quarta-feira, 16 de abril de 2014

Festa de São Jorge começa no dia 20

Capela em Niterói deve receber mais uma vez milhares de fiéis

Imagem de São Jorge em Niterói
(foto: Luana Dias)
Mantendo a tradição, a Festa de São Jorge, na Igreja do Santo Guerreiro, em Niterói, começará no domingo de Páscoa, dia 20, com a realização do tríduo às 8h, seguindo-se de missa, às 8h30. Na segunda-feira, dia 21, às 19h, será o segundo dia de triduo, e no dia 22, no mesmo horário, o último dia daquele ato litúrgico, informou o Padre Wallace Santos, Pároco de Niterói.
No dia 23, data consagrada ao Santo, a programação se inicia às 6h da manhã, com a alvorada, execução dos hinos nacional brasileiro e do soldado, executados pela banda do 12º Batalhão da PM, além de super queima de fogos, coordenada por Marcos Cesar Lopes e Jorge Bazhuni, devotos do Santo.
Daí pra frente, durante todo o dia, a partir das 6h30 da manhã, haverá a celebração de várias missas campais, na rua onde está situada a capela, segundo informou Monica Ferreira, coordenadora de liturgia da Igreja de São Jorge. As missas serão realizadas às 6h30, 8h, 10h30, 12h, 14h e16h.
A Missa Solene, às 10h30, terá na celebração Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói. Na parte da tarde, a partir das 12h, novas missas nos seguintes horários: 14h, 16h e 18h. A procissão tem saída marcada para às 18h, acompanhada por milhares de devotos. A exemplo dos anos anos anteriores, o jornalista Mario Dias irá fazer a oração do Santo, seguido tradicionalmente pelos outros devotos.
O restaurador Jorge Antunes trabalha na imagem que seguirá
em procissão (foto: Luana Dias)
Maria Cícera de Araujo da Silva, coordenadora da Pastoral do Alimento da Capela, ressalta que como tem acontecido nos últimos anos, do lado de fora haverá bazar e barracas com lembranças, salgadinhos, doces e vários produtos para serem adquiridos pelos devotos. Ainda nos preparativos, o experiente restaurador Jorge Antunes dá os últimos retoques na imagem que sairá em procissão com os fiéis no dia 23. A Capela de São Jorge fica localizada na rua Alcides Figueiredo,16, no Centro de Niterói.
     

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a festa será na Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, que – de acordo com a Arquidiocese de São Sebastião – organizou uma programação especial para os festejos deste ano que tem como tema: “São Jorge, O Jovem Construtor da Paz”.
A programação começa no dia 17 de abril, com missas na parte da manhã, e às 12h, celebrando o primeiro Dia do Tríduo – “Fortalecidos na Fé”, com a Benção da Espada , com os símbolos da vela e lança.
No dia 18, às 12h, será celebrado o segundo dia do Tríduo – “Corajosos diante das ações do maligno”, e benção com a Bandeira (símbolo Água). Dia 19, missa às 9h de Santo Expedito e às 12h, terceiro  Dia do Tríduo, com o tema “Aguardando a Vitória que vem de Cristo”, e a benção com o Manto (símbolo da Camisa). No sábado, dia 20, serão realizadas missas diversas. Dia 21, missa às 9h e às 11h30, e às10h, Missa Compromissal Comunitária.
No dia 22, às 9h  será celebrada a Missa Comunitária a São Jorge; às 12h, Missa Comunitária aos Devotos Falecidos e às 18h, Missa Vespertina de São Jorge.
Na terça-feira, dia 23, Dia de São Jorge, a festa começa às 5h da manhã, com Missa da Alvorada. Às 18h, será celebrada a Missa dos Militares e às 20h, a Missa Final, pelos irmãos, funcionários e benfeitores. Também haverá Missas campais às 8h, pelos falecidos; às 9h, pelos desempregados; às 10h,  pela família; às 11h, pelos enfermeiros. Às 12h,  Missa em Ação de Graças  celebrada por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Às 14h, missa pelos aflitos e endividados; às 15h, Missa de cura e libertação, e às 16h, Missa da paz.


A Missa seguida de procissão acontecerá no domingo, dia 28, às 9h, com abertura da igreja às 8h. A Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge fica localizada na Rua da Alfândega, 382. Mais informações pelo telefone 2221-9661. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário