quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Equipemar : 38 anos construindo no mar


 Engenheiro civil, ex oficial do exército e Engenheiro na Construção da Ponte Rio – Niteroi, Paulo dos Santos Oliveira, mais conhecido como Paulo Tenente, é Diretor Presidente da Equipemar Engenharia e Serviços, especializada em obras de construção no mar e da DSN Estaleiro, empresa de construção e reparos de embarcações.
Sediada há três décadas na Avenida Governador Roberto Silveira, antiga Av. do Contorno, em Niterói, a Equipemar ocupa uma área de 10.000 m2., em conjunto com a DSN Estaleiro, e empregam cerca de 250 (duzentos e cinqüenta) funcionários, entre Engenheiros, Técnicos Marítimos, Mecânicos, Soldadores e Operários Navais.
Paulo Tenente tem como sócios, na Equipemar, Maria Amaral da Silva e na DSN Estaleiro, Faina Regina Lima de Santana. Na Diretoria da Empresa Equipemar as filhas Paula e Dalila ocupam cargos de Diretora Administrativa e Financeira, respectivamente. Na DSN Estaleiro a filha Stefania ocupa o cargo de Diretora Administrativa / Jurídica.
Seu braço direito, também Diretor da Equipemar há 30 anos, é o Comandante Renato Cezar Bittencourt. Trabalham na empresa, ainda, quatro sobrinhos , um é  Engenheiro de Produção, outro Gerente Comercial, outro Advogado e o outro Administrativo, além do seu parceiro, Irineu Soares, o Grande,  Gerente Comercial da empresa.
    
O Começo
O apelido vem do tempo em que Paulo era Tenente do Exército. Ao se formar em Engenharia, pediu baixa e ingressou na construção da Ponte Rio-Niterói, na ECEX empresa DNER, atual DNIT, que finalizou a Construção da Ponte Rio-Niterói. Nessa empresa exerceu atividades de Gerente de logística, dando apoio a obras através de embarcações, tais como Rebocadores, Balsas, Cábreas, Lanchas, Dragas, Batelões etc., especializando-se em construção de obras no mar, em 1983, decidiu trabalhar por conta própria e iniciou na Equipemar Engenharia e Serviços Ltda. 
Em 2010, amplia o seu complexo industrial, criando a DSN, abrindo nova frente de atividades, criando mais 120 vagas, que somando aos 130 funcionários da Equipemar totalizam 250 empregos. Novos equipamentos foram, também, adquiridos e, conseqüentemente, com a modernização, expandiu-se para outros mercados, solidificando cada vez mais o empreendimento.
Recreação e atividades
Paulo “Tenente” é muito estimado pelos seus funcionários, os quais reúne uma vez por mês para um dia de lazer com churrasco e MPB. Ex-integrante do Grupo Vissungo, no qual era percussionista, foi um dos produtores do Grupo Pirraça e Grupo 100%, tendo presidido a Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu. Sua filha caçula, Dandara Oliveira, foi rainha de bateria da Unidos do Viradouro e hoje, estudante de administração, participa do programa “Esquenta”, da TV Globo. A outra filha, Thayane Oliveira é Advogada e Produtora de moda.
Botafoguense, devoto de São Jorge, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora Aparecida, Paulo Tenente resume sua vida com a seguinte frase: faço o que gosto e tenho uma grande família, inclusive os funcionários das minhas empresas”.

Conheça mais a Equipemar
Fundada em 1978, a empresa iniciou suas atividades de serviços marítimos e apoio portuários. A partir de 1983 acrescentou em suas atividades o serviço de engenharia de obras marítimas.
Em 1998, iniciou a construção de uma balsa de 3.000 toneladas de capacidade de carga, com guindaste de 600 toneladas de capacidade de carga equipada com alojamentos, refeitório, praça de máquinas, lavanderia, sala de rádio e escritório, sistema de atracação, balsas de 5.000 e 3.000 toneladas de capacidade de carga e rebocadores de 400 a 1.000 hp de potência, visando atender o crescimento na demanda do mercado na área de apoio marítimo / off-shore.
Dentre as principais atividades exercidas, estão :          
• Serviços de engenharia: obras marítimas e fluviais, enterramento de dutos, lançamento de cabos, spools e manifolds, armazenagem e movimentação em nosso pátio/cais ou balsas de risers e drill pipe, instalação e retirada de thrusters. Construção e reforma de cais, pier, enrocamentos, dragagem, enterramento submarino, pontes, cravação de estacas e posicionamento de pré-moldado, salvatagem de equipamentos e carga no
mar.

• Serviços de apoio marítimo (off-shore) e portuário: fretamento de embarcação, transporte aquaviários, transporte marítimo de cargas pesada e equipamentos, transbordo e içamento de cargas e equipamentos pesados ou leves, mão de obra especializada nos serviços Off-Shore e Portuário, coleta de lixo doméstico e retirada de águas servidas em navios e plataformas fundeadas na Baía de Guanabara/RJ.

• Frota de equipamentos: Balsas Guindaste (Cábreas) com capacidade de Iançamento de 300, 260, 160, 112, 80 e 70 toneladas; Balsas Oceânicas de Carga de 5.000, 3.000, 2.500 e 1.500 toneladas de capacidade; Balsas Portuárias de Carga de 1.000, 800, 600 e 400 toneladas de capacidade; Flutuantes em Modúlos Aclopláveis (Unifloates); Rebocador Portuário de 400 e 1.000 hp e Lanchas de Carga.

Equipemar
Av. Governador Roberto Silveira, N° 3.500 (Antiga: Av. do Contorno) – Barreto - Niterói / Rio de Janeiro - Brasil  -  CEP 24110-205
Tels.: (21) 2722-0119 / 2620-7730 / 2620-1379
Fax: (55 21) 2719-0396
Site: equipemar.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário