
“Guerreiros da Luz”. As peças, originárias de um trabalho de corte e solda em ferro, vergalhões e chapas, funcionam como verdadeiros mosaicos.
Ao explicar o processo criativo, Saramago refletiu sobre a essência da obra. “Elas (as esculturas) representam essas figuras carcomidas, vazadas, machucadas pelas próprias dificuldades da vida, mas que estão de pé, enfrentando os seus demônios, os seus dragões”, afirmou. Para isso, as figuras trazem consigo espadas, lanças e escudos. Entre as representações dos guerreiros figuram São Jorge e São Miguel, que estão em busca da Luz, que é a representação do bem e única figura feminina da coletânea.
 A artista plástica Duda Oliveira ladeada pelo
esposo Luiz Fernando e os artistas plásticos Rudi Sgarbi
e Zeniravila Zorrão.
De aluna à discípula
A também escultora Duda Oliveira, que já foi aluna de Saramago e se autodenomina discípula do artista, divide o espaço da Galeria Quirino Campofiorito com suas obras intituladas “Brasília e sua arquitetura”. Advogada ambiental, Duda se inseriu inicialmente no universo das artes apenas como terapia, mas esta acabou tornando-se um canal para que ela pudesse expurgar todos os desafios profissionais enfrentados.  “A arte é uma forma da gente se repensar”, definiu.
As peças, abstratas e contemporâneas, são inspiradas nas “curvas femininas”, objeto de adoração do arquiteto Oscar Niemeyer. Em sua concepção esse contorno destacado pelo grande mestre da arquitetura tem uma profunda comunicação com a natureza. Por isso, resolveu desenvolver toda a sua obra em formas circulares, com exceção de apenas uma, o monólito, que é inspirado em uma obra de Niemeyer em forma de pirâmide. Na concepção da artista o formato circular imprime a ideia de movimento, algo que o arquiteto trabalhava muito em suas criações.

Próxima mostra itinerante será em setembro
O Entreartes já passou por um galpão na Ponta da Areia, no Solar do Jambeiro e Plaza Shopping e, de acordo com Cacau Dias, seguirá, em setembro, para a Sala Cultural Leila Diniz, no Centro de Niterói. Sobre o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a produtora elogiou o espaço, “aberto e bem democrático”, além de estar localizado no coração de Icaraí. Além da exposição, serão realizadas duas palestras no local. A primeira, no dia 25 de maio, com Duda Oliveira, abordará a arte como terapia e será destinada exclusivamente para mulheres. Já Rodrigo Saramago explicará, no dia 29 do mesmo mês, como inserir uma obra de arte em um projeto arquitetônico, tema destinado a um público específico composto por arquitetos e designers de interiores. Ambas têm início às 15h.
"Entreartes" fica no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno até o dia 31 de maio. A exposição pode ser visitada das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 15h aos sábados, domingos e feriados.

2 comentários:

  1. Foi um prazer prestigiar a abertura da Quarta Edição do ENTREARTES com dois grandes talentos da escultura, Rodrigo Saramago e Duda de Oliveira. Parabéns para os artistas e um parabéns especial para Verônica M. de Oliveira e sua equipe por seu apoio com esta brilhante página do seu jornal. ARTE É VIDA COM MUITA EMOÇÃO VISUAL E VALE A PENA CONFERIR.!!! SHOW....SHOW..SHOWWWWWWWWWWWW

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o comentário! Siga o Jornal Casa da Gente no blog e no facebook: www.facebook.com/jornal.casadagente

    ResponderExcluir