quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DESTINOS - Cunha - Um encontro com a natureza

Parques, picos e trilhas são atrações naturais
Pico da Macela: acesso ao ponto mais alto da região é por trila em Cunha
(Foto: divulgação)
As montanhas, o clima temperado e seco e mananciais em abundância fizeram o município de Cunha se tornar “Estância Climática” em 1948, após um decreto do Estado de São Paulo. A oficialização veio atrair mais visitantes e confirmar a beleza e a vocação para o ecoturismo deste lugar, que tem como destaques o Parque Estadual da Serra do Mar e o Pico da Macela.   
A 1850 metros de altitude, o Pico da Macela é o ponto mais alto da região, e fica na realidade em Paraty, mas o seu acesso principal é por Cunha. Nos dias de sol e céu azul, é possível ter uma bela vista panorâmica, com o litoral fluminense de um lado e a Serra da Mantiqueira de outro. Para chegar até lá, é necessário ir pela rodovia Cunha-Paraty, até chegar ao km 65 e em seguida seguir por mais 5km de estrada de chão. A trilha a pé tem 2km de caminhada íngreme.
         Com uma área de mais de 300 mil hectares, o Parque Estadual da Serra do Mar estende-se desde o município de Cunha até Pedro de Toledo, a sudeste do estado de São Paulo. Os visitantes podem explorar as belezas do núcleo Cunha por meio de trilhas, que atravessam áreas remanescentes da Mata Atlântica e contemplam árvores de grande porte como cedro, ipê e peroba maçaranduba. Flores como bromélias e orquídeas e animais como capivaras, saguis, antas e quatis também integram a paisagem.

Conheça algumas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar
Trilha do Rio Paraibuna
A trilha do Rio Paraibuna, de baixa dificuldade, não precisa de guia e possui 1,7 quilômetros de extensão. Permanentemente aberta à visitação, passa por três cachoeiras e poços para banho.

Trilha do Rio Bonito
Com 7,7 quilômetros, a trilha do Rio Bonito possui dificuldade alta. O percurso, quase todo em área de floresta secundária, exige que o passeio seja acompanhado por um guia do parque.

Trilha das Cachoeiras
Também guiada e de dificuldade mediana, é a mais longa, com 14,5 quilômetros – por isso, metade do caminho pode ser percorrido em veículo próprio. Em média, leva-se cerca de 3h30 (ida e volta) para concluir esta trilha.

Guias e serviços

O Parque está aberto diariamente à visitação pública, entre 8h e 17h. Além das trilhas e cachoeiras, o parque oferece outras áreas de lazer e contemplação, centro de visitantes e apresentação audiovisual da Unidade de Conservação. Guias fazem plantão aos sábados, domingos e feriados e lideram grupos com saídas às 9h e 11h da manhã. Durante a semana é necessário agendar o horário, já que apenas a trilha do Rio Paraibuna permanece aberta. O telefone é (12) 3111-1818. Mais informações no site da Prefeitura: www.cunha.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário