quinta-feira, 16 de junho de 2016

Festas Juninas animam Rio e Niterói

Quadrilha no Arraial do Colegio Teresiano
(foto divulgação)
 O mês de junho chega ao ritmo das sanfonas e com o colorido das bandeirinhas das festas juninas que tomam conta das cidades em todo Brasil.  Em Niterói não poderia ser diferente: escolas, clubes (veja programação no suplemento), bairros, shoppings e jardins da cidade se preparam para serem tomados pelos aromas e músicas que fazem a alegria de todas as idades. Uma das festas mais tradicionais é a festa consagrada a São João, padroeiro da cidade de Niterói. la acontece nos dias 23 e 24 de junho, no jardim da Catedral, no Centro. Barraquinhas com quitutes típicos da festa, parque infantil, e quadrilha fazem parte da programação, além de diversos shows.
No dia 23, haverá missa às 19h, seguida das atrações musicais. Já no dia 24, a celebração se inicia com Missa às 8h da manhã. Às 12h, é a vez do tradicional almoço com Angu à Baiana. A procissão pelas principais ruas do Centro será realizada às 17h, fechando com um concerto e atrações musicais. 
São Pedro de Jurujuba
São-Pedro, padroeiro dos pescadores
De 17 a 25 de junho, haverá a novena do padroeiro nas famílias, sempre às 19h30. Do dia 26 a 28, será realizado o tríduo, sempre às 19h. O Dia de São Pedro, celebrado dia 29, terá uma programação variada, iniciando às 5h, com a alvorada festiva, seguida de Santa Missa às 6h e às 9h, esta última celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Às 10h, haverá a tradicional procissão terrestre e marítima, seguida de Celebração do Terço, às 13h, e Santa Missa e benção, às 15h.
Às 16h, terá um show cultural com a Orquestra de Corda da Grota e Retreta a banda AD1 e Louvor com Guerreiros da Fé. às 20h, será realizada a Cerimônia da Queima do Quadro de São Pedro.
Além da Orquestra de Corda da Grota, entre os dias 29 de junho e 3 de julho haverá shows com os grupos: Vou Zuar, Idealle, Alegria que Irradia,Sambaí, Estrelatto e a dupla Vittor& Jonny.
Os cães também caem na dança
(foto divulgação)
Festas juninas e julinas O Colégio Teresiano promove mais uma edição da festa junina solidária, no sábado, dia 18, a partir das 11h, na Rua Marquês de São Vicente 331, na Gávea. O Arraial do Teresiano celebra os 60 anos da escola, beneficiando sete projetos sociais. Os ingressos custam R$ 5 e R$ 10 (antecipados). Os portões fecham às 19h. A renda da festa vai para o Lar dos Idosos Casa de Betânia, no Jardim Botânico; a Capela de Nossa Senhora de Nazareth, no Horto; os trabalhos sociais da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São João de Meriti; o Centro de Educação Popular Novamerica, em Sapucaia (RJ); a Comunidade São Pedro Poveda, em Taquaritinga (SP); e a “escola irmã” do Teresiano, a São Raimundo Nonato, na cidade do mesmo nome, no Piauí. O pré-vestibular comunitário noturno Êxito, que acontece no próprio Colégio de Aplicação da PUC-Rio, é outro projeto beneficiado.
Em Niterói, no dia 19, o Campo São Bento será tomado por uma festa diferente: é o Arraiá dos Peludos, das 10h às 15h. Realizado pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/Niterói, em parceria com a Feira Adote Seu Melhor Amigo, o evento além de contar com várias atrações vai ter pets à espera de um lar. Mais informações e doações de prendas no facebook da CPDA Niterói. 
No dia 6 de julho, às 9h, nos jardins da Policlínica Regional Sergio Arouca, o Grêmio Recreativo Social e Comunitário “Põe pra Fora”, vai acender a fogueira do afeto numa grande Festa Julina. O evento vai acontecer nos jardins da unidade, situada na Praça Vital Brazil, em Santa Rosa, Niterói. festa vai reunir pessoas em tratamento no ambulatório de saúde mental da policlínica. Na programação idealizada pelos próprios usuários: dança da quadrilha, casamento na roça, pular a fogueira e saborear melado, pé de moleque, bolo de milho e paçoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário