quarta-feira, 16 de abril de 2014

Câmara de Niterói abre agenda cultural de 2014

Abrindo a agenda cultural da Câmara de Vereadores foi inaugurada, nesta segunda-feira, 14 de abril, às 19 horas, no Salão Nobre do Legislativo, a exposição Tintas e Pincéis, do artista plástico Adolpho Carvalho. Ao todo, 33 quadros pintados a óleo retratando paisagens, imagens de Cristo e temática social estarão na coletânea aberta à visitação pública até 30 de abril, entre 10h e 18 horas.
Com 85 anos, o curitibano Adolpho Carvalho veio para Niterói aos 11 anos. Ex-integrante da Força Aérea Brasileira cresceu vendo o pai Albano de Carvalho pintar desde cedo. Versátil, trabalhou na TV nos programas Almoço com as Estrelas, de Aerton Perlingeiro, na Tupi; e com Carlos Couto, na TV Rio, em Coisas da Praia Grande.
Fazia sucesso com as crianças numa época em que a tecnologia da TV e da fotografia era muito restrita. Enquanto o programa ia ao ar eu fazia caricaturas das crianças e dos artistas convidados”, relembra Adolpho.
Conhecido como o pintor dos palhaços tem entre as suas 1.460 telas pintadas  quase que a metade retratando a vida no picadeiro. Adolpho conviveu durante muito tempo com o palhaço George Savalla Gomes, o Carequinha, de quem era amigo.
Em sua 43ª exposição trará uma novidade. Cada tela receberá uma quadra poética em alusão a obra. O talento para a pintura e o porte atlético militar rendeu a Adolpho, quando jovem, um rápido affair com a atriz Ava Gardner. Durante uma viagem de navio o pintor foi convidado a retratar o corpo da atriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário