terça-feira, 16 de setembro de 2014

Biblioteca Popular da Ilha da Conceição é reinaugurada


Unidade homenageia ícone da família Mônaco, uma das referências da cultura niteroiense

Reinauguração da biblioteca
(foto divulgação/ Luciana Carneiro)
Durante o projeto “Prefeitura Móvel” na Ilha da Conceição, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reinaugurou no início de setembro a Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco. A biblioteca passou por obras de reforma e ampliação durante sete meses, e conta com um acervo variado de cerca de 10 mil volumes, além de computadores para consulta e pesquisa. O piso e todo o mobiliário foram trocados, novos aparelhos de ar condicionado foram instalados e a biblioteca ganhou uma entrada exclusiva.

“O livro e a leitura ampliam nossos horizontes e repertório para interpretar e pensar o mundo. Inaugurar uma biblioteca na Ilha da Conceição, um bairro com uma comunidade trabalhadora, tem um significado muito grande, é motivo de muita alegria. Investimentos como esse cria novas oportunidades para educação, cultura e leitura na cidade”, afirmou Rodrigo Neves.

A Biblioteca da Ilha da Conceição integra o programa de Bibliotecas Populares Municipais da Prefeitura, que conta com sete unidades.  Segundo a coordenadora-geral do programa, Margareth Martins, o acervo conta com obras de vários temas, desde a literatura infantil, infanto-juvenil, livros técnicos, didáticos, entre outros.

A unidade homenageia Silvestre Mônaco (1906-1973), um grande incentivador de leitura na cidade. Nascido na Itália, veio para o Brasil muito jovem e criou um dos primeiros sebos de Niterói. Silvestre é pai de Carlos Mônaco, um dos principais livreiros do município e grande referência da cultura niteroiense.

“Essa reinauguração é fato marcante na vida de toda família Mônaco. Estamos orgulhosos e felizes em terem escolhido a Ilha da Conceição como sede da biblioteca porque o bairro marcou muito a nossa juventude”, disse Carlos.

O funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estará aberta para todo o público, que precisa fazer um cadastro antes levando carteira de identidade e comprovante de residência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário