quinta-feira, 15 de agosto de 2013

194 anos da Câmara de Niterói




Um dia inteiro de muita prestação de serviço gratuito à população marcou o aniversário da Câmara de Vereadores de Niterói, comemorado na segunda, dia 12 de agosto. Os 194 anos de atividades legislativas começaram com missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, local que foi o berço do sistema político do município de Niterói. Em seguida, mais de duas mil pessoas passaram pelo estacionamento e demais áreas externas da Casa percorrendo os 40 estandes montados por diversas instituições públicas e privadas. O trailer da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ao lado do ônibus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram alguns dos serviços mais procurados.
Até as 15 horas, duas horas antes do encerramento das atividades, foram feitos 127 atendimentos odontológicos pela Firjan e o Tribunal Regional Eleitoral teve que ampliar o atendimento, encaminhando as pessoas para a sua sede na Rua Visconde de Sepetiba, onde 10 computadores também prestavam atendimento.
“Foi uma manhã e tarde em que a população pode desfrutar de atendimento gratuito para regularização de documentos, dicas de beleza, de saúde e muita recreação. Nesses três anos em que estou à frente da presidência foi o evento com maior presença de público, mais organizado e com maior oferta de serviços. Tanto a Câmara como instituição, os funcionários, o conjunto de vereadores e a população estão de parabéns”, disse o vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara.
Inaugurado oficialmente para o evento da Câmara, o trailer da Firjan fez a profilaxia e a aplicação de flúor em 32 pessoas, enquanto seu estande mediu pressão arterial, fez teste para avaliar a taxa de glicose no sangue e mediu altura e peso de 95 pessoas. Entres as instituições de ensino da cidade o estande da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) teve grande procura para as sessões de massagem, bambu terapia e aurículoterapia. Mais de 150 pacientes foram atendidos por estudantes de Fisioterapia para aliviar os sintomas da dor e do estresse. A Universo também teve outro estande para customização de roupas e dicas de como deixar seu guarda-roupa mais moderno.
Trezentas crianças de escolas municipais dançaram, cantaram e participaram de brincadeiras dos projetos Cantando Histórias e Trilhas da Leitura. O estande da Imprensa Oficial vendeu quase 300 livros, todos com preço variando entre R$ 2 e R$ 3.  
A Ação Social promovida pela Câmara de Vereadores teve ainda a emissão de segunda via de carteira de identidade, de carteira do trabalho de agendamento para a emissão do CPF, através, respectivamente, da Fundação Leão XIII, da Secretaria Estadual de Trabalho e dos Correios. O cadastramento de pessoas interessadas em fazer parte do programa Bolsa Família e informações sobre primeiro emprego, cadastramento para estágio e a forma de legalizar seu negócio.
A Codecon, a OAB, as faculdades Candido Mendes e Estácio prestavam informações jurídicas aos visitantes e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca aproveitou o encontro para mostrar à população o projeto de revitalização da praia de Itaipu.
O evento serviu, ainda, para que instituições como  Apae,  Achuap, formada por colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro, a Adama, que reúne voluntários envolvidos na luta contra o câncer de mama, a ong de adoção Quintal da Casa de Ana,  associação dos Escoteiros de Niterói,  Andef, Codim, Pestalozzi e o Rotary Clube pudessem falar sobre a importância dos projetos que atuam.

As concessionárias Ampla e Águas de Niterói deram dicas sobre consumo consciente de de como economizar energia elétrica e a Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) distribuiu mudas de plantas e deu informações de como participar da coleta seletiva de lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário