terça-feira, 8 de maio de 2018

Pré-candidato à presidência Rodrigo Maia (DEM) destaca a importância de transferir o Orçamento para os municípios

Rodrigo Maia (DEM)
foto Luana Dias
Por Luana Dias

Primeiro candidato a participar do diálogo com presidenciáveis, realizado dentro da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM) começou por frisar a importância de reduzir o tamanho e o peso do do Governo Federal.
" Precisamos inverter esta pirâmide onde a concentração de recurso esteja na base, e que o Governo Federal exerça outro papel. A concentração de recursos e poder em Brasília não tem gerado bons resultados aos brasileiros. Acaba gerando uma 'romaria' dos prefeitos à capital, tirando tempo e foco dos prefeitos para dar atenção aos seus cidadãos. Esta inversão é muito importante, e falando de forma transparente, só há um orçamento, uma receita. Não podemos aumentar impostos, temos de diminuir a burocracia e transferir aos municípios os recursos de forma integrada, e beneficiando a todos", afirmou Maia.
Em seguida, ele reforçou a importância de investimentos em Saneamento Básico e Habitação, fazendo inclusive uma crítica ao programa "Minha Casa, Minha Vida".
"Muitos investimentos de Minha Casa Minha Vida se transformaram num problema, principalmente para a classe C. O programa caminhou para áreas de expansão das cidades, em locais onde não há saneamento, transporte público ou ainda alternativas da área de saúde e educação. Habitação não é apenas construir casas, mas ter toda uma estrutura onde haja uma família".
Na área de Segurança, o pré-candidato lembrou do Projeto de Lei que propõe o sistema integrado de Segurança Pública, já votado pela Câmara.
"Devemos regulamentar de forma definitiva este projeto de lei. Os crimes mais violentos atualmente estão relacionados ao tráfico de drogas, ao tráfico de armas. A forma mais adequada será com esta forma integrada de pensar Segurança Pública", defendeu Maia.  
Na área de Educação, o pré-candidato pelo DEM reforçou a atenção à educação infantil, com ampliação das vagas de creches, dando oportunidade de estudo desde a creche até o ensino universitário.
"Precisamos pensar em uma política educacional que volte a atrair jovens de volta para a escola, pensando nas atribuições dos municípios, governos estaduais e federal. De que forma nesta segunda fase da vida escolar, como melhorar as notas e o nível. A educação é o único instrumento que temos". frisou.
Rodrigo Maia reforçou também a importância no investimento em Educação Integral.
"O Brizola já falava sobre este assunto - se os CIEP's não tivessem sido desmontados, talvez hoje tivéssemos outro nível. Precisamos pensar de que forma conseguiremos um financiamento maior para o ensino integral", momento este que foi aplaudido pela platéia de mais de 100 prefeitos.
Por último, o candidato tocou no assunto da Mobilidade Urbana.
"O Brasil caminhou numa matriz de produção de veículos, com menos atenção aos transportes públicos. Não há uma relação entre este setor de produção de carros, e o investimento que deveria acontecer em rede de metrô, ônibus, etc. A qualidade de vida passa muito por isso, concentrando o recurso primeiro nos grandes centros, onde o problema é maior", finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário