sábado, 19 de maio de 2018

Coluna Compartilha - Maio/2018

por Washington Araújo
Décio Machado (à direita), com Oton São Paio (centro), fundador da
AGLAC e Antonio Gomes Eduardo, poeta e gestor da Livraria Guttenberg
(foto Washington Araújo)
AGLAC comemora 44 anos
Presidida pelo eminente escritor e poeta Décio Machado, Academia Gonçalense de Letras, Arte e Cultura comemora 44 anos de existência. E, dentro das festividades estão programados vários eventos tais como lançamentos editoriais de acadêmicos, e visita dos integrantes da AGLAC às unidade escolares.
Fundada em 1974 pelo poeta e escritor Oton São Paio, a AGLAC, com sede na ICBEU (Pc Zé Garoto) e também no Café Cultural Seu Machado tem atualmente em seus quadros 60 acadêmicos, na sua maioria nascidos em São Gonçalo.
No mês de junho, entre os eventos programados para assinalar o aniversário, haverá o lançamento do livro "Iverson, o caçador de Letras", conforme explica o autor, Décio Machado:
“Estou lançando este título pela minha própria editora, a Editora Machado, que foca em lançamento de autores locais, portanto, com tiragens reduzidas e dentro das posses de cada escritor”.
Segue em curso também o projeto "AGLAC nas Escolas", que tem como objetivo fortalecer a biblioteca das unidades escolares, promover festivais de poesia e, descobrir novos valores em sala de aula. A academia busca também lançar a Mini AGLAC, a academia de letras mirim da cidade.
Bicampeão Mundial de Futebol visita São Gonçalo
A Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, deu início na última sexta-feira, dia 4 de maio, ao Projeto “Nossa Copa: uma jogada consciente, trabalhando Valores e Cultura”. A abertura das atividades contou com a participação do inesquecível jogador de futebol Jair Marinho, bicampeão das copas de 58 e 62. Jair conversou com os alunos e professores e contou passagens marcantes de sua carreira no futebol brasileiro.
O projeto visa tratar de questões culturais, sociais e de meio ambiente, e visa trabalhar com todos os segmentos, desde a Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Segundo a diretora Andréa dos Santos Vianna, “essa semana serão realizadas palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de homenagem às famílias”.
As atividades se estenderão até novembro, com a realização de campeonatos esportivos e palestras sobre cidadania e a importância do voto. A programação será encerrada com atividades relacionadas à Consciência Negra. O projeto foi idealizado pelas orientadoras pedagógicas Cátia Marques e Sandra Erli.

Semana de Prevenção da Hipertensão
Dra. Danielli Sueth desvenda mitos e verdades sobre hipertensão
e outras especialidades da área de Nutrição (foto Washington Press)
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 17 milhões de pessoas sofrem de hipertensão arterial. A doença, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam mais do que o necessário, dificultando a passagem do sangue, pode levar anos para demonstrar os primeiros sintomas, por isso recomenda-se a medição periódica da pressão.
Drª Danielli Sueth, especialista em Clínica Médica, Idoso, Alimentação e Diabéticos alerta sobre alguns mitos e verdades relacionados à doença.
  • A OBESIDADE LEVA AO QUADRO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL - Verdade. Embora não seja a única condição que possa levar uma pessoa a desenvolver a doença, a obesidade aliada ao sedentarismo é um dos principais fatores de risco.
  • · JOVENS E CRIANÇAS PODEM APRESENTAR PRESSÃO ALTA - Verdade. Embora o quadro de hipertensão ainda seja mais comum na terceira idade, tem afetado pessoas cada vez mais jovens.
  • ·HIPERTENSÃO SÓ É CONTROLADA POR MEIO DE MEDICAMENTOS - Mito. Muitas pessoas apresentam uma melhora significativa do quadro apenas com a mudança do hábito alimentar. Diminuir o consumo de sal e alimentos industrializados já faz uma grande diferença. “Há quem consiga fazer mudanças na rotina alimentar e de exercícios e obter uma redução da pressão arterial. Em alguns casos é preciso usar o medicamento pelo resto da vida”, pondera a especialista.

A médica integra e dirige o Espaço Saúde & Foco, em Venda da Cruz, em São Gonçalo.Os leitores que levarem este exemplar do Jornal Casa da Gente terão um desconto exclusivo na primeira consulta.  Mais informações pelo telefone: (21) 98552-7004. O Espaço Saude & Foco fica na Alameda D. Pedro II, 620 – Venda da Cruz, e funciona de segunda a sexta-feira. 
Thiago Mello, nascido e criado em São Gonçalo,
lança o primeiro livro e se prepara para conhecer
a Europa (crédito: divulgação)
O Falso Paraíso: autor gonçalense quer conquistar o mundo
Nascido e criado em São Gonçalo, Thiago Mello reuniu amigos e admiradores na sexta, 16 de fevereiro, para o lançamento de "O falso paraíso", seu primeiro livro. O evento aconteceu no Bizu Bizu, no Reserva Cultural e teve apoio e realização do Acesso Cultural.
Thiago Mello vai circular no meio literário atendendo a convites enquanto se prepara para uma temporada de um ano em Cork, na Irlanda. Na tradicional Escola COT, o jovem de 25 anos vai estudar e se aprimorar no idioma inglês com o objetivo de consolidar projetos futuros já em andamento.


Para o diretor da emissora, Oziel Santos, a TV GTG vai se
consolidar em pouco tempo, cobrindo eventos em toda
São Gonçalo (foto divulgação)
Nova TV on-line tem sede em SG
Com sede no bairro Trindade, a TV GTG já está no ar via web. Com ampla cobertura, a TV tem foco gospel, e inclui em sua cobertura festividades de igrejas, congressos e jubileus.
“Estamos operando inicialmente com uma programação bastante dinâmica durante 12 horas, ao longo do dia. E disponibilizamos o melhor jornalismo local, prestação de serviços aos moradores de São Gonçalo, música nacional e internacional, além De ampla cobertura jornalística e produção de eventos voltados ao público gonçalense”, afirma Oziel Santos, Diretor Geral da TV.
O site da emissora é www.tvgtg.com.br. O telefone e whatsapp para sugestões e informações é (21) 96449-2299


Nenhum comentário:

Postar um comentário