sexta-feira, 25 de maio de 2018

CDL comemora 60 anos de renovação e inovação


Texto e fotos 
Veronica M. de Oliveira

Na última quarta-feira, dia 23 de maio, a Câmara dos Diretores Lojistas conquistou a posição de sexagenária, com solenidade seguida de coquetel em sua sede no Centro de Niterói. Inovação, capacitação e gestão são os pilares que sustentam hoje a entidade, voltada tanto para o empresário quanto para os seus colaboradores. Conforme afirma o presidente da CDL, Luiz Vieira, “os 60 anos da entidade representam justamente a evolução do empresariado do município”.
E, para alcançar esse protagonismo na história, Vieira afirma que foi preciso muito trabalho e suor em busca de uma maior representatividade junto aos empresários da cidade. Atualmente com mais de 1,6 mil associados, a entidade oferece relevantes serviços aos seus pares, tais como ouvidoria, capacitações mensais (SEBRAE), cartão multibenefícios e consultoria jurídica e tributária. Compõem o pacote de benefícios, descontos exclusivos e o projeto CDL nos Bairros. Além disso, através do Café Empresarial, a CDL tem criado um ecossistema favorável ao desenvolvimento de novos negócios na cidade.
De 1958 – ano de fundação –  até os dias atuais, muita coisa mudou na cidade de Niterói e a entidade tem acompanhado essas transformações investindo em tecnologia e em novas ferramentas de gestão. Na condição de órgão representativo da classe empresarial niteroiense tem também estado presente na discussão de novas políticas públicas e outras ações que estimulem o crescente desenvolvimento, tanto da região como do comércio local.
Durante o evento Luiz Vieira concedeu uma entrevista ao Jornal Casa da Gente na qual revela a fórmula para o sucesso da entidade, ao longo desses 60 anos. “A inovação, a interação com o novo e a preparação do empresariado nessa busca é o segredo da CDL”, afirmou. No que se refere à proposta da classe empresarial nesse sentido, o presidente da CDL destaca que existe uma união de todos com o objetivo de promover de modo conjunto melhorias para os seus negócios.
Homenagem aos primórdios marca solenidade
Na presença de autoridades, jornalistas e membros da atual diretoria, o cerimonial rendeu homenagens aos 15 comerciantes locais que fundaram a Câmara, através da exibição de um vídeo comemorativo, e seus patrocinadores (CAC Construtora e Laboratório Blessing). Após a execução do Hino Nacional e do hino da CDL, Marcos Vinícius, da CAC, e Laurio Garcia, da Blessing destacaram as inovações que estão trazendo para Niterói, tanto no que se refere ao mercado imobiliário, como em exames laboratoriais.
Nas palavras de Marcos Vinicíus, a proposta da construtora é oferecer “moradia digna com qualidade, segurança e lazer para aquela pessoa que deseja realizar o sonho da casa própria, mas não consegue”.  A empresa está lançando empreendimentos em Niterói e São Gonçalo. Já a Blessing Laboratórios, que há sete anos atua na rede pública-privada, tem agora como foco a área privada, abrindo postos de coleta em São Gonçalo, Niterói, Maricá, Rio de Janeiro e Petrópolis. A novidade do grupo é o “point of care”, que permite realizar, em 15 minutos, um total de 35 exames, entre eles, painel cardíaco, diabetes, hormônios e doenças infecciosas.
Convidado a discursar, o presidente da Federação das CDLs, Marcelo Merida, falou dos 60 anos de uma casa jovem, que produz lideranças e extrapola as fronteiras do município de Niterói, contribuindo com o seu trabalho em outras instituições. Além disso, a CDL de Niterói é responsável hoje por estratégias inovadoras, que contribuem na aproximação dos empresários com os agentes públicos. Nas palavras de Merida, a classe lojista tem muito a comemorar porque produz e consegue manter o emprego e honrar com os impostos.
O presidente da CDL, Luiz Vieira homenageou Salomão Guerchon, um dos responsáveis pela fundação da Câmara, que não é somente uma construção física, mas também uma construção de ética, respeito e credibilidade. Ele falou dos 19 novos projetos criados com o objetivo de promover melhorias nos negócios do empresariado local. “Se a CDL é o que é deve-se aos membros da diretoria, sempre empenhados em conduzir. São realmente eles que trabalham, o presidente só dá a diretriz”, concluiu, chamando todos os membros da diretoria para foto histórica.
Na sede própria da CDL situada na rua Andrade Neves, em Niterói, estavam presentes inúmeras autoridades de Niterói, entre elas, membros da Secretaria Municipal, tais como, Giovana Victer (planejamento), Pablo Villarin (Fazenda), Miguel Vitoriano (participação social), Fabiano Gonçalves (Administração),  Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos) e Luiz Roberto Nogueira Saad (Idoso). Também marcou presença o deputado Waldeck Carneiro; o jornalista José Erthal; o subsecretário de Receita do Rio de Janeiro, Wolner Ferreira; o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil; o vice-presidente da ACIERJ, Igor Baldez, e o presidente da FIRJAN Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário