quarta-feira, 16 de abril de 2014

Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia) - abril/2014

Por  KAKAO Figueiredo
KKO.Studio
21 2711-3104

@ Depois de centenas de anos sendo aclamado como o Rei dos Violinos o Stradivarius é colocado em cheque depois de feito “teste cego”.
Dez violinistas renomados foram chamados para testar novos violinos para suas turnês de apresentações, seis violinos  modernos e seis antigos, sendo 5 Stradivarius, foram testados numa sala de concertos para 300 pessoas e em outra em Paris.
Cada teste durou mais de uma hora. Os músicos não tinha como identificar visualmente os instrumentos e os modernos levaram um tratamento para parecerem antigos.Seis dos músicos preferiram instrumentos modernos , sendo que um dentre esse se destacou mais.
Nenhum dos violinistas conseguiu identificar a idade dos instrumentos  e nem diferenciar os antigos dos modernos.Com esses resultados cai por terra a famosa lenda da magia dos Stradivarius, que dizia que o seu som não podia ser igualado. Os melhores violinos fabricados hoje em dia custam por volta de U$50.000,00 enquanto um Stradivarius vale milhões.
Será que um teste desses com as guitarras Fender e Guibson, Vintages daria o mesmo resultado? Vamos aguardar o teste.

@ Festival Best of Blues terá shows de Joss Stone e Buddy Guy  em maio no Brasil. Vai ser em São Paulo no WTC Golden Hall, dias 9,10 e 11 de maio. Após o sucesso do ano passado, o evento traz os guitarristas Jonny Lang, Buddy Guy e Ana Popovic tocam no dia 9. A cantora brasileira Céu, a inglesa Joss Stone e o guitarrista Jeff Beck são as atrações do dia 10. No dia 11, o festival recebe Troy Andrews, mais conhecido como Trombone Shorty, Marcelo D2 e o norte-americano Aloe Blacc. Vai ter Caravana do Rio de Janeiro chegando lá...

 








@ Maria Rita lança novo CD: Coração Batucar.Um CD de sambas da traz de volta uma das maiores cantoras de MPB. O disco reúne sambas de compositores renomados como: Arlindo Cruz, Noca da Portela e Serginho Meriti, e autores contemporâneos, como Rodrigo Maranhão, Xande de Pilares e Fred Camacho.

 


Após revisitar o repertório da mãe Elis Regina, Maria Rita volta ao samba. A cantora paulista divulgou essa semana nova canção do próximo trabalho, "Rumo ao Infinito", mais uma composição de Arlindo Cruz com Fred Camacho e Marcelinho Moreira.Esse é o sexto disco da cantora e o segundo dedicado ao Samba. Com certeza vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário