Mostrando postagens com marcador cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cultura. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O que fazer durante o confinamento?


Atividades culturais e dicas para toda família manter o equilíbrio mental e emocional

Glorinha e Renato está na programação virtual do
Museu Janete Costa de Arte Popular
Com mais de dois meses de distanciamento social, como medida preventiva contra o avanço do coronavírus em todo Brasil, os casais, famílias e mesmo pessoas que vivem sozinhas buscam atividades, com objetivo de passar o tempo de forma saudável e equilibrada, evitando episódios de angústia e   depressão. A Arte e a Cultura tem sido uma grandes aliadas neste propósito: a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam um projeto de programações virtuais.
O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, entre outras atrações. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, em maio, a série de entrevistas “O Teatro e a Crise – futuro das artes cênicas no pós-pandemia”, com artistas diretores, produtores teatrais, gestores públicos e coordenadores de espaços culturais. O objetivo é pensar o momento atual e as perspectivas para as artes cênicas após a pandemia do novo coronavírus. 
Musical em homenagem a Belchior está na programação
do Municipal
No dia 16, será a vez do bate-papo com Eleusa Mancini, atriz, diretora e roteirista de teatro e dança; radialista, locutora e apresentadora; também Professora de Língua Portuguesa, formada pela UFF – Letras/Latim; Professora de Interpretação para Teatro; Técnica Vocal e Técnica de Leitura. O horário é a partir das 20h, via Instagram: @teatroniemeyer
O Theatro Municipal de Niterói também está apresentando novidades em maio nas programações virtuais. Lembranças de artistas que passaram pelo local, #tbt e semana da diversidade – com informação e arte – estão entre as atividades oferecidas.
No dia 20, está marcado um recital de piano com Felipe Naim; já no dia 22, haverá a exibição de um tributo a Arthur Maia. No dia 24, o teatro entra em cena com o premiado musical “Belchior: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro”, com Pablo Paleologo e Bruno Suzano. Todas as atividades começam às 20h, pelos canais de divulgação do teatro no Instagram e Facebook, bem como nos canais da @culturaniteroi .
O Espaço Atena promove diversas atividades voltadas para o
público infantil como a sessão "papo Cabeça"
Para toda família
O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta, em maio, uma programação virtual incrível, que inclui exposição, livro da semana, oficina de musicalização. O destaque vai para as atividades de contação de histórias, arte popular para crianças, cozinhando com Gato Petit e entrevistas. Na programação, "Sombras Populares Brasileiras com Teatro de Sombra", show de Glorinha e Renato direcionados para a família, oficina de criação de bonecos articulados em papelão com cenário baseados no universo da exposição "Ceará, Terra que Ilumina", Contos de Todos os Cantos, com Rosane Rabello, entre outras atrações. Para saber os dias e horários, e acompanhar as atividades, basta seguir a página no facebook https://www.facebook.com/museujanetecosta/
O recém inaugurado em Niterói Espaço Atena, que trabalha com desenvolvimento infantojuvenil, de forma multidisciplinar na área de pedagogia, fonoaudiologia e psicologia, está promovendo diversas atividades on line durante o período de confinamento.
Segundo Rejane Carvalho, coordenadora pedagógica e idealizadora do Espaço Atena, a ideia é de criar uma rede de apoio aos pais, oferecendo conteúdos criativos, lúdicos com ações pedagógicas e terapêuticas. Uma das atividades é que cada criança pode divulgar o seu talento, enviando para a página vídeos de atividades que estejam realizando durante o período de isolamento social. Para conhecer melhor o trabalho, basta seguir o espaço nas redes sociais: @atenaensino  (Instagram) ou Facebook: https://www.facebook.com/atenacentrodeensino/.  Ou se preferir, pode também entrar em contato com a equipe pelo whatsapp (21) 99609 8903.
O cinema também marca presença: a Associação Films Pour Enfants (Filmes para criança) promove o Takorama - Festival Internacional de Cinema via online. Serão 15 filmes de curta-metragem, com o tema "solidariedade", divididos em cinco categorias, envolvendo o público de três a  17 anos. As crianças e jovens serão convidados a opinar e votar em seu filme favorito. Tudo gratuito e sem publicidade. Para acompanhar a programação completa, basta entrar no site: www.takorama.org
O desenho e o desenvolvimento da criatividade também tem espaço nesta programação: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está convidando crianças entre 6 e 12 anos a desenhar um dos sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO que seja importante para elas. Pode ser um sítio do Patrimônio Mundial situado em sua própria comunidade, uma lembrança de um período recente de férias em família em um desses sítios, ou um lugar que viram em um livro, em um filme ou em um programa de TV. A seleção dos desenhos levará em conta a arte, a originalidade e a diversidade. A exposição dos pequenos artistas será exibida no site da UNESCO e o prazo de envio dos desenhos é dia 17 de maio de 2020. Mais informações: https://nacoesunidas.org/unesco-convoca-criancas-para-participar-da-exposicao-de-pequenos-artistas/amp/

quarta-feira, 13 de maio de 2020

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Erika Ferreira: uma vida dedicada às Artes Cênicas


A atriz, diretora e professora de teatro morreu aos 39 anos, em Niterói, por coronavírus

Erika Ferreira em cena com a Oficina Social de Teatro
(foto reprodução facebook)
Uma das mais jovens e talentosas expoentes das Artes Cênicas, a atriz, diretora e professora de teatro Erika Ferreira faleceu em Niterói no sábado, dia 28 de março, aos 39 anos, por Covid-19. A artista - que tinha diabetes - foi internada na terça-feira, dia 24 de março, no Hospital de Clínicas Alameda, com dor no peito, tosse, febre e falta de ar, e não resistiu. Horas depois à sua internação, ela já precisou ir para a UTI onde foi mantida em coma induzindo e com respirador, vindo a falecer cinco dias depois. A notícia de sua morte precoce causou grande comoção da classe artística das cidades de Niterói e São Gonçalo e do estado do Rio de Janeiro.
Nascida em São Gonçalo, Erika era diretora da companhia de teatro Agromelados e participou de diversos trabalhos, dentre eles, o musical "É samba na veia, é Candeia", sobre a história do sambista. Erika se formou pela Escola de Teatro Martins Penna, e participou como atriz de vários espetáculos, entre eles "Tirico, a história de morros e fossos", sendo selecionado em diversos festivais e premiações. Ela era professora da Oficina Social de Teatro (OST) onde ajudou a formar uma nova geração de atores, além de participar de diversas montagens teatrais.
"Érika era uma pessoa extremamente criativa, inteligente e uma educadora excelente com as ferramentas de teatro. Todo nosso fazer metodológico foi sendo influenciado pela Erika: a maneira de interagia com o aluno, os espetáculos em sua condução  eram sempre grandiosos, não só no trabalho de ator, como também de estruturação da cena, estimulando a criação de núcleos de figurino, cenografia, sonoplastia. O estímulo e o trabalho que a Erika "injetou" na OST, nós pretendemos continuar", conta José Geraldo Demezio, diretor da Oficina Social de Teatro.
Antes de adoecer, Erika estava trabalhando nos ensaios de "Nas Águas de Iara - a lenda da Pequena Sereia". Outro projeto em andamento era o "Moleca de pé no chão", que conta a história de uma criança do meio urbano, abandonada pela sociedade, e tendo como pano de fundo a tragédia que aconteceu no Morro do Bumba, com deslizamento de terra e morte, em Niterói. Segundo José Geraldo Demezio, o sonho de Erika era de estrear este espetáculo em turnê pelas comunidades. Ambos os projetos já estavam sendo desenvolvidos em parceria com Sylvio Moura, dramaturgo, ator e companheiro de Erika, e terão seguimento sob a sua condução, a partir de agora.
"Eu e Érica éramos muito parceiros, nossa cumplicidade ia além do matrimônio. Nós nos encaixávamos: eu, como ator, escritor e na iluminação; ela como atriz, diretora, produtora e potência criativa. Trocávamos ideias e criávamos a todo momento. A Erika defendia a valorização de um teatro infantil de qualidade, um gênero muitas vezes tratado como menor. Por mais que este seja um momento triste e dor, a gente tenta ficar com o exemplo dela, focada no trabalho e na dedicação à Arte. O Teatro não era só meio de vida, mas sim era a vida dela", conta em tom emocionado Sylvio.
Em nota, a Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói prestaram sua homenagem à artista. Diversos atores e diretores teatrais também demonstraram sua tristeza.
"Nossa querida amiga Erika vá em paz! Nós que aqui ficamos, seguimos irmanados pela dor e fortalecidos no amor. Que todo esse sofrimento mundial acabe o quanto antes e que possamos nos transformar para melhor", disse a diretora Patrícia Zampirolli, através de suas redes.
"Acabo de saber. Não consigo escrever. Queria poder escrever, mas não consigo. Os planos de você me dirigir e de atuarmos juntas, a forma alegre, carinhosa e solidária como me recebeu na 'Martins', o Sarau, o Café Literário...Quando perdemos uma artista como você, uma pessoa como você.... dói mais. Dói muito. Todos os aplausos para Erika Ferreira!", escreveu a atriz Simone Kalil.




quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Réveillon 2020: Niterói terá shows gratuitos em Icaraí e Itaipu


Gilberto Gil e João Gabriel farão os shows principais da noite em cada palco montado nas praias. Confira os horários das atrações e a programação completa 

Espetáculo de fogos de artifício poderá ser apreciado em Icaraí e Itaipu
(foto divulgação/ Luciana Carneiro)

Niterói terá duas festas oficiais de Réveillon neste ano: as praias de Icaraí, na Zona Sul da cidade, e Itaipu, na Região Oceânica. A festa em Icaraí, para onde está previsto um público de 500 mil pessoas, terá as bandas Faixa Etária, Bicho Solto, Monobloco e a grande atração da noite, Gilberto Gil. Em Itaipu, apresentam-se Grupo DKV, Vou Zuar e o sertanejo João Gabriel encerrando a festa. Na queima de fogos, muitas novidades, com seis balsas na Praia de Icaraí e uma em Itaipu, ambos espetáculos com 15 minutos de duração. O público também poderá assistir aos shows através da página da Prefeitura no Facebook com transmissão ao vivo.
A organização do Réveillon de Niterói está a cargo da Neltur, num trabalho conjunto com várias secretarias e entidades municipais. Além de interdições do trânsito em ruas tanto em Icaraí quanto em Itaipu, a partir das 17h, com agentes da NiTtrans atuando na orientação aos motoristas, haverá reforço no ordenamento público. Serão instalados 345 banheiros químicos nas orlas de Icaraí, Itaipu e Piratininga, entre outras ações.
Gilberto Gil é a atração principal do palco em Icaraí
(foto divulgação)

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, destaca que a população de Niterói e os turistas poderão desfrutar de um espetáculo inesquecível neste Réveillon, que é a maior festa da cidade.
"Este ano, a festa se amplia com a estrutura que será montada na Praia de Itaipu. Para que tudo aconteça com segurança e tranquilidade, a Neltur está planejando e pensando em todos os detalhes. Na Praia de Icaraí, haverá a estrutura tradicional com atrações que prometem agitar o público. Nossa expectativa é superar as 460 mil pessoas, número registrado no ano passado. A Praia de Itaipu terá uma dimensão menor, mas receberá também toda a estrutura de segurança necessária, como posto médico, guardas municipais, efetivo da Polícia Militar, e intervenções no trânsito, tudo visando à tranquilidade de chegada e saída das pessoas, antes, durante e depois da festa”, informa.
João Gabriel irá cantar em Itaipu
(foto divulgação)



Programação
O primeiro show em Icaraí será da banda Faixa Etária, prevista para subir ao palco às 18h40. A festa continua com o grupo Bicho Solto (20h30), Monobloco (22h20) e Gilberto Gil encerrando após a queima de fogos. Esses horários estão previstos, mas podem sofrer alguma alteração no decorrer da noite. 
Na praia de Itaipu, os shows têm início às 20H30, com a banda DKV; em seguida, às 22h, entra em cena o grupo "Vou Zuar", com queima de fogos de 15 minutos, em uma balsa. Às 00h20, o cantor sertanejo João Gabriel encerra a noite, com um repertório romântico e animado.


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Niterói se prepara para receber Juliette Binoche e Cédric Kahn

As duas grandes estrelas do Cinema vêm ao Brasil para o aniversário de 30 anos 
da distribuidora Imovision
Juliette Binoche estará na noite de gala no Reserva Cultural, e deve visitar pontos
turísticos de Niterói, como o MAC.
(foto divulgação)

Em comemoração aos 30 anos da distribuidora Imovision, a cidade de Niterói irá receber a atriz vencedora do Oscar, Juliette Binoche - que vem pela primeira vez no Brasil - e o ator e cineasta Cédric Kahn. A presença dessas estrelas do cinema foi confirmada pelo empresário e diretor da empresa, Jean Thomas Bernardini: eles estarão no Reserva Cultural Niterói, na noite da próxima sexta, dia 29 de novembro, num disputado evento direcionado a convidados e imprensa. 
Cédric Khan também participará do evento para apresentar o
seu novo filme, "Feliz Aniversário"
(foto divulgação)
Dentro da programação especial do evento será  exibido  o filme: "A liberdade é Azul" (1994) do diretor  Krzysztof Kieślowski, em copia remasterizada em 4k,  em homenagem a atriz Juliette Binoche. A estrela é a atriz mais bem paga do cinema francês, já tendo filmado com cineastas consagrados como Olivier Assayas (Acima das Nuvens), Abbas  Kiarostami (em  "Copia Fiel", filme pelo qual foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes); Bruno Dumont (Camille Claudel); Michael Haneke ("Caché"); e Amos Gitai ("Aproximação").        
O cineasta francês  Cédric  Kahn também vem ao Brasil como convidado para apresentar seu mais recente filme, "Feliz Aniversário", que no Brasil será lançado pela Imovision nos cinemas dia  5  de dezembro. O filme tem Catherine Deneuve como protagonista, e um elenco de estrelas.
Confira o trailer de "Feliz Aniversário"

No evento, irá acontecer também a primeira exibição no Brasil de "Fim de Festa", filme do cineasta Hilton Lacerda, mesmo diretor de "Tatuagem" com a presença do produtor João Viera Junior,  a atriz  Hermila Guedes e o ator Irandhir Santos.         
Presente e pioneira no Brasil há 30 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do cinema mundial na América Latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil.  Fundada em julho de 1989 na Cidade do Rio de Janeiro, e posteriormente transferida para São Paulo, a  distribuidora é focada no cinema de Arte, com grande atuação no mercado internacional, já tendo lançado no Brasil filmes importantes  de grande prestigio, trabalhando em parceria com as melhores e maiores agentes de venda do mundo todo.
  

sábado, 16 de novembro de 2019

Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade

Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Mart’nália, Xande de Pilares, Blitz e Toquinho estão entre as atrações. Programação inclui tributo ao baixista niteroiense Arthur Maia

Jorge Ben Jor agita a Praia de São Francisco
Niterói completa 446 anos no dia 22 de novembro, e a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural para celebrar a data, com festivais de música, dança, literatura e shows com nomes consagrados como Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Mart’nália, Xande de Pilares, além de um grande tributo ao baixista Arthur Maia. Todas as atrações serão gratuitas.

“Nossa cidade completa 446 anos olhando para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura, segurança, saúde e educação. E apostamos na cultura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do município. Adotamos uma política pautada no fomento às artes, na reabertura e criação de espaços públicos e na ampliação do acesso à cultura. A cultura é fundamental para a autoestima de Niterói, mas também para a redução das desigualdades e para a prevenção à violência. Uma programação cultural intensa de aniversário faz parte desse olhar diferenciado”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

Toquinho é uma das atrações do domingo, dia 17
Neste sábado, dia 16, a Praia de Piratininga vai receber os shows do grupo Oriente e do rapper Marcelo D2, além de performance do DJ Hey Joe. Ainda neste dia, um palco montado no Horto do Fonseca terá como atrações Jansen Carvalho e o sambista Xande de Pilares.
 
Adicionar legenda
No domingo 17, a partir das 17h, estão programados três shows musicais. Abrindo a tarde-noite, os artistas niteroienses Dalto, Biafra e Marcos Sabino apresentam o show Três Amigos. Em seguida, sobe ao palco o MC Leozinho, e para fechar a programação, o cantor e guitarrista Claudio Zoli leva ao público uma apresentação com muito soul, funk, reggae, pop e smooth jazz.

De 21 a 24 de novembro, “I Salão do Leitor - Niterói Cult” vai ocupar o Solar do Jambeiro, com diversas atividades literárias, durante todo o dia. Neste evento, o protagonista da festa é o público leitor.

No dia 20, Mart’nália comanda a já tradicional festa Viva Zumbi na Praça da Cantareira. O show terá a participação especialíssima da Velha Guarda da Mangueira.

A partir do dia 22 - data oficial do aniversário de Niterói - diversas atrações vão tomar conta da Praia de São Francisco. A noite do feriado da cidade será de muita dança e terá como atração principal a Companhia de Ballet da Niterói, com o festival MovimentAções, na Praia de São Francisco. 
Já no dia 23, haverá um grande show de Jorge Ben Jor, que promete colocar todo mundo para dançar com seu inconfundível suingue musical. No local, será montado também um telão para a transmissão da final da Copa Libertadores da América.
A programação artística vai até o dia 24 de novembro, quando será feita uma grande homenagem ao baixista Arthur Maia, um dos maiores instrumentistas brasileiros e que tocou com ícones da música nacional e foi secretário de cultura de Niterói. Dentre os nomes confirmados para participar do show está Gilberto Gil.

Para o coordenador de Gestão de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano, a programação reflete a diversidade cultural do município.

“Niterói tem uma cena cultural e musical muito forte e abrangente. Ela vai desde o samba de raiz ao rock. Portanto, a programação que idealizamos está em pleno acordo com o público niteroiense. Temos certeza de que será um sucesso como ocorreu nos anos anteriores. Ainda mais com uma linda homenagem ao nosso querido Arthur Maia, que nos deixou tão precocemente”, diz.

Para anotar na agenda
Confira a programação completa do aniversário da cidade

Dia 16/11 
DJ e shows de Oriente e Marcelo D2
Início do evento: a partir das 17h
Local: Praia de Piratininga – Praça Luiz Gomes da Silva (em frente ao antigo toboágua)

Xande de Pilares e Jansen Carvalho
Horário: a partir das 17h
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca - Niterói

Dias 16 e 17/11
Esperienza! Degust’Italia
Dia 16, sábado, das 16h às 22h: DJ Fábio Romano, Samba dos Migrantes, Viva Napoli, Bella Godiva, Blood Mary
Dia 17 de novembro, domingo, das 16h às 21h: DJ Fábio Romano, Viva Napoli, Banda Go Black, Banda Nyckty All Star, Toquinho
Local: Reserva Cultural
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 880 – Centro – Niterói

Dia 17/11
Os três amigos (Dalto, Biafra e Marcos Sabino)
Horário: 17h
Local: Praia de Piratininga ­- Praça Luiz Gomes da Silva (em frente ao antigo toboágua)

Mc Leozinho e Claudio Zoli
Horário: a partir das 18h30
Local: Praia de Piratininga 

Dia 20/11 
Mart’nália, com participação da Velha Guarda da escola de samba Estação Primeira da Mangueira
Horário: a partir das 17h
Local: Praça da Cantareira – São Domingos

Dia 22/11
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – com o espetáculo Modo Sleep e mostra de dança MovimentAções
Local: Praia de São Francisco
Horário: a partir das 19h

Dia 23/11
Jorge Ben Jor
Abertura às 19h
Local: Praia de São Francisco

Dia 24/11
Tributo a Arthur Maia, com nomes como Gilberto Gil
Horário: das 20h às 22h
Local: Praia de São Francisco


sábado, 7 de setembro de 2019

Belchior vive no palco do Teatro Municipal de Niterói

Pela primeira vez em Niterói, o musical “Belchior: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro” está em cartaz até este domingo, dia 8 de setembro, no Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo conta a juventude de Belchior através de uma dramaturgia formada por trechos de entrevistas do próprio cantor. Entrelaçado aos seus pensamentos acerca de um mundo desconcertado, acompanhamos também a apresentação de seu show em diversas fases de vida diferentes.
O ator e cantor Pablo Paleologo interpreta o cantor cearense, em dobradinha com o ator Bruno Suzano que incorpora o "Cidadão Comum", personagem recorrente nas canções de Belchior .
O musical conta também com a participação de uma banda ao vivo com seis músicos – Dudu Dias (baixo), Cacá Franklin (percussão), Emília B. Rodrigues (bateria), Mônica Ávila (sax/flauta), Nelsinho Freitas (teclado), Rico Farias (violão/guitarra).
‘Alucinação’, ‘Apenas Um Rapaz Latino Americano’, ‘A Palo Seco’, ‘Na Hora do Almoço’ estão entre as músicas que fazem parte do espetáculo. O musical marca o resgate de Antônio Carlos Belchior, trazendo a tona seu discurso ainda atual em relação a política brasileira. Belchior acreditava na força do amor e na potência transformadora da arte na vida das pessoas. 
O espetáculo dura 70 minutos e os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). As apresentações acontecem no sábado, dia 7, às 19h, e no domingo, às 18h. O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35 no Centro de Niterói.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Coluna Sintonia Cultural - Agosto/2019

Por Fábio Hartmann

O mês de agosto chegou trazendo novidades! Que seja um mês de progresso para o nosso Brasil tão castigado por governantes de si próprios, um país rico e tão pobre... literalmente!
Destaco uma novidade cultural. Por meios próprios - entenda-se iniciativa privada - a minha amiga Jandira Magno, comerciante, amante da arte e cultura, amplia o seu já renomado Bistrô D’Avó, onde são realizados vários eventos culturais, e irá inaugurar a Sala Cultural Maria Maria.

Localizado no Rodo Shopping, em São Gonçalo o Bistrô D’Avó tem uma agenda farta de atrações, trazendo à população arte em toda a sua esfera, e agora com a Sala Cultural, Jandira promete dar mais conforto e variar ainda mais a sua programação, além de uma gastronomia de sabor inigualável. Felizes nós, gonçalenses, que podemos contar com uma guerreira como você! O Brasil agradece à Jandira Magno! Telefone para informações: (21) 99535 8236

Dedico também parte dessa coluna a um grande amigo Kleber Marques, que sempre me apoiou e colaborou, entre outros, com a Galeria Sintonia Cultural. Kleber é artista plástico, escritor, trovador, escultor entre outras qualidades. Atualmente passou a dedicar-se a criar suas obras em óleo sobre tela, aguardem pois lindas obras estão por serem divulgadas. Telefone para contato: (21) 97910 2354


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna. Contato: (21) 96469.6388 (whatsapp) Email.:fabio-hartmann@hotmail.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Coluna Sintonia Cultural - Maio/2019

Por Fabio Hartmann

Mês de Maio, o mês da saudade.......saudades, Mãe!
O mês de maio brinda a cidade São Gonçalo com duas exposições fantásticas. Estes são eventos gratuitos capitaneados pela iniciativa privada em prol da sociedade e da cultura do município.



@A Galeria Sintonia Cultural recebe o acervo do roadie J.B., expondo Geraldo Azevedo. O roadie José Bonifácio vem ao longo de 30 anos colecionando peças de instrumentos, partituras originais, peças de vestuário e muito mais de vários artistas, somando uma infinidade de peças.  Com isso resolveu criar o "Museu do Roadie JB" e nessa edição ele fará uma exposição exclusiva sobre o artista Geraldo Azevedo, contando um pouquinho da trajetória desse grande artista brasileiro.

“Eu alimento um sonho de criar uma escola de roadie em nosso município, visando inicialmente crianças das comunidades menos privilegiadas, tentando ocupá-las e quiçá, formando excelente profissionais, enfim deixando um legado de amor ao próximo em minha passagem nessa vida.” confidencia emocionado JB. A Galeria Sintonia Cultural fica localizada na Av. Presidente Kennedy, 673, anexo ao restaurante Sintonia Fina e a exposição acontecerá de 17 de maio a 17 de julho estando aberta ao público de segunda a sexta, das 11h às 15h30.

@Uma outra exposição acontecerá no ICBEU, com os artistas plásticos Neuza Bastos e Kleber Marques. Serão expostas as obras intituladas "Nossas Inspirações". Neuza e Kleber simplesmente viajam em suas inspirações, harmonizando cores fortes, suaves, sensibilidades e muito amor à Arte, resultando um espetáculos aos olhos dos mais desatentos observadores, um verdadeiro dilúvio de cores.


Parabéns aos artistas e a curadora da Galeria do ICBEU Mônica Sá que mais uma vez expõe artistas da cidade valorizando ainda mais a nossa cultura.
A Galeria do ICBEUU fica localizada na Rua Dr. Francisco Portela, 2722 Bairro Zé Garoto.


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna! Envie suas sugestões para (21) 96469 6388 (whatsapp) e fabio-hartmann@hotmail.com

sexta-feira, 10 de maio de 2019

“Portais da História” na Câmara de Niterói


O Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle da Câmara de Vereadores de Niterói recebe até o dia 10 de junho a exposição "Portais da História", do artista plástico Dawson Nascimento. Realizada pela primeira vez no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do estado do Rio, a exposição tem como foco o resgate histórico e a preservação da memória do período colonial brasileiro, por meio de representações artísticas de paisagens e construções antigas. 
"Essa exposição é fruto de uma observação ao longo da minha trajetória de vida. A arquitetura colonial e imperial brasileira sempre me chamaram a atenção. Através da arte, eu procuro expressar a minha preocupação pela preservação do patrimônio histórico nacional, que nós temos tão presente em diversas cidades brasileiras", revela Dawson.
Ainda segundo o artista, a proposta desse projeto é, na verdade, “trazer a sensibilização pelo olhar e a construção do conhecimento, mostrando a importância da preservação dessa arquitetura para a nossa história. Que todos se sintam convidados para participar”, complementa.
O Salão Nobre fica no segundo andar da Câmara. A entrada é franca e pode ser vista, de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h. A Câmara de Vereadores de Niterói fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, no Centro de Niterói.


quinta-feira, 9 de maio de 2019

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Cine Icaraí vai se transformar em Centro Cultural

Autoridades fizeram anúncio nesta quinta-feira, dia 11 de abril
(fotos e vídeos: Veronica M. de Oliveira/Jornal Casa da Gente)
Parceria entre Prefeitura e UFF foi anunciada na noite desta quinta-feira

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram nesta quinta-feira (11), que vão assinar um acordo para cessão do prédio do antigo Cinema Icaraí para o Município. A Prefeitura pretende construir no local um centro cultural, mantendo as características do prédio. Em troca, a Prefeitura se comprometerá a realizar obras necessárias no prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).
A previsão é de que, após a assinatura do acordo, a ordem de serviço para as obras nos dois locais seja dada até o final do segundo semestre deste ano. O investimento será de R$ 35 milhões. Dentre outras atividades, a Prefeitura já anunciou que o Centro Cultural também abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da UFF, uma antiga reivindicação de músicos, professores e profissionais ligados ao meio cultural.
O chefe do Executivo reiterou que a Universidade e o Poder Executivo estão estudando a ampliação de futuras parcerias e acordos de cooperação técnica e destacou a importância da UFF para a cidade.

“O cinema faz parte da história de Niterói. Essa parceria terá um retorno social e econômico, além do bem-estar para a cidade. Niterói é uma cidade que investe em projetos na área de audiovisual e teve nomes como Nelson Pereira dos Santos nos quadros da faculdade de cinema da UFF”, afirmou Rodrigo Neves.
O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega destacou que essa é uma parceria histórica, que será importante não só para a comunidade acadêmica, mas para a cidade como um todo diante da importância que a Universidade tem para Niterói.
“Temos o compromisso de formar cidadãos e essa parceria vai de encontro aos anseios da população. A cidade e a UFF avançarão cada vez mais e marca uma nota etapa dessa troca”, disse, lembrando que as parcerias já firmadas nas áreas de educação, saúde e segurança. 
Também participaram do evento o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Leonardo Giordano , e o deputado estadual Waldeck Carneiro. Confira a cobertura (em vídeo) completa no you tube do Jornal Casa da Gente.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Niteroi Fotoclube tem projeção fotográfica no Ingá


O Museu Janete Costa de Arte Popular abre suas portas para a primeira projeção do Niterói Fotoclube. O evento acontece no dia 27 de abril, a partir das 17h, e tem entrada franca. O tema da projeção será "Caminhos do Sagrado", em alusão à Semana Santa.
Criado em Março de 2019, o Niterói Fotoclube é presidido por Marcello Almo, tendo como vice Evelen Gouvêa, e é composto pelos fotógrafos Carlos Vinícius, Daniel Perpétuo, Douglas Macedo, Hyrinéa Bornéo, Ana Cristina Victória, Lucas Benevides, Pedro Conforte, Rolf Viana, Thiago Lontra, Rodrigo Campanário, Creuza Araújo, Jaylton Pimentel e Georgia Barroso. O grupo se reúne para bater papo, projeções, divulgação e tudo que envolva o mundo da fotografia.
O Niterói Fotoclube tem o patrocínio da Cervejaria Noi, e o evento tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Niterói. O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178, no Ingá, em Niterói. 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Carnaval de Niterói: Blocos e eventos nos bairros fazem a alegria do folião

Banda do Inga lotou a Praia de Icaraí
(foto Luana Dias)

Com 85 blocos registrados oficialmente, 34 pontos da folia em bairros, e 32 escolas de samba, o Carnaval de Niterói é considerado o segundo maior do estado do Rio de Janeiro. O período pré-carnavalesco já vem agitando a cidade: uma semana antes do Carnaval, a Banda do Ingá, a Banda do Central, o Bloco do Confrade, o Bloquinho do Campo, entre outras atrações, já ocuparam as ruas e praças  com muita alegria e disposição. De acordo com a Prefeitura de Niterói, ao todo, 565 guardas municipais darão cobertura aos locais de maior movimentação dos blocos e na área de desfile oficial, com uma média de 155 agentes atuando por dia.
“Estamos planejando o carnaval com integração com as secretarias e autarquias do Município e do Estado para que seja um evento com estrutura e segurança para os foliões e para a população, e diminuindo o impacto na mobilidade urbana. Trabalhamos na expectativa agradar turistas e niteroienses com uma programação variada, de bailinhos infantis até festas voltadas para a terceira idade”, destaca o prefeito em exercício, Paulo Bagueira.
Um dos destaques do carnaval, pelo segundo ano consecutivo, o Cordão da Bola Branca desfilou no sábado, dia 23 de fevereiro, na Praia de Icaraí, e se prepara para retornar às ruas no sábado, dia 2 de março, a partir das 9 horas.  O bloco é aberto a qualquer folião que esteja ou não na terceira idade.
Desfilando há 35 anos pelas ruas de Santa Rosa, o "Sai Tarde e Volta Cedo" é um dos blocos mais tradicionais da cidade. Presidido por João Sapatão, o bloco está programado para a quinta, dia 28 de fevereiro, a partir das 19h em Santa Rosa, com concentração na Rua Mangaratiba. No mesmo dia, também em Santa Rosa, o Bloco do Espeto promete animar os foliões, com concentração na Lopes Trovão.
Bairros
Nos bairros, a festa também está garantida: ocupando praças, largos, ruas populares e até mesmo hortos, a programação gratuita irá receber foliões de todas as idades. Engenhoca, Jardim Icaraí, Badu, Ilha da Conceição, Barreto, Largo das Barradas, Rua Nóbrega, Barreto, Ponta D'Areia, Rio do Ouro, Horto do Fonseca e São Francisco são alguns dos pontos que receberão estrutura especial com DJ e música ao vivo entre os dias 2 e 5 de março.

A pequena Giulia se diverte no Bloquinho do Campo
(foto acervo familiar)
Onde se divertir
Anote os destaques da programação gratuita

Quinta, dia 28/02
"Sai Tarde e Volta Cedo", das 19h às 23h, com concentração na Rua Mangaratiba, em Santa Rosa
"Só Phode Quinta", das 19h às 00h, na rua Lopes Trovão, entre Geraldo Martins e João Pessoa
"Bloco sem nome", das 20h às 00h, no Largo da Batalha (rua Silva Thomé) 

Sexta, dia 1/03
"Dominó", das 19h às 00h, com concentração na rua Geraldo Martins, entre Cinco de Julho e Mariz e Barros, em Santa Rosa
"Folia dos Bois", das 18h às 21h30, no Barreto, com concentração na rua Presidente Craveiro Lopes, 382

Sábado, dia 2/03
"Bloco do Cantusca", das 9h às 13h30 com concentração no Canto do Rio FC, no Centro
"Rio Pandeiro", das 15h às 19h, na quadra de patinação do Campo São Bento, em Icaraí
"Carnaval com Bia Bedran", das 11h às 13h30, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo São Bento

Domingo, dia 3/03
"Banda do Benefício", das 11h às 16h, com concentração na rua Silvia Thomé, no Largo da Batalha
"Flecha de Itaipu", das 17h às 22h, com concentração na Av. Everton Xavier, em Maravista

Segunda, dia 4/03
"Maria Sangrenta (Bloody Mary)" das 15h ás 19h na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
"Bloco Quer? Toma!" das 16h às 20h, na rua Sá Barreto, no Fonseca

Terça, dia 5/03
"Arrasta Tudo do Barreto", das 12h às 17h, com concentração na rua Guimaraes Jr em frente Clube Humaitá
"Olodumaré", das 15h às 20h, com concentração na rua da Conceição, no Centro
"Pra comer tem que chupar", das 19h às 00h, com concentração na Rua João Fonseca, no Largo da Batalha

Quarta, dia 6/03
"Decide aí", das 13h às 18h, no Caminho Niemeyer (Centro)

Sábado, dia 9/03
"Sinfônica Ambulante", das 16h às 20h, com concentração na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
"Vai e vem", das 19h às 22h, na Santos Moreira em Santa Rosa
"Mancando de ré", das 16h às 21h, com concentração na rua Américo Oberlander, em Santa Rosa
Domingo, dia 10/03
"Peixe com Banana", das 10h às 16h, na Praia de Itaipu, próximo ao estacionamento
"Ei psiu Sambaí", das 10h às 16h, no Caminho Niemeyer (Centro)