sexta-feira, 17 de junho de 2016

Compartilha! - Edição de Junho/2016

Por Washington Araújo


A clínica escola era um sonho acalentado pelo prefeito Neilton Mulim
(foto divulgação)
CLÍNICA ESCOLA É INAUGURADA EM SÃO GONÇALO
Maria Paula é um bairro diferente dos demais até mesmo por ser um bairro bimunicipal, já que está localizado entre Niterói e São Gonçalo. E é justamente naquele enclave que foi inaugurada em junho a segunda Clínica Escola.
A unidade oferece atendimento em saúde bucal em dois consultórios odontológicos. Um para atender a população do entorno e outra com atendimento especializado para os pacientes da unidade.
"São Gonçalo é uma cidade muito grande e é fundamental garantir atendimento cada vez mais humanizado e de referência. Vamos oferecer uma equipe multiprofissional, em um ambiente confortável. Será a segunda Clínica desse porte no país", esclareceu o prefeito.
A Clínica-escola conta com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos especializados em Educação Especial; professores de Educação Artística e Educação Física, psicopedagogos; recreadores e inspetores cuidadores; além de equipe administrativa e de apoio comum às unidades escolares tradicionais. São oferecidos também os serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, musicoterapia, fisioterapia, enfermagem e serviço social, além de neurologia e nutrição. Com 12 salas de atendimento, a unidade realizará um atendimento semanal de no mínimo 4 horas por criança.
De acordo com o prefeito, mesmo sem dados estatísticos é possível verificar que a demanda para este atendimento especializado é grande no município.
"Temos um número de autistas considerável em São Gonçalo e, mais do que nunca, vamos poder dar um atendimento especializado. Estamos realizando uma reforma ampla neste espaço, com renovação das instalações elétrica e hidráulica, além de outros reparos", explicou Neilton Mulim.
A Clínica-escola do Autista é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Saúde e de Educação, e a Organização Não-Governamental (ONG) Núcleo de Atenção às Necessidades da Criança Especial (Nuance).

Centenas de pessoas, de todo o bairro, foram atendidos numa manhã
memorável de beleza e saúde, com profissionais voluntários
(foto divulgação)
MUTIRÃO SOCIAL EM MONJOLOS ATENDE A QUASE 400 PESSOAS
Na última semana de maio, a Igreja Celeiro Missionário dirigida pelo Pastor Marcelo Castro e Missionária Clarinha, no bairro Monjolos, em São Gonçalo abriu as portas para receber uma multidão de quase 400 pessoas atendidas ao longo da manhã com diversos serviços, dentre eles cortes de cabelo e penteado, manicure, pedicuro, aferição de pressão e verificação de taxa de glicose, serviço jurídico e muito mais. Léia e Bebeto, à frente da equipe de Cursos Profissionalizantes Macadesk destacaram a surpresa “ao sermos recebidos por uma multidão que veio logo pela manhã e foi atendida com muito profissionalismo pelos nossos alunos e pelos demais profissionais”.

O secretário e a sua equipe se preparam para a passagem
da tocha (foto divulgação)
SÃO GONÇALO SE PREPARA PARA A PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA 
Em 3 meses à frente da pasta da Cultura e Turismo, Joel D’Castro dá continuidade à gestão de Michel Portugal sendo que com novos desafios num país que se prepara para os Jogos Olímpicos.
“Denominamos como Intervenções Artísticas as performances que serão apresentadas por artistas gonçalenses durante a passagem da tocha olímpica em nossa cidade, no dia 2 de agosto. Em quatro importantes pontos e ao longo do trajeto haverá artistas se apresentando justamente num dia histórico em que os olhos do Brasil estarão voltados para nós”.
Comemora Joel D’Castro que destaca os pontos por onde passará a tocha olímpica em São Gonçalo: proximidades do Bradesco, em Alcântara, Clínica Gonçalense, em frente ao 7º Batalhão da PM, Colégio Castello Branco e prédio da Prefeitura.
“Conseguimos em muito pouco tempo novas conquistas e nossos artistas se apresentaram em eventos que já fazem parte de nossa história como o Ocupasound, Conexão Bazar, e Rockn na pista”, afirma o Secretário.
Além disso, a Secretaria de Turismo e Cultura já se agenda para uma série de eventos nos próximos meses dentre eles o lançamento musical Projeto Quintal, trazendo em toda última quinta-feira do mês, autores gonçalenses. Abrindo, no dia 30 de junho se apresentará a banda A Conexão.

Acontece
Novos membros no Conselho de Meio Ambiente
Secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Ricardo Harduim, deu posse este mês aos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, no ato das assinaturas, ao lado dos coordenadores e professores Júlio Vidal e Lauro Nobre. O Secretário agradeceu pelo interesse e dedicação de todos e prometeu a incrementação de vários projetos ainda para este ano. Ficou faltando no evento, cantarem os parabéns para Ricardo Harduim, que aniversariava naquele dia. Parabéns e muitos anos de vida!

Projeto "Tosco em Ação"
Numa parceria da SEMED e Secretaria Estadual de Prevenção a Dependência Química – SEPREDEQ vai ser lançado ainda este mês o Projeto "Tosco em Ação".

Tendo por objetivo desenvolver ações efetivas de prevenção ao uso de drogas e diminuir os índices de bullying e de violência no ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo recebeu a equipe da Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química (SEPREDEQ) que promoveu uma palestra aos gestores, orientadores pedagógicos e professores da Rede Pública de Ensino. A próxima etapa será a implantação do projeto em escolas públicas da cidade, tendo como foco o universo de alunos entre 11 e 14 anos. Em São Gonçalo, o Projeto vai beneficiar 31 escolas, 1.233 professores e cerca de 10 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário