quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Clima natalino toma conta de Niterói

Papai Noel e luz e muita festa marcam o mês de dezembro

Papai Noel na festa da Pestalozzi (foto: divulgação/Sergio Gomes)
No mês de dezembro, não há dúvidas: a agenda do Papai Noel anda mais cheia do que de muito Chefe de Estado. Tudo para poder espalhar o máximo possível a mensagem de amor, carinho e paz a crianças e adultos de todo o mundo. Em Niterói, não podia ser diferente: aos 73 anos, o ator, diretor teatral e advogado Sohail Saud vive há mais de 35 anos Papai Noel, personagem que abraça com cada vez mais carinho a cada ano. Este ano, com mais de 50 convites e 35 apresentações que começaram em novembro, a preparação é quase sempre um ritual: roupa vermelha de veludo, cajado revestido de muito brilho e até perfume na barba são detalhes que ele faz com muita dedicação e respeito à imagem de um dos maiores símbolos do Natal.
“Ser Papai Noel, é ser a esperança. Há pessoas que só se vestem de Papai Noel, e outras se convencem que são ele. Eu represento todos estes anos porque acredito no que faço, e eu acredito no Papai Noel” afirma.
E é exatamente por transmitir esta magia, que ele já viveu momentos marcantes como quando esteve na Maternidade Santa Rosa, e uma grávida em trabalho de parto pediu para que ele abençoasse a sua barriga, pois só assim teria a certeza de que o bebê nasceria bem e saudável. Ou ainda no Hospital Santa Marta, onde encontrou uma senhora que dizia não acreditar em mais nada depois que havia perdido o  filho e a mãe. Após uma longa conversa, e muita emoção, ambos terminaram em oração e o clima era de paz.
Neste ano, a agenda do Papai Noel só termina na tarde de Natal.
“Concluo a minha missão este ano às 13h30 no dia 25, quando visitarei uma casa como Papai Noel”.

Festa na abertura oficial do Natal
Câmara Municipal de Niterói com iluminação especial
(foto: divulgação/Sergio Gomes)
Sendo o Papai Noel oficial da cidade de Niterói, Sohail Saud foi um dos convidados de honra da linda festa de inauguração da iluminação da Câmara de Vereadores, realizada no início de dezembro. Acompanhado do presidente da Câmara, Paulo Bagueira, ele apareceu nas escadarias da Câmara e passou a sua mensagem de paz e esperança num mundo melhor:
“O Natal é a festa da família e Papai-Noel está muito feliz de estar aqui por mais um ano, abençoando uma festa tão linda”, disse Sohail Saud.
“De todos os eventos que realizamos aqui desde que assumi a Presidência é o que mais me emociona. É uma época para desarmarmos os espíritos revermos os familiares e pensar e agir um pouco em função dos mais necessitados”, enfatizou o presidente da Câmara.
A magia do canto coral (foto divulgação/Sérgio Gomes)
O Coral do Gugu abriu as apresentações, sob a regência do maestro Paulo da Hora. Com idosos com idade de até 92 anos mostraram a todos os benefícios da ginástica aliada a uma atividade intelectual e de lazer. Depois foi a vez do Grupo Arte de Dançar, comandado pelo professor Luciano Motta. Logo em seguida, subiu ao palco montado nas escadarias da Câmara os alunos da Escola Musicanto que prepara jovens para o canto e as técnicas musicais.

Emoção na Festa da Pestalozzi
Crianças que estudam ou fazem tratamento na Associação Pestalozzi de Niterói também receberam no último dia 12 a visita do Papai Noel, interpretado por Sohail Saud. A festa contou ainda com a participação do Grupo Aquarela de animação infantil e “Arte de dançar”, que colocou a criançada para dançar hip-hop.
Papai Noel entrou no ginásio de esportes da Pestalozzi de Niterói acompanhado da presidente da instituição, Lizair Guarino e foi recepcionado pelas crianças que queriam a toda hora tirar fotos e abraçar o personagem símbolo do Natal.
Como acontece há mais de 20 anos, Papai Noel saudou as crianças, falou da importância da comemoração do Natal, onde se festeja o nascimento do menino Jesus e lembrou que a sua visita à Pestalozzi acontece para trazer mensagens de esperança para os seus diretores, funcionários e a família de todos aqueles que são tratados pela instituição.
“Sei que este tenha sido, talvez, o ano mais difícil da história da Pestalozzi. Mas a minha presença aqui é a renovação da esperança, porque esperança é o segundo nome de Papai-Noel. Tenham fé, continuem com este belíssimo trabalho que realizam aqui com muita perseverança e dedicação. São muitas as famílias que dependem deste trabalho fantástico de educação, reabilitação e assistência social”, disse ele ao parabenizar a presidente Lizair Guarino pelo aniversário de 65 anos de fundação da instituição, comemorado no último dia 3 de dezembro.
 “Desejo um feliz natal aos nossos funcionários e agradeço a eles o empenho e dedicação que têm para com a nossa obra social e a responsabilidade que tem para com as famílias das pessoas da qual prestamos os nossos serviços. Esperamos um 2014 bem melhor do que este ano que está se encerrando”, disse Lizair Guarino.
Mais de 700 presentes foram entregues tão logo foi encerrada a festa de chegada de Papai Noel. A campanha Natal Amigo da Pestalozzi envolveu voluntários, empresas privadas e  instituições públicas que abraçaram a causa e ajudaram a recolher os presentes que foram doados a cada uma das crianças que estudam ou fazem tratamento na instituição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário