quarta-feira, 16 de abril de 2014

Coluna de Samba – abril/2014

Cristiane Calvelli (foto: divulgação)

Internacional (1) 
Por onde passa, a bela bailarina, modelo e atriz Cristiane Calvelli atrai os olhares pela sua beleza e simpatia. Do alto dos seus 1,70m e 32 anos, a jovem niteroiense mora atualmente na China, onde recentemente participou de um evento para uma empresa automobilística na cidade de Shenzhen, que fica na província de Guangdong, no sul do país. Sempre humilde e pé no chão, Cristiane acumula uma experiência de dezenas de espetáculos realizados ao redor do mundo, incluindo navios e cruzeiros, e apresentações teatrais. Formada na Escola Brasileira de Artes, comandada pela falecida mestre de dança Renée Simon, e pupila da coreógrafa Margareth Milner, Cristiane conta com a mímica para vencer as barreiras do difícil mandarim, lingua oficial da China, já que ainda não a domina. Seu maior sonho é ser cada dia mais feliz.

Cris Alves (foto: Moralito do Samba)
Internacional (2) 
Cris Alves – rainha de bateria da Acadêmicos do Cubango e Musa do Salgueiro – foi coroada rainha do Carnaval de Estocolmo, por uma comissão de organizadores do Carnaval sueco. Abeldade, que já foi eleita Musa do Carnaval do Caldeirão do Hulk e rainha do Carnaval da Alemanha e da Suíça, recebeu com carinho mais esta condecoração. Durante a semana que passou na capital sueca, ela deu aulas de samba, e foi a grande estrela da cerimônia de coroação, recebendo além da faixa, um troféu e um quadro com sua foto, ela dedicou o prêmio à comunidade da Cubango, onde nasceu e foi criada.

Rancho do Tomate
No dia 26 de abril, mais uma vez o samba de raiz vai tomar conta do Rancho do Tomate, em Engenho do Mato, em Niterói. O local – que já recebeu atrações de renome como Dominguinhos do Estácio, Noca da Portela, Nelson Sargento, Iracema Monteiro, Flávia Saolli, Monarco e Paulinho Mocidade, se prepara agora para balançar com Marquinho Sathan. Tudo isso regado à já tradicional e bem servida feijoada do Rancho e acompanhado do suingue grupo “Ká entre nós”. Mais informações pelo telefone (21) 7880 6002.
Troca-troca
Mal acabou o carnaval e a dança das cadeiras já começava nos bastidores das escolas de samba. Tudo começou com o anúncio de que o carnavalesco Paulo Barros – campeão em 2014 com a Unidos da Tijuca – fora contratado pela Mocidade Independente de Padrel. A partir daí, outras mudanças foram sendo anunciadas tais como Mestre Ciça, que saiu da Grande Rio e em 2015 estará à frente da bateria da União Ilha; o casal de coreógrafos Rodrigo Neri e Priscila Mota, que saem da Tijuca para assumir a comissão da Grande Rio; entre outras mudanças. Na maior parte das agremiações, o clima agora é de expectativa para as eleições de suas presidências.

A rainha Raissa Machado apoia a campanha. (foto: divulgação)

Sorriso brilhante 
As crianças e adolescentes que desfilam na escola de samba Unidos do Viradouro já podem abrir aquele sorriso.Dentistas voluntários da ONG Dentistas do Bem estiveram na quadra da escola de samba, no Barreto, fazendo a triagem das crianças que terão o tratamento dentário totalmente custeado pelo programa. A triagem acontece em todo o Brasil, na América do Sul e em Portugal, locais onde existem voluntários da ONG.  Em Niterói, a ação será feita em parceria com a escola que retorna em 2015 ao grupo especial.

Cursos
Todas as quartas, das 10h ás 12h, e das 15h às 17h, o projeto “Sambando na Escola” traz para a comunidade da Acadêmicos do Cubango oficinas de percussão, fantasias, danças, desenhos, que são realizadas na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Com apoio da Prefeitura de Niterói, as aulas são gratuitas. Mais informações: (21) 3247 1905.
Indio Sete Cordas. Foto divulgação

Samba de raiz 

Todos os domingos, a partir das 11h, no Quintal do Jeff, no bairro de Santa Catarina em São Gonçalo, é realizada a roda de samba liderada pelo cantor e compositor Indio Sete Cordas. No repertório, o grupo “Café com Samba” toca o melhor do samba de raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário