domingo, 26 de junho de 2016

Projeto incentiva brincadeiras ‘de rua’ entre pais e filhos

Peteca, pega-pega, pique-esconde, amarelinha. Se ao ler os nomes dessas brincadeiras você imediatamente se lembrou da sua infância e sentiu uma saudade no peito, precisa conhecer a Olimpíada de Brincadeiras Populares, que levará a várias partes da cidade do Rio, esses e outros passatempos, promovendo um resgate afetivo das memórias infantis. A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro – através do Circuito Cultural/Passaporte Cultural – e as atividades começam no dia 1º de julho, no Palácio do Catete e terminam com uma grande ação, na Quinta da Boa Vista, no dia 25 de setembro.
Brincar com seu filho, pode ser o diferencial entre a criança ter um crescimento saudável ou um desenvolvimento comprometido. Segundo o site Guia Infantil, smartphones, tabletes e videogames estão cada vez mais presentes nas vidas das crianças e em idades cada vez mais precoces, gerando um vício em novas tecnologias, o que segundo o portal, pode gerar baixo rendimento escolar, falta de interação com outras crianças e necessidade exagerada de registrar todas as suas atividades nas redes sociais, um perigo para as crianças.
Cada bairro que receberá a Olimpíada de Brincadeiras Populares, nove ao todo, contará com três dias de atividades que incentivam a integração das crianças umas com as outras e também com seus familiares. A equipe multidisciplinar levará aos locais das ações uma contadora de histórias e recreadores que incentivarão o brincar e as inteirações. As atividades serão divididas em quatro cores: azul, verde, amarelo, vermelho. No azul, é um espaço de relaxamento e leitura, aonde as crianças poderão relaxar e exercitar a leitura; no verde estarão panelinhas, cavalinhos, aonde procuraremos quebrar paradigmas das ‘brincadeiras de meninos e de meninas’. No amarelo, procuraremos trabalhar a coordenação motora, com brincadeiras como peteca; no vermelho trabalharemos o raciocínio sistêmico, com jogos como pesca-pesca. “Não é brincar por brincar, eles tem autonomia no brincar”, conta a idealizadora da Olimpíada de Brincadeiras Populares, Denise Andrade.
Segundo Denise, a metodologia da Olimpíada nasceu a partir de uma demanda que teve em casa: “O projeto surgiu a partir de uma queixa da minha filha, que reclamava por que não brincávamos mais, porque eu não a ensinava brincadeiras da minha infância”, relembra. “Eu não esperava isso, então pensei em um projeto em que os pais pudessem brincar com seus filhos”, complementa Denise.

Ações em julho
• Dias 01, 02 e 03 - Palácio do Catete (área de diversão externa – parquinho), dia 01 e 3 de 9h às 13h, e dia 2, das 13h às 17h. 
• Dias 08, 09,10 - Parque Guinle (Laranjeiras), de 9h às 13h.
• Dias 15,16,17 - Praça Corumbá (Santa Marta/Botafogo), das 9 às 13h.
• Dias 22, 23 e 24 - Palácio do Catete (área de diversão externa – parquinho), das 13h às 17h.
• Dias 29, 30 e 31 - Praça Corumbá (Santa Marta/Botafogo), das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário