quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Trabalhando no mar, o caminho da terra


Três bairros empregam mais de 15 mil pessoas 


Em três pontos de Niterói basicamente está concentrado o maior contingente de trabalhadores do Estado do Rio : Ponta D’Areia, Ilha da Conceição e Avenida do Contorno. São mais de 15 mil operários navais que trabalham em dezenas de estaleiros sediados naqueles logradouros, sendo as maiores empresas Mauá, Mac Larem e Brasilamarras.
Esta multidão, em sua quase totalidade, reside em São Gonçalo, morando em Niterói apenas 10 por cento, quase todos com mão de obra mais qualificada, segundo apurou o JORNAL CASA DA GENTE.
Filiados à Federação e ao Sindicato dos Metalúrgicos, e uma grande maioria na Força Sindical, a categoria é muito organizada e recentemente foi criada uma Associação de empresários de Médio, Pequeno e Grande Porte.
Na área de reparos navais, desmontagem ou manutenção existem dezenas de micro e pequenas empresas, todas muito sólidas. É o caso do Equipemar, que inclusive faz construção marítima.

Federação dos metalúrgicos

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio, Francisco Dal Prá, vê com bastante otimismo a criação do Sindicato dos Empresários, por várias razões:
“É um sinal de organização e a certeza da geração de novos empregos, assim como um canal para o diálogo”, faz questão de frisar.
Dal Prá acrescenta: “estou aberto a contatos permanentes em nome da categoria, pois a experiência de décadas no Sindicalismo, mostrou-me que o melhor caminho é a mesa de discussão, sem radicalismo e buscando um consenso que atenda todas as partes”.
A Federação dos Metalúrgicos está sediada em Niterói, Rua Cel. Gomes Machado, 122, onde teve um amplo auditório para reuniões, secretária para atendimento dos associados e salas para criação de futuros cursos de especialização uma das reinvidicações de Dal Prá há anos, para os quais procura parcerias.

Associação

Pelos dados da ASSCENON – Associação das Empresas Naval, Offshore e Serviços de Niterói – 29 empresas integram a entidade, que tem como presidente Dr. Elízio Fonseca, idealizador e principal articulador reunindo-se sempre com a diretoria para troca de experiências.
Mais de 15 mil empregos são gerados por esse conjunto de estabelecimentos indústrias e de contrução naval. Mauá, Brasas e MacLaren são os que concentram maior contingente de trabalhadores. Também a CCR, administradora de Ponte Rio-Niterói faz parte da Associação.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário