quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A vez do protagonismo afrodescendente na Sétima Arte

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul chega à sua 11ª edição com exibição de mais de 90 filmes no Rio e em Niterói

Cineastas e organização do Festival reunidos para a foto oficial

Texto e fotos: Luana Dias

Diante de uma plateia majoritariamente negra de um Cine Teatro Odeon lotado, teve início na noite da última quarta-feira, dia 29 de agosto, a 11ª edição do “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”. A força dos discursos engajados mostravam desde o início que este é um evento de cinema com uma proposta diferente, trazendo à tona o protagonismo afrodescendente na trajetória da Sétima Arte.  
Com curadoria do diretor Joel Zito Araújo e Janaína Oliveira, o evento conta nesta edição com uma seleção de 76 filmes nacionais e 19 filmes internacionais, entre longas e curtas. A programação acontece no Cinema Odeon, no Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia), MAR Museu de Arte do Rio (Praça Mauá) e Cine Arte UFF (Niterói), com uma programação que irá até o dia 9 de setembro.

O evento é organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema, e mantém o objetivo de seu fundador Zózimo Bulbul, que é fortificar a identidade negra e incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África através de exibições, debates e de um processo formativo com palestras e seminários, promovendo relações entre realizadores negros brasileiros, africanos e da diáspora.
Uma novidade anunciada durante a cerimônia de abertura foi a criação do "1º Prêmio Zózimo Bulbul de Narrativas Negras", cujo os detalhes serão divulgados em breve na página do Centro Afro Carioca de Cinema.
“Um encontro com a característica que o Zózimo imprimiu, onde a maioria dos convidados internacionais é da África, eu tenho, na curadoria, a preocupação de oferecer um painel do que está acontecendo neste continente, um painel do cinema feito pela África negra”, explica o premiado cineasta Joel Zito Araújo, na curadoria do evento desde 2014. 
Confirmando o tom político e engajado do evento, o curador relembrou também em seu discurso de abertura "a importância da política de cotas na reintegração de posse do Cinema Negro no Brasil".
Janaína Oliveira, pesquisadora de cinema Africano e curadora convidada desde 2017, destacou a importância da nova geração do cinema, bem como a presença feminina mais forte neste ano:
“O cinema negro nacional finalmente ganha forma e corpo, apontando o crescimento inegável do número de realizadoras, realizadores e coletivos de cinema que afirmam o cinema negro tanto como gênero cinematográfico, quanto como espaço e luta política no cenário do audiovisual nacional. Uma geração de novos cineastas que assumiu para si a responsabilidade de transformação e aumento da presença negra no cinema nacional assim como Zózimo Bulbul tanto desejou e impulsionou, como visionário e artista militante que era. Neste ano, outro destaque é a presença de realizadoras: são 35 obras realizadas por mulheres negras”, concluiu.


 Os atores Flávio Bauraqui e Dandara Mariana foram os mestres de cerimônia da noite. Dentre os convidados especiais desta edição estão Haile Gerima, professor e cineasta da Etiópia; Manthia Dawara, cineasta do Mali; Laza, de Madagascar; Yara Costa, diretora de Moçambique, entre outros. 
Na programação de filmes, entre os destaques estão: "Candeia", filme de Luiz Antonio Pilar; "O caso do homem errado", de Camila de Moraes; o documentário "Entre eu e Deus" de Yara Costa; "Bando, um filme de", dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes; Fallou, de Alassane Sy, do Senegal. 

No hall das presenças ilustres durante a noite de abertura, destacam-se a escritora Conceição Evaristo, os candidatos Jean Wyllys e Talíria Petrone; a irmã de Marielle Franco, Anielle Barboza; a youtuber e defensora pelo direito das Mulheres Negras na ONU, Kenia Maria, além de diversos atores, diretores e produtores.
Para conferir a programação completa do Encontro do Cinema Negro Zózimo Bulbul basta clicar AQUI . Confira a cobertura fotográfica completa no facebook do Jornal Casa da Gente.

Humberto Gessinger tem show gratuito na orla de São Francisco

O cantor e compositor, que fez sucesso na banda Engenheiros do Havaii é a atração do Circuito Quatro Estações

O compositor, cantor e multi-instrumentista gaúcho Humberto Gessinger, eterno líder do grupo Engenheiros do Havaii, traz a turnê de lançamento do seu novo DVD “Ao Vivo Pra Caramba” para Niterói. O show gratuito será no dia 2 de setembro, domingo, na Praia de São Francisco, e integra a programação do Circuito Quatro Estações da Música, promovido pela Prefeitura de Niterói, com patrocínio da Águas de Niterói. A abertura será às 18h, com a banda niteroiense Rainha da Noite.
Neste novo trabalho, Gessinger faz um registro de sua última turnê “Desde Aquele Dia - A Revolta dos Dândis 30 anos”, gravado em agosto de 2017 em Porto Alegre, no qual apresenta composições de diversas fases de sua carreira, com destaque para as canções inéditas: “Pra Caramba”, “Cadê?”, “Das Tripas Coração” e “Saudade Zero”. 
No palco montado na orla de São Francisco, Gessinger (vocal, baixo, teclados) estará acompanhado por Rafa Bisogno (bateria e percussão) e Felipe Rotta (guitarra e violão), que o acompanharam também no DVD.
Para o repertório, além das quatro músicas inéditas, o artista selecionou sucessos como: “A Revolta dos Dândis”; “Infinita Highway”; “Até o Fim”; “Quem Tem Pressa Não Se Interessa”; “Vozes”; “Terra de Gigantes”; “Desde Aquele Dia”; “Além dos Outdoors”; “Guardas da Fronteira”; “Refrão de Bolero”; “Piano Bar”; “Filmes de Guerra, Canções de Amor”; “A Revolta dos Dândis II”; “Pose”; “Faz Parte”; “Vida Real” e “Alexandria”.
O show é gratuito, e a organização do evento pede para que o público leve 1 kg de alimento não perecível. As doações serão distribuídas entre instituições da cidade.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ministério da Saúde quer acabar com os boatos em saúde


Por Christian Jafas

Quem nunca recebeu uma mensagem nas redes sociais com dicas de saúde ou alertando para alguma epidemia? As notícias falsas chamadas de fake news, que aparecem no nosso dia a dia, são uma nova forma de boataria disfarçada de jornalismo. Nem sempre é fácil perceber se a notícia é verdadeira ou falsa e muitas vezes fazemos a “corrente correr” sem perceber o mal que isso pode gerar, ainda mais em se tratando de saúde pública. Em 2016, no auge da recente epidemia de Zika a enxurrada de notícias desencontradas levou pânico à população e fez os especialistas em saúde redobrarem os esforços com a comunicação e a informação. A polêmica sobre a vacina da febre amarela foi outro exemplo de boataria nas redes sociais que teve reflexo na baixa adesão à campanha no início deste ano.

Para tentar combater as fake news sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de celular exclusivo para verificar a veracidade das notícias sejam elas em texto ou imagem. Basta adicionar o número (61) 99289-4640 no aplicativo WhatsApp do seu celular para ter acesso às informações. Segundo Ugo Braga, diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, as fake news são como uma praga e “no caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”.

“Saúde sem Fake News” é um canal exclusivo e oficial para auxiliar a população a desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras. As notícias recebidas e analisadas pela equipe do ministério ficarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos demais perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. Essa é uma informação que você pode passar para frente. Adicione (61) 99289-4640 no seu celular e divulgue para amigos e familiares. 

Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde


Assista ao vídeo de lançamento:

 



segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Cine Icaraí, um caso de amor com Niterói

Texto e fotos: Christian Jafas*

Música, câmera, paixão! Só faltou uma instalação audiovisual exibindo imagens de cinemas de rua ou algum filme-homenagem como o clássico “Cine Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, para que o “Abraço ao Cine Icaraí” fosse ainda mais emocionante. O evento organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), neste sábado, dia 18 de agosto, em frente à bela praia de Icaraí, tinha como objetivo mostrar ao poder público que os niteroienses não esqueceram o cinema que foi um dos mais importantes da cidade. Valério Júnior, presidente do Núcleo Leste Metropolitano do IAB-RJ, reafirma a importância do edifício para a memória arquitetônica de Niterói: “Essa é a única construção original de artdeco que nós temos, já que o prédio da reitoria da UFF, outro exemplar, foi modificado. Não podemos perder esse símbolo que está no imaginário niteroiense”. O movimento de abraçar um patrimônio ameaçado é orientação do núcleo nacional e acontece em diversas cidades do Brasil. Valério lembra que mesmo tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e estando na administração federal, através da UFF, o Cine Icaraí segue em perigo porque não está em uso. “Eu vi muitos filmes aqui, esse cinema tem história, é um espaço que toca o imaginário das pessoas e tem que ser preservado”, diz o organizador do evento.

História, cinema e preservação são palavras importantes para a arquiteta Deborah Pimentel que estava no evento como secretária-executiva do IAB-RJ e também como cinéfila. “A minha juventude foi toda aqui e esse espaço guarda a memória afetiva de várias gerações. A arquitetura não se dedica só a construir. É preciso preservar o patrimônio público e o Cine Icaraí é público, porque foi comprado com dinheiro público e repassado para a administração da UFF. Temos que mostrar que a sociedade quer esse bem público de volta”. Deborah sente saudades da época em que ir ao cinema era parte de uma diversão que envolvia a praça pública e o contato direto entre as pessoas: “Hoje é tudo pela internet. O primeiro filme que vi aqui foi Menino do Rio, não esqueço, tinha a trilha da Baby Consuelo”, finaliza saudosa. 
 Quem não esquece o último filme que assistiu no cinema é Cauê Machado, músico integrante da Orquestra Sinfônica Ambulante, que deu o ritmo e ajudou a esquentar o evento na manhã fria de sábado. “Eu vi Titanic aqui e por isso tocamos a música tema do filme para relembrar um pouco essa história”. E história é o que não falta para unir o cinema com o grupo musical. “Os nossos primeiros ensaios aconteceram aqui na praça, em frente ao cinema, em 2011. Esse local é importante para nós e tocar na reinauguração do cinema seria uma honra”. “Reinauguração?” Ao fim do evento, Luna Hahnemann já estava de saída quando ouviu a palavra mágica na nossa entrevista, não resistiu em querer saber mais e depois das explicações revelou que é uma apaixonada pelo cinema. “Ah, se ele voltasse eu viria aqui sempre! Eu viria aqui para ver filmes e também comer pipoca. Só passar na frente já seria uma emoção. O cheiro de madeira da sala de espera é inesquecível. Sonhos de uma vida foram construídos dentro desse cinema. Eu tenho uma relação celular com o Cine Icaraí”. Luna também não esquece o primeiro filme que viu no cinema: “Barry Lyndon, do Stanley Kubrick, magistral”.

Magistral. Essa palavra certamente estaria no título de uma reportagem sobre a reinauguração do Cine Icaraí e com a Orquestra Sinfônica Ambulante tocando trilhas famosas da Sétima Arte. Seria um presente e tanto para os cinéfilos de Niterói. Daria um filme...

* Cineasta e jornalista, Christian Jafas escreve sobre cinema desde 2002 quando criou o blog “Imagem em Movimento”. Já atuou como crítico do site Almanaque Virtual participando da cobertura do Festival do Rio. Dirigiu o documentário “Cine Paissandu: histórias de uma geração” sobre o lendário cinema que formou a Geração Paissandu nos anos 60 e marco de resistência contra a ditadura.

sábado, 18 de agosto de 2018

Naval: almoço de Dia dos Pais e Samba


No dia 7 de setembro, acontece o "Exbórnia Samba Clube", a partir das 15h, com Adriano Pavarotti e convidados. Kleber Augusto, Inácio Rios, Pero Ivo e Adriana Dutra compõem o time de sucessos. Mais informações e convites pelo telefone (21) 99807 6489.
No Esporte, os cursos de vela para crianças de 7 a 13 anos, e as aulas na Classe Dingue são também destaque. A novidade são as aulas de Jiu-Jitsu, que começam a ser ministradas no dia 27 de agosto, pela Gracie. Sócios têm 10%b de desconto na atividade.

Jurujuba tem música e confraternização das famílias


Todas as sextas-feiras, a partir das 20h, tem acontecido - sob a organização do buffet do Gabriel - um animado encontro com petiscos variados e música ao vivo. O evento acontece no quiosque do Largo do Comodoro, e tem sido bastante apreciado pelos associados.
Confirmando a tradição, o Jurujuba celebra no dia 12 o dia dos Pais, das 13h às 18h, com buffet, música ao vivo e bebidas. Os ingressos estão sendo vendidos a R$70,00 (sócios) e R$80,00 para não sócios. Crianças até 10 anos não pagam, e os convites estão limitados a 250 pessoas. O comodoro Sérgio Daltro, ao lado do seu vice Halisson Brasil, convocam a toda a familia jiquiana a participar desta festa.

98 anos do Central festejados no palácio da alegria


Cerca de 300 pessoas participaram da festa de 98 anos do Clube Central, com a inauguração de novos locais no Salão Nobre, dando nova vida ao lugar. O presidente Elder Muniz, acompanhado de sua esposa, a primeira dama Rafaella Aloi, recebeu com carinho e elegância os convidados, que chegavam em traje de passeio completo.
A atração musical da noite foi a Banda PinUp, junto com um DJ convidado, e o serviço de gastronomia ficou a cargo do Buffet Edmus, com serviço de Open Bar e cardápio bastante variado, e coquetel volante servido em todo o salão. Todas agremiações da ACN (Associação de Clubes de Niterói) prestigiaram o evento, e elogiaram a organização da festa.
O clube se prepara agora para mais dois eventos: a noite de Flashback e o Baile Internacional de Tango. O primeiro traz com o melhor dos anos 70, 80 e 90, e os melhores DJ's, e ingressos a R$35,00 (primeiro lote) e R$40,00 (segundo lote), em evento no dia 18 de agosto.
 Em seguida, será a vez do grande Baile Show Internacional de Tango, no dia 15 de setembro, com convites a venda na secretaria do Clube Central, a um preço único de R$40,00. Na ocasião, dançarinos, cantores e músicos vindos de Buenos Aires misturam-se aos artistas de Niterói. A coordenação é da diretora Elza Coelho. Mais informações: 21 2711 0899.



Coluna Sintonia Cultural - agosto/2018


Por Fabio Hartmann

E o Brasil volta a realidade! Vamos focar nas eleições e mudarmos de vez esse cenário que nos açoita, inescrupulosamente, todos os dias; nós povo, simples mortais.


Salão de Artes Visuais traz obras de 14 artistas
Criado pela Aliança Francesa Niterói (AFN) e o Instituto Cultural Germânico (ICG), o Centro de Cultura França-Alemanha promove a sexta edição do Salão de Artes Visuais em Niterói, com participação de 14 artistas selecionados do Rio, Niterói, São Paulo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Iguaba e Macaé. A entrada é franca, e a mostra está aberta para visitação até dia 22 de setembro, simultaneamente, nos espaços culturais das duas instituições, ambas em Icaraí.
O Salão apresenta ampla variedade de trabalhos artísticos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos. A seleção dos 14 artistas entre 35 inscritos passou pela avaliação de uma comissão formada pelo diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Marcelo Velloso, do diretor do ICG, Ricardo Freitas, e da diretora da AFN, Julie Mailhé.  Os dois vencedores do 6º Salão de Artes Visuais ganharão exposições individuais em 2019. O resultado será divulgado no vernissage - um dos artistas vai expor na AFN e o outro no ICG. A Aliança Francesa Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52  e o Instituto Cultural Germânico está localizado na Av. Sete de Setembro, 131 , ambos em Icaraí.

Festival de Cinema de São Gonçalo acontece em setembro
A 3ª edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo acontece entre os dias 11 a 14 de setembro, das 13h às 21h, com entrada gratuita e sujeito à lotação de 300 lugares. Durante o evento, serão oferecidas ainda oficinas voltadas ao segmento audiovisual. A premiação acontecerá no dia 15 de setembro, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves.
Em 2017 durante a 2ª edição do Cine Tamoio, o festival recebeu 239 inscrições de 16 Estados, sendo 111 selecionados para concorrer a premiação. No mesmo ano o festival homenageou a atriz e cantora Zezé Motta pelos 50 anos de carreira da artista, que foi prestigiar o evento. Este ano o homenageado será o ator Milton Gonçalves.
O cineasta e idealizador do Cine Tamoio, Alberto Sena foi nomeado membro da Academia Brasileira de Cinema consagrando sua trajetória no audiovisual.  Serão exibidas produções de audiovisual com duração máxima de 30 minutos nas categorias: documentários, ficção, animação, indígena, LGBT, negra e gonçalense. A 3º Edição do Cine Tamoio acontece de 11 a 15 de Setembro, das 9h às 21h, na Rua Oliveira Botelho, 785 - Neves, São Gonçalo. Mais informações pelo e-mail: coletivopontecultural@gmail.com

Outubro Rosa une dança e poesia
Essa é a primeira chamada para o Evento Outubro Rosa Fest 2018, que será realizado no dia 21 de outubro, das 13h às 19h, no Teatro Carequinha, em São Gonçalo. Quando a arte fala em danças e poesias na ajuda à cura do câncer!
No dia do evento, os organizadores receberão doações como toucas e meias, que são muito importantes pois no interior do INCA faz muito frio.
“Esse ano será como um conto de fadas quando heróis e vilões juntos de mãos dadas por uma nobre causa. Aqui somos todos amigos  na luta contra o câncer”, afirma Celinha Nastenka Santiago a idealizadora do evento.
O evento acontece no Teatro Carequinha, que está localizado no interior do Colégio Ernani Farias, na praça de Neves, em São Gonçalo. O valor simbólico será de R$ 15,00 a serem convertidos em fraldas geriátricas. Maiores informações e doações: Tel.:. 21 9929 50417


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna.
Contato: Whats App: 96469.6388 Email.:  fabio-hartmann@hotmail.com

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Niteroienses abraçam o Cine Icaraí neste sábado

Por Christian Jafas
Enquanto aguarda o início da prometida restauração que será realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o prédio do antigo Cine Icaraí irá receber o carinho dos moradores de Niterói neste sábado, 18 de agosto, a partir das 10h, em evento organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). No texto de divulgação do evento os organizadores destacam a forte ligação dos moradores de Niterói com o histórico cinema e recordam do abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas que impediu a demolição do prédio para a construção de um edifício residencial no local. Tombado pelo Inepac, o cinema foi transferido para a UFF em 2011. A universidade tem um projeto de reformar o prédio e instalar um centro cultural que também será a sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), mas por falta de recursos o projeto segue parado.

O “Abraço ao Cine Icaraí” tem apoio da Escola da Arquitetura e Urbanismo da UFF, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica Ambulante. Neste sábado, os cinéfilos de Niterói podem mostrar que o Cine Icaraí ainda faz parte do imaginário da cidade e que estão apenas esperando pela sonhada reinauguração. Compareça! 

Mais informações na página do evento:
encurtador.com.br/tyEV5



terça-feira, 14 de agosto de 2018

Especialistas debatem rumo da saúde no Brasil


Fiocruz recebeu encontro nacional entre os dias 26 e 29 de julho

Por Christian Jafas

Saúde. Democracia. Desigualdade. Violência. Essas foram algumas das palavras mais ouvidas durante a abertura do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, encontro que aconteceu de 26 a 29 de julho, no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com o lema "Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia", o evento reuniu especialistas e estudantes de todo o Brasil e da América Latina já se iniciou com tom notadamente político, a começar pelo nome do local escolhido para a cerimônia, Tenda Marielle Franco, em homenagem a vereadora carioca assassinada em março deste ano. Annielle Franco lembrou a trajetória de lutas da irmã e a pauta em defesa da Saúde Pública. Os mais de 3 mil presentes fizeram Anielle se emocionar com o grito de “Marielle, presente”.
Gastão Wagner, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fez questão de enfatizar que a vereadora também dá nome ao congresso ao se referir diversas vezes ao evento como Abrascão Marielle e ainda reforçar o tom político.
“A isenção fiscal para as grandes empresas é maior do que o valor investido no SUS. Ao invés de dar isenção para o agronegócio e para as grandes corporações é preciso investir esse recurso em saneamento, em hospitais, em escolas, em universidades, ou seja, em políticas públicas”, afirmou.
Convidada para a palestra de abertura, Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile e representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), manteve a sintonia ao dizer que não se pode falar em saúde sem antes falar da saúde da democracia.
“Temos que melhorar as condições sociais para que os direitos das pessoas possam ser exercitados. Não para alguns, mas para todos”, disse Bachelet.
Ao fazer uma análise do panorama da Saúde Pública na América Latina, Bachelet destacou que a maioria da população desses países só consegue o acesso aos serviços de saúde através do setor público e por isso o foco deve sempre ser nas pessoas.
 “O estado atual de nossos sistemas públicos de saúde é estruturado de acordo com a evolução demográfica e econômica, mas, sobretudo, pela ação política de nossos países. É preciso marcar os limites do tolerável e do remediável. Falar sobre saúde publica é falar sobre o tipo de país que temos, podemos e devemos construir”, concluiu.
Projetar o Brasil que podemos e devemos construir foi a missão de especialistas de diversos campos do saber que se reuniram no Abrascão 2018. Do discurso à prática, no sábado, 28 de julho, um ato em frente ao Castelo Mourisco lançou oficialmente a 16ª Conferência Nacional de Saúde que irá ser realizada em julho de 2019. Fundamental para a consolidação da nossa democracia, a conferência é a maior instância de participação popular em saúde, um fórum de debates que fomenta novas propostas sendo prevista na Constituição Cidadã de 1988.
“Saúde é Democracia. Esse foi o tema da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e será outra vez o tema da 16ª. É preciso levar o debate da Saúde Pública para o povo brasileiro”, enfatizou Ronald Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde.
As palavras de Gastão Wagner ilustram bem o momento de luta em defesa da saúde pública: “A gente vem ao Abrascão para trocar ideias, discutir, aprender e tirar diretrizes e plataformas para nossa ação nos próximos anos em cada local, em cada sala de aula, em cada serviço de saúde e nos nossos movimentos sociais. A gente vem para carregar nossa energia e confirmar para nós e para a sociedade que a esperança somos nós”.
Para assistir às principais mesas e palestras, e ter acesso ao conteúdo do evento, basta seguir o canal da Abrasco no YouTube: www.youtube.com/user/tvabrasco



São Gonçalo ganha rota gastronômica


Por Veronica M. de Oliveira

Uma prova de que a união faz a força é a criação da Rota São Gonçalo de Gastronomia e Entretenimento, cujo lançamento ocorreu no dia 31 de julho. Formada por 22 empresários, donos de restaurantes e casas de entretenimento da cidade, a iniciativa tem como objetivo buscar sinergia nas ações e constante reciclagem da mão de obra. O evento, realizado no Espaço Cellebration, no bairro Zé Garoto, reuniu empresários, familiares e amigos.
O prefeito de São Gonçalo José Luiz Nanci também esteve presente juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Diney Marins e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto. Apoiados pela Prefeitura e norteados pelo Sebrae, responsável pela formatação do modelo, os empresários têm como objetivo incrementar as atividades sociais no município, valorizar a gastronomia local e, com isso, manter o morador de São Gonçalo no seu município.
A presidente da Rota Gastronomia e Entretenimento de São Gonçalo, Thary Elias, falou do que significa a iniciativa para o desenvolvimento do comércio local. “O objetivo é fazer um bom trabalho de capacitação e disseminar o ideal de parceria entre todo empresariado. Nós estamos juntos para apoiar uns aos outros”, refletiu. Thary ressaltou ainda que o município tem muito a agregar à vida das pessoas. Como destacou o prefeito José Luiz Nanci, a ideia é não deixar que a renda migre para fora de São Gonçalo, proporcionando diversão e entretenimento ao gonçalense dentro do seu próprio município.
São 19 restaurantes e três casas de entretenimento, unidos para destacar os mais variados segmentos da gastronomia e agradando os paladares mais exigentes. Tem pizzarias, chopperias, culinária japonesa e churrascaria. Nessa primeira etapa, os empresários vão passar por um curso promovido pelo Sebrae, que abordará o tema hospitalidade. Para Thary essas aulas serão um divisor de águas na forma do empresário se relacionar com o seu negócio.
No que tange a parte de entretenimento, a primeira data trabalhada no calendário de eventos será o dia das crianças e outra ação no espaço Cellebration, tendo como temática a cidade italiana de Veneza, conforme revelou a presidente da Rota. Sobre a crise econômica e as questões ligadas à segurança, ela acredita que, com a união de todos, esses problemas serão superados e os negócios vão prosperar e gerar empregos, através da capacitação e da estruturação e fortalecimento da classe empresarial de São Gonçalo.   

Restaurantes da Rota Gastronômica de São Gonçalo: Australian Pub, Adega Rio Drink House, Dois Lados Cervejaria Artesanal, Giallo, Mamma Mia Pizzaria & Gourmet, Mezzo, O Camarão, Oishi, Palco Salvatori Pub Café, Pollo Giallo, Portuga´s Restaurante e Choperia, Mizuki Restaurante Japonês, Russo´s Restaurante e Pizzaria, Rodobier, Restaurante RodoGrill, Sakey Sushi, Espaço Cellebration, Salvatori Gourmet, Joe Tequila, Skina Container Bar, Tuttopizza e Zambueiro Forneria.

Enquanto esperamos o Cine Icaraí...


Christian Jafas *

Inaugurado em 20 de janeiro de 1945, o Cine Icaraí, localizado na Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, no bairro de Icaraí, Niterói, foi o último dos cinemas de rua da cidade a serrar as portas. Marco de resistência dos cinéfilos, o prédio em estilo art déco tardio ainda chama a atenção de quem passa em frente à Praça Getúlio Vargas, na orla de Icaraí. Com capacidade para 811 lugares divididos entre plateia e balcão, o cinema ocupa dois dos quatro andares do edifício e esteve ativo até 2006 quando o Grupo Severiano Ribeiro, então administrador, resolveu interromper a programação e fechar as portas. O edifício foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC) e foi transferido para a Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2011. A UFF tem um projeto de reformar o prédio e instalar um centro cultural que também será a sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), mas por falta de recursos o projeto segue parado e o Cine Icaraí continua apenas na memória dos saudosos amantes da Sétima Arte.
As razões para a bancarrota dos cinemas de rua e a migração para os shoppings seguem listadas a cada nova reportagem sobre o tema: a violência urbana, a falta de estacionamento em cidades cada vez mais dependentes do transporte particular e a comodidade gerada pela concentração de serviços como lojas, restaurantes, bares e bancos no mesmo local.
Levantamento realizado em 2010 pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostra que das 269 salas de cinema em atividade no estado do Rio de Janeiro, apenas 65 se localizavam fora de shoppings. Nos últimos anos, outro fator entrou em cena com a popularização dos serviços de filmes on demand, como o Netflix e o Now!,e o crescente consumo de vídeos na internet. Os jovens não precisam sair de casa para ter acesso aos lançamentos hollywoodianos ou mesmo para ver produções menos conhecidas, já que tudo está disponível em um clique.
Enquanto os cinéfilos aguardam ansiosamente a reinauguração do novo Cine Icaraí, é possível fazer uma viagem ao passado através do livro “Cinematographo em Nictheroy: História das salas de cinema de Niterói”, de Rafael De Luna Freire, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFF. Com uma pesquisa minuciosa, o texto nos leva ao tempo das primeiras lanternas mágicas, passa pelos suntuosos palácios dos anos 20 e 30, mas sem esquecer os tradicionais “poeiras”.
Diversos cineastas também fizeram homenagens ao cinema de rua em filmes como “Cine Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, “Cine Majestic”, de Frank Darabont, “O Último Cine Drive-in”, de Iberê Carvalho, e “O filme da minha vida”, de Selton Mello. Agora é só passar numa locadora e assistir no fim de semana. Opa, locadora? Isso é assunto para outro texto.

* Cineasta e jornalista, Christian Jafas escreve sobre cinema desde 2002 quando criou o blog “Imagem em Movimento”. Já atuou como crítico do site Almanaque Virtual participando da cobertura do Festival do Rio. Dirigiu o documentário “Cine Paissandu: histórias de uma geração” sobre o lendário cinema que formou a Geração Paissandu nos anos 60 e marco de resistência contra a ditadura.

Coluna Compartilha! - agosto/2018


Segundo Danielli Sueth, “o cigarro aumenta
em 30 vezes a chance de câncer de pulmão”.
(foto Washington Araújo)

Dia de Combate ao Fumo: VOCÊ É UM FUMANTE PASSIVO? 
Na última quarta-feira de agosto, 29, é lembrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. A data serve para conscientizar tanto os fumantes, quanto àqueles que convivem com pessoas que fumam. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil conta com cerca de 21 milhões de fumantes e 10 milhões de pessoas que convivem com a fumaça, os fumantes passivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há aproximadamente três bilhões de pessoas que estão no grupo de fumantes passivos no mundo.
Você já se deu conta que ao conviver diretamente com fumantes sua saúde pode ou deve estar sendo prejudicada enormemente devido à exposição contínua de fumaça do cigarro e a todos os males que esse vício acarreta?
A OMS estima também que o contingente de indivíduos expostos ao problema chega a ser de 20 milhões de pessoas no Brasil. A nutricionista Danielli Sueth alerta que esses fumantes passivos tem 30% de chance a mais de desenvolver câncer de pulmão.
“O cigarro aumenta em 30 vezes a chance de câncer de pulmão. Com muita determinação a pessoa deve buscar meios de abandonar imediatamente o cigarro. A pessoa que fuma vai sentir melhoras em questões de minutos, horas, dias, e até a mudança do paladar é imediata, sem contar que ela se sente estimulada a fazer atividades com mais disposição. Então, a conscientização de que o cigarro é um hábito de vida muito nocivo à saúde é muito importante”, destaca Danielli, profissional com 20 anos de experiência na área de Clínica Médica, Alimentação para Diabéticos, Crianças e Gestantes; ela inaugurou há pouco em Venda da Cruz, São Gonçalo, o Espaço Saúde & Foco; clínica de nutrição com avaliação por biompedância, massoterapia e estética.
Fica o alerta sobre sua saúde e os malefícios que o fumo direto ou passivo causa ao longo dos anos. O fumo causa vários tipos de cânceres, deterioração dos dentes, doenças cardíacas, bronquite, impotência sexual e enfisema pulmonar.
Faça uma visita ao seu médico regularmente e querendo conhecer o Espaço Saúde & Foco traga o exemplar desse jornal e ganhe 20% de desconto na primeira visita. Marque a sua consulta: (21) 98552-7004 – Av. Pedro II, 620 – Venda da Cruz – Próximo à Rua da Feira.


Já estão abertos diversos cursos profissionalizantes
no Núcleo Flor da Matta, em Santa Luzia, SG
(foto Washington Araújo)
NÚCLEO DE CURSOS LIVRES ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS PROFISSIONAIS 
A ativista social e empreendedora Flor da Mata na busca de fazer o bem sem olhar a quem criou na sua antiga residência, no centro do bairro Santa Luzia, o Núcleo de Cursos Livres que leva o seu nome. Ali são oferecidos cursos que vão desde corte de cabelo e pintura, biscuit, corte e costura, designer de sobrancelhas, modelagem industrial e muito mais.
Segundo, a diretora-geral, Flor da Matta as inscrições já estão abertas: “Nós temos inclusive, cursos de noções básicas de massoterapia, drenagem linfática, cuidador de idosos, maquilagem, modelagem industrial, megahair, confeitaria, alongamento de unhas e muito mais”.A diretora informa que os cursos são ministrados a partir dos 10 anos, “as crianças embora não recebam certificados, mas serve como uma forma de terapia ocupacional”. As próximas turmas começam na primeira semana de setembro e se estendem até dezembro.
O investimento mensal nos cursos em sua maioria é a partir de R$50. Parabéns à população de Santa Luzia. O Núcleo de Cursos Livres Flor da Matta fica na Praça de Santa Luzia, em frente ao postinho de saúde (21) 97213-8119 ou pelo perfil do Facebook: Cursos Livres Flor da Matta.

Aconteceu

SÃO GONÇALO COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA
A Secretaria de Educação de São Gonçalo comemorou na quarta, 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento,organizado pela SEMED, e Crefcon/Semed-SG, teve o apoio: Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, AMB RIO, SEMIND, SMDS, Comitê ProlerLetrAção/ SG,  Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura. APA, SEMA e o Movimento de Mulheres de São Gonçaloaconteceu no Salão Nobre do Clube Esportivo Tamoio, sob a coordenação da ProfªAvanir Carvalho Pontes, da Assistente Social Nadir Mariana de Vasconcellos e também da Educadora ProfªShirlei Victorino. Dentre os convidados, a Subsecretária Andréia Machado, o Presidente da AGLAC (Academia Gonçalense de Letras), escritor Décio Machado, e as palestrantes: Jornalista Camilla Pontes, Pesquisadora Ana Cruz, ProfªEleutéria Silva, Médica Drª Jurema Werneck, Enfermeira Rita Costa, da FIOCRUZ, Fonoaudióloga Márcia R. Pereira.

PREFEITO NANCI INAUGURA SALA DE FISIOTERAPIA NO BAIRRO VILA TRÊS 
Em recente visita, o Prefeito José Luiz Nanci se confraternizou com toda a equipe do USF VILA TRÊS, em Alcântara. Recepcionado pelo Administrador do Posto, Gelbert Sarmento, Nanci se fez acompanhar pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente Fael de Abreu e Adolpho Konder. Em sua visita, o prefeito inaugurou o Setor de Fisioterapia, sob a direção da Fisioterapeuta Renata. A Unidade de Saúde da Família funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã. A USF de Vila Três oferece atendimento de qualidade sempre fazendo o bem, sem olhar a quem...