Mostrando postagens com marcador Outubro Rosa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Outubro Rosa. Mostrar todas as postagens

sábado, 18 de agosto de 2018

Coluna Sintonia Cultural - agosto/2018


Por Fabio Hartmann

E o Brasil volta a realidade! Vamos focar nas eleições e mudarmos de vez esse cenário que nos açoita, inescrupulosamente, todos os dias; nós povo, simples mortais.


Salão de Artes Visuais traz obras de 14 artistas
Criado pela Aliança Francesa Niterói (AFN) e o Instituto Cultural Germânico (ICG), o Centro de Cultura França-Alemanha promove a sexta edição do Salão de Artes Visuais em Niterói, com participação de 14 artistas selecionados do Rio, Niterói, São Paulo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Iguaba e Macaé. A entrada é franca, e a mostra está aberta para visitação até dia 22 de setembro, simultaneamente, nos espaços culturais das duas instituições, ambas em Icaraí.
O Salão apresenta ampla variedade de trabalhos artísticos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos. A seleção dos 14 artistas entre 35 inscritos passou pela avaliação de uma comissão formada pelo diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Marcelo Velloso, do diretor do ICG, Ricardo Freitas, e da diretora da AFN, Julie Mailhé.  Os dois vencedores do 6º Salão de Artes Visuais ganharão exposições individuais em 2019. O resultado será divulgado no vernissage - um dos artistas vai expor na AFN e o outro no ICG. A Aliança Francesa Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52  e o Instituto Cultural Germânico está localizado na Av. Sete de Setembro, 131 , ambos em Icaraí.

Festival de Cinema de São Gonçalo acontece em setembro
A 3ª edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo acontece entre os dias 11 a 14 de setembro, das 13h às 21h, com entrada gratuita e sujeito à lotação de 300 lugares. Durante o evento, serão oferecidas ainda oficinas voltadas ao segmento audiovisual. A premiação acontecerá no dia 15 de setembro, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves.
Em 2017 durante a 2ª edição do Cine Tamoio, o festival recebeu 239 inscrições de 16 Estados, sendo 111 selecionados para concorrer a premiação. No mesmo ano o festival homenageou a atriz e cantora Zezé Motta pelos 50 anos de carreira da artista, que foi prestigiar o evento. Este ano o homenageado será o ator Milton Gonçalves.
O cineasta e idealizador do Cine Tamoio, Alberto Sena foi nomeado membro da Academia Brasileira de Cinema consagrando sua trajetória no audiovisual.  Serão exibidas produções de audiovisual com duração máxima de 30 minutos nas categorias: documentários, ficção, animação, indígena, LGBT, negra e gonçalense. A 3º Edição do Cine Tamoio acontece de 11 a 15 de Setembro, das 9h às 21h, na Rua Oliveira Botelho, 785 - Neves, São Gonçalo. Mais informações pelo e-mail: coletivopontecultural@gmail.com

Outubro Rosa une dança e poesia
Essa é a primeira chamada para o Evento Outubro Rosa Fest 2018, que será realizado no dia 21 de outubro, das 13h às 19h, no Teatro Carequinha, em São Gonçalo. Quando a arte fala em danças e poesias na ajuda à cura do câncer!
No dia do evento, os organizadores receberão doações como toucas e meias, que são muito importantes pois no interior do INCA faz muito frio.
“Esse ano será como um conto de fadas quando heróis e vilões juntos de mãos dadas por uma nobre causa. Aqui somos todos amigos  na luta contra o câncer”, afirma Celinha Nastenka Santiago a idealizadora do evento.
O evento acontece no Teatro Carequinha, que está localizado no interior do Colégio Ernani Farias, na praça de Neves, em São Gonçalo. O valor simbólico será de R$ 15,00 a serem convertidos em fraldas geriátricas. Maiores informações e doações: Tel.:. 21 9929 50417


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna.
Contato: Whats App: 96469.6388 Email.:  fabio-hartmann@hotmail.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Outubro rosa: Manhã de beleza no HUAP

Ação pretende levar autoestima as mulheres em tratamento contra o câncer
Em comemoração ao “Outubro Rosa”, pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) receberão no próximo dia 5 de outubro, a partir das 9 horas, uma manhã de beleza elevando assim a auto estima. A cabeleireira Milzana Azevedo e sua equipe trabalharão ao lado de profissionais do Prya, da Marize Tolezano, do Blue da Paula Murray e Werner, das proprietárias Claudia e Bianca Jacobina.
A intenção é levar um pouco de carinho e autoestima. O evento que foi idealizado por Rita Rivello (presidente da Achuap) visa mostrar a quase 40 pacientes que vale a pena viver, se cuidar e se sentir bem.
“É um momento difícil, e é normal que as pacientes não se sintam bem durante o tratamento. Tudo que lhes traga ânimo, eleva a autoestima e ajuda a passar melhor por esse momento”.
Durante o encontro, Milzana Azevedo e sua equipe irão oferecer dicas práticas de maquiagem, torço, perucas e brincos, que com a orientação dos profissionais aprenderão a se arrumar no dia a dia.
“É uma honra e um privilégio muito grande poder levar com meu trabalho, carinho e alegria para essas pessoas. Não é a primeira vez para mim, mas para as outras pessoas acho que será muito boa a experiência e para estas mulheres que participarão deste evento também, e para mim é uma enorme satisfação”, adianta Milzana Azevedo.
A ação Social será no prédio do HUAP, localizado na rua Marquês de Paraná, 303, no Centro de Niterói. Para maiores informações: 2621-0526.

domingo, 12 de outubro de 2014

Outubro Rosa

Palestras e exposições no mês dedicado à prevenção do Câncer de Mama

Uma das fotos da exposição "Scar Project" do fotógrafo
americano David Jay, em cartaz no MAC
Durante o mês de outubro, milhares de pessoas do mundo inteiro se unem numa só campanha para conscientizar a população da importância dos exames preventivos contra o câncer de mama, e lutar contra o avanço da doença. Na cidade de Niterói, diversas atividades estão sendo realizadas para chamar atenção sobre o tema. Um dos maiores símbolos da cidade, o Museu de Arte Contemporânea recebe a exposição “Scar Project”, do fotógrafo americano David Jay. O evento é realizado pela Fundação Laço Rosa, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana e patrocínio da Prefeitura de Niterói. A exposição acontece entre os dias 10 de outubro e 02 de novembro, e reúne 27 obras, dentre elas fotos de brasileiras que pela primeira vez participam da iniciativa.
O “Scar Project” nasceu a partir de uma experiência pessoal de David Jay, que trabalha como fotógrafo de moda há mais de 15 anos. A irmã de uma ex-namorada aceitou posar para ele mostrando o resultado da cirurgia de retirada de um dos seios. Daí em diante, outras centenas de mulheres foram clicadas e as fotos correram o mundo. Esta é a primeira vez que brasileiras posam como modelos do projeto.  
"Estou muito feliz com a oportunidade de apresentar para um número cada vez maior de pessoas fotos dessas mulheres tão corajosas. Espero que este trabalho seja instigante para o público no Brasil e que eles possam se envolver em um nível que ultrapasse a doença” afirma Jay. 
Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, comemora: “Foi incrível termos o David aqui, em agosto, fazendo fotos dessas mulheres vitoriosas. Certamente, com a exposição, muitas pessoas serão tocadas e convidadas a repensar sua atitude com a própria saúde e com questões sociais que envolvem a causa do câncer de mama. Queremos provocar este debate”.
Para a presidente da Niterói Mais Humana, Fernanda Sixel, apoiadora da iniciativa, a vinda da exposição é importante para Niterói: "O MAC é um símbolo de Niterói. Tê-lo abraçando o Scar Project é uma grande satisfação. Tenho a convicção de que este trabalho provocará um debate sobre o câncer de mama, despertando para a importância da realização dos exames preventivos, além de transformar posturas, ajudando a derrubar preconceitos e a criar uma cidade, uma sociedade mais humana e sensível".
O Scar Project busca alertar para a detecção precoce do câncer de mama, além de ajudar jovens que passaram por este momento a encarar suas cicatrizes por um novo ângulo, uma nova lente. Desde o início do projeto, mais de cem mulheres em vários países já foram clicadas. A curadoria da exposição é do fotógrafo David Jay e de Luiz Guilherme Vergara, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingresso a R$ 10,00, e entrada gratuita às quartas-feiras.


A Câmara de Vereadores de Niterói também aderiu à campanha: a fachada do histórico prédio do Poder Legislativo tem, durante todo o mês de outubro, suas luzes trocadas por rosa, para chamar a atenção das mulheres sobre o tema. No dia 6, foi realizada uma palestra aberta à população sobre a prevenção ao câncer de mama, dirigida por Thereza Cypreste de Miranda, médica voluntária da Associação dos Amigos da Mama (Adama) e da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Outro local que se “coloriu” de rosa durante o mês de outubro é a Maternidade São Francisco. Pela primeira vez, a unidade terá a sua fachada iluminada pela cor que representa a luta contra o câncer de mama, e conta com uma série de palestras com profissionais do setor com o intuito de alertar para a prevenção da doença.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Outubro rosa é celebrado em Niterói


 
A Câmara de Vereadores de Niterói adere à campanha 
O mês de outubro é cor de rosa: mulheres, médicos e sociedade civil de todo mundo reúnem-se para um mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge milhões de mulheres da população mundial. Tendo em vista isto, a ADAMA – Associação dos Amigos da Mama de Niterói – ONG com 17 anos de atuação na cidade -  promove uma série de eventos para sensibilizar a população sobre este tema. Com o título “Uma questão de ser Mulher”, a programação diversificada, que engloba rodas de conversa, palestras, caminhadas, lançamento de calendário, e alguns pontos importantes da cidade – tais como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – ganham uma iluminação cor de rosa para “vestir a camisa” da campanha.
 Dra. Thereza Cypestre e amigos da ADAMA no Bistrô MAC
Dentre as próximas atividades previstas estão a palestra “Câncer de Mama na Gravidez, ele existe?”, ministrada pela dra. Thereza Cyspreste, mastologista e fundadora da ADAMA, que será realizada no dia 11, às 9h, na Policlínica Regional  do Fonseca. No dia 17, no Shopping Icaraí, haverá a distribuição de rosas na ação intitulada “Você aceita uma rosa rosa?”, e orientações de prevenção ao câncer de mama. No dia 20, a partir das 12h haverá panfletagem feita por ex-pacientes “vitoriosas” e um almoço “rosa choque” promovido pela Capela São Pedro, em Jurujuba, com bobó de camarão.
         Já na semana do dia 21, haverá também o projeto “Educando o educador”, com a capacitação de professores da Rede Pública Municipal sobre o tema Diagnóstico Precoce em Câncer de Mama. O evento será realizado na Associação Médica Fluminense – patrocinadora da formação – e conta com a parceria Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Saúde. Para conhecer o calendário completo de atividades, basta acessar: wwww.adama.org.br.