quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeito de Niterói: “A cidade vai ser moderna em 2014 »


Rodrigo Neves, acompanhado do secretário de Educação, Waldeck Carneiro, do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a diretora da Escola Municipal Ernani Moreira Franco, Maria Angélica Borges Gomes e a presidente da Associação de Moradores do Bonfim, Rosângela Neri.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reuniu-se com jornalistas, fazendo um balanço do seu primeiro ano no governo, quando disse ter praticamente saneado as finanças, além de haver concluído várias obras, destacando ainda o recapeamento de inúmeras ruas, promovendo um apurado estudo na questão da mobilidade urbana, saúde, segurança, habitação e cultura da cidade.
“Agora vamos realizar de fato promovendo uma Niterói moderna e com a participação dos moradores, desejando nesse momento um bom natal e um feliz ano novo para todos” , enfatizou o prefeito.

Niterói que Queremos

A Prefeitura de Niterói lançou neste mês o Portal Niterói que Queremos (www.niteroiquequeremos.com.br). A plataforma digital é parte do projeto de mesmo nome, que consiste na elaboração de um planejamento estratégico do município para os próximos 20 anos. O site é um canal de comunicação em que a sociedade niteroiense poderá participar e pensar, em conjunto com o poder público, o futuro do município e a construção de uma cidade mais moderna, inclusiva e sustentável.

O portal fica no ar até o dia 10 de março de 2014, quando os cidadãos poderão dar opinião sobre as diversas áreas da cidade, além de sugestões e dizer o que espera para Niterói nos próximos anos. Para isso, basta preencher o formulário disponível no site. A população também poderá participar presencialmente nos seis encontros regionais que serão organizados pela prefeitura em 2014, cujas datas serão divulgadas em breve.

Obras no Hospital Carlos Tortelly 
A Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) assinou contrato para realização de obras na emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly. Com a construção da nova emergência, o setor passará de 18 para 36 leitos – um aumento de 100%. Além disso, haverá a qualificação dessas vagas: nove serão de Unidade Intermediária (UI) e três de Tratamento Intensivo (UTI), para os pacientes mais graves. Todo o setor será  adequado às normas do Ministério da Saúde, voltando a ser referência para urgências clínicas.
“O Carlos Tortelly é um hospital estratégico, muito importante para cidade, e recebe hoje uma sobrecarga de atendimentos devido ao fechamento da emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro. Após as obras, que devem durar cerca de seis meses, voltaremos a oferecer uma emergência clínica de alta qualidade para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo. 

Moradias populares

O secretário de Habitação de Niterói, Marcos Linhares, encaminhou à secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, a documentação para a liberação de seis empreendimentos habitacionais, totalizando 1.160 unidades para famílias com renda mensal de até R$ 1.600, a serem construídos na cidade.
Linhares explicou que os imóveis são parte do programa Morar Melhor, lançado pelo prefeito Rodrigo Neves em abril deste ano  e que prevê a construção de 5 mil unidades habitacionais até o fim de 2016. Ele acrescentou que este ano, já foram contratadas 1.140 unidades (600 nio Caramujo e 540 no Baldeador e outras 220 estão em análise no Sapê, também no Poço Largo), que devem começar a ser entregues em 2015. O objetivo é contratar outras 2.500 unidades ainda em 2014, cumprindo, assim, a meta de todo o programa estipulado pela prefeitura. 

Plano de Cargos para os servidores da Educação
Foi sancionada no último dia 12, a lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Com o novo plano, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2014, a gestão municipal investirá aproximadamente R$ 100 milhões nos próximos três anos em melhorias salariais e benefícios para os profissionais da rede municipal de ensino.

Além do plano, o governo investe na ampliação da rede, especialmente na educação infantil, com o programa Mais Infância. Este ano foram inauguradas cinco Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis). Em 2014 serão construídas mais cinco. “Vamos praticamente dobrar o número de unidades. Nossa meta é, até 2016, zerar o déficit da educação infantil, para que nenhuma criança da parcela da população que mais precisa fique fora da escola”, afirmou o prefeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário