segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Milton Nascimento encanta o público na praia de São Francisco

Milton Nascimento (fotos Luana Dias)
Cerca de 20 mil pessoas foram à Praia de São Francisco, em Niterói, na noite do último domingo, dia 14 de setembro, para acompanhar o show do cantor e compositor Milton Nascimento. O espetáculo, promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói – FAN, com patrocínio da empresa Águas de Niterói, fez parte do “Circuito Quatro Estações da Música”.

Com mais de 50 anos de carreira, o artista apresentou a turnê “Milton Nascimento-Uma Travessia”, relembrando sucessos – todos cantados com entusiasmo pelos presentes. “Clube da Esquina Nº 2” e “Para Lennon e McCartney” foram algumas das obras apresentadas pelo músico que interpretou, também, o clássico “Maria Maria”, ao lado da cantora niteroiense Júlia Vargas, levando a grande plateia ao delírio.

Conhecido entre os amigos como “Bituca”, Milton foi recebido pelo Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pelo vice-prefeito, Axel Grael, e pelo Secretário de Cultura Arthur Maia e fez questão de exaltar a cidade. “É um grande prazer cantar em Niterói. Aqui já morei e gravei o trabalho Clube da Esquina. Sempre que me chamarem, eu venho”, garantiu sorridentemente, o ganhador de cinco Grammys.

Ao dar boas-vindas à grande estrela da noite, o prefeito Rodrigo Neves, falou sobre o sucesso do Circuito Quatro Estações. “Este belo projeto tem tudo a ver com o momento de retomada da política cultural que a cidade está vivendo. A cada virada de estação, estaremos aqui, com apresentações de grandes ícones da cultura popular brasileira”, destacou Neves.

Já o Secretário de Cultura, Arthur Maia, ressaltou a grande relação da cidade com a música, citando, por exemplo, o Projeto Aprendiz que, nesta gestão, saiu de 300 para quase 3 mil alunos da rede municipal de ensino público atendidos com aulas de iniciação musical. Arthur lembrou também que grande parte da banda do Milton é de Niterói e ressaltou a importância de trazer para o munícipio espetáculos nacionais de qualidade, mas que também privilegiem a classe artística niteroiense. “A ideia é trazer grandes personalidades da música nacional e dar, também, oportunidade aos artistas de Niterói, que sempre fazem a abertura da programação.” 
A noite musical teve início ao som da DJ niteroiense Tatá Ogan, que animou o público antes das apresentações, ao mesclar ritmos como samba, baião, xote, MPB, samba rock e afro samba. “De noite na cama”, de Marisa Monte, “Disritmia”, de Martinho da Vila e “Eu quero um samba”, popular nas vozes de João Gilberto e Jair Rodrigues, reinaram na pickup da DJ.
 O show de abertura ficou por conta da cantora Júlia Vargas, que apresentou temas da MPB, forró, músicas africanas e latinas, convidando os presentes a cantar e dançar aos embalos do popular “Caxangá” de Milton Nascimento, “Uirapuru Blues”, de Claus Mózi, entre outras composições.

Segundo a cantora, que é niteroiense e afilhada artística de Milton Nascimento, lhe faltava palavras para descrever o momento. “Cantar em casa é maravilhoso. Mais ainda quando se tem a oportunidade de tocar com a sua própria banda e dividir o palco com um padrinho musical gigante, como o Milton”, disse Vargas.

A segurança e a organização do evento também foram destaque. De acordo com a  Coordenadora Geral do Samu, Olguimar Santos, durante e após os shows, não houve atendimentos no posto médico montado na Praia de São Francisco. A Guarda Municipal e o 12º BPM também não registraram nenhuma ocorrência durante o espetáculo.

E como já é tradição no Circuito Quatro Estações, o público atendeu ao pedido da organização e foram arrecadadas cerca de duas toneladas de alimentos, que serão distribuídos por instituições de assistência social do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário