Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de junho de 2020

"A Liga" promove debate aberto sobre Saúde

Chico Dangelo, médico e deputado federal

Nesta segunda-feira, dia 29 de junho, às 19h30, acontece um debate dos ativistas ‘A Liga’ sobre o tema ‘Saúde da Cidade’. Na oportunidade estarão presentes: Everton Ferreira, médico de família e comunidade, Lígia Bahia, professora da UFRJ e especialista em saúde pública e Chico Dangelo, médico e deputado federal (PDT/RJ). O encontro poderá ser assistido no Facebook @aligario2020.

“Nessa crise e em um contexto em que o chefe do Executivo presta um grande desserviço à nação, menospreza o poder destrutivo da COVID-19 e a dor das famílias enlutadas e sem emprego, é fundamental que ocupemos todos os espaços de diálogo com a população. Por isso, acredito que um debate com duas figuras muito qualificadas como o Doutor Everton e a Professora Ligia Bahia é ainda mais valioso neste momento”, ressalta Chico Dangelo.
O evento será transmitido ao vivo pelo facebook @aligario2020 .

quinta-feira, 19 de março de 2020

Quantos idosos você convenceu a ficar em casa hoje?


Por Luana Dias

(foto Luana Dias/arquivo Jornal Casa da Gente)
Meu pai tem 77 anos, e - apesar de relutar - faz parte da população de idosos cada vez mais crescente no Brasil. Além disso, é hipertenso e tem problemas cardíacos, o que o coloca oficialmente no grupo de risco de contaminação por coronavírus (e morte). Eu tenho 37 anos; sem doenças pré-existentes, saudável e em idade "ativa", ou seja, a princípio, sou menos vulnerável ao vírus. Por isso, chamo aqui para a conversa outros adultos que, como eu, possam fazer a diferença na vida de um idoso durante este período de quarentena.
Segundo os dados da Secretaria Municipal do Idoso, há 96 mil pessoas maiores de 65 anos vivendo em Niterói, numa população de quase 500 mil habitantes. Muitos deles vivem sozinhos, ou acompanhados de seus conjugues - também idosos. Então, é bem provável que na sua vizinhança ou família tenha algum idoso precisando - e merecendo - atenção especial neste momento. Em primeiro lugar, para convencer a uma pessoa idosa a ficar em casa, é necessário duas palavrinhas: paciência e insistência.
Paciência para explicar diversas vezes - e de diversas formas possíveis - a gravidade do momento, com linguagem simples, direta e - se possível - fazendo referências próximas à sua realidade. Um caso suspeito ou confirmado na sua cidade de residência, ou mesmo a duas quadras de sua casa talvez seja mais eficaz para convencê-lo a se isolar, do que evocar o número de mortos e doentes na Itália ou na Espanha.
Idosos utilizando os serviços bancários
(foto Marcos Santos/USP Imagens)
Agora, vamos ao fator insistência. Não se engane: manter um idoso quietinho em casa não é tarefa fácil. A maioria deles são bastante apegados à sua rotina: desde pequenas compras - do pãozinho fresco ao cabeleireiro - a passeios no quarteirão, cafés, bares, farmácias, banco, tudo é motivo pra dar aquela "saidinha". Mesmo sabendo do "perigo" de contágio, algumas pessoas mais velhas, por viverem sozinhas, não vêem outra escolha senão, aparentemente seguir normalmente suas vidas. Nestes casos, se a gente se limitar ir às redes sociais e repetir #fiqueemcasa ou criticar a atitude dos velhinhos que vemos ainda teimosamente perambulando pelas ruas, não adianta. Pior ainda se os entupimos de vídeos, fotos e textos por whatsapp, aumentando a probabilidade de estar espalhando pânico e fake news para esta população.     
Ter em mente as questões de mobilidade e o perfil psicológico/psiquiátrico de um idoso é também muito importante: sabemos que com a idade, chegam com mais freqüência problemas de saúde que levam ao comprometimento das capacidades físicas e/ou intelectuais ou ainda a distúrbios de comportamento: AVC, confusão mental, Alzheimer, demência,  esquizofrenia, bipolaridade, ou mesmo ansiedade e depressão, a lista é extensa. Tais sintomas são agravados em situação de reclusão, então a atenção (e PACIÊNCIA, sempre bom frisar), precisa ser redobrada. Pais e responsáveis de pessoas com deficiência também devem estar enfrentando as mesmas dificuldades neste período, mas isso seria assunto para um outro artigo.
Neste momento de isolamento social, opte por ações que podem realmente ajudar a manter uma pessoa idosa em casa: fazer uma ligação, e conversar durante 10 minutos, ou mesmo duas horas - dependendo de sua disponibilidade - com alguém idoso que faz parte da sua rede de contatos: desde aquela tia de segundo grau, até a sua sogra, passando pelo vizinho do 1301 - já alivia e faz passar o tempo.
Dispor-se a fazer as compras, ou ainda ajudá-lo a resolver um problema, evitando que saia de casa - como vimos nos ótimos exemplos de cartazes e bilhetinhos que viralizaram nas redes sociais - também é uma ótima iniciativa. Evitando - claro - abraços e beijinhos, e lembrando sempre de lavar bem as mãos ou usar álcool em gel.
E o mais importante: lembrar que esta "batalha" é mesmo um dia após o outro: se puder oferecer seu apoio e atenção de forma constante, ou ainda criar uma rede de afeto e relacionamento que se reveze, com objetivo de monitorar o idoso, melhor ainda.  
Estes são gestos e atitudes que podem fazer com que a pessoa idosa consiga controlar sua ansiedade, mas também afugentar um outro "fantasma" ao qual ela tem muito medo - talvez mais ainda até do que do coronavírus: a solidão. Daí, o combate mais eficaz seja feito com ações - pequenas ou grandes - de solidariedade.   

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ministério da Saúde quer acabar com os boatos em saúde


Por Christian Jafas

Quem nunca recebeu uma mensagem nas redes sociais com dicas de saúde ou alertando para alguma epidemia? As notícias falsas chamadas de fake news, que aparecem no nosso dia a dia, são uma nova forma de boataria disfarçada de jornalismo. Nem sempre é fácil perceber se a notícia é verdadeira ou falsa e muitas vezes fazemos a “corrente correr” sem perceber o mal que isso pode gerar, ainda mais em se tratando de saúde pública. Em 2016, no auge da recente epidemia de Zika a enxurrada de notícias desencontradas levou pânico à população e fez os especialistas em saúde redobrarem os esforços com a comunicação e a informação. A polêmica sobre a vacina da febre amarela foi outro exemplo de boataria nas redes sociais que teve reflexo na baixa adesão à campanha no início deste ano.

Para tentar combater as fake news sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de celular exclusivo para verificar a veracidade das notícias sejam elas em texto ou imagem. Basta adicionar o número (61) 99289-4640 no aplicativo WhatsApp do seu celular para ter acesso às informações. Segundo Ugo Braga, diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, as fake news são como uma praga e “no caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”.

“Saúde sem Fake News” é um canal exclusivo e oficial para auxiliar a população a desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras. As notícias recebidas e analisadas pela equipe do ministério ficarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos demais perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. Essa é uma informação que você pode passar para frente. Adicione (61) 99289-4640 no seu celular e divulgue para amigos e familiares. 

Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde


Assista ao vídeo de lançamento:

 



quarta-feira, 13 de junho de 2018

Marinha abre 177 vagas para profissionais da saúde

A Marinha publicou três editais para profissionais de nível superior da área de Saúde. O primeiro é destinado a médicos, com o total de 154 vagas, em diversas especialidades, 12 vagas para Cirurgiões-Dentistas e mais 11 para Enfermeiros, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos e Nutricionistas. As inscrições começam nesta quarta, dia 13 de junho, e vão até dia 27 de junho.
São 177 vagas destinadas a ambos os sexos, brasileiros com menos de 36 anos (no dia 1º de janeiro de 2019) e que tenham  concluído o curso superior relativo à profissão a que concorrem, dentre outros requisitos previstos em edital. A taxa de inscrição é de R$ 120,00  e o pagamento poderá ser realizado até o dia 3 de julho.
Os médicos interessados em fazer o concurso devem ficar atentos, pois existem vagas  no âmbito nacional e regional. No segundo caso, deverão obrigatoriamente possuir o Certificado de Residência Médica ou Certificado de Título de Especialista na especialidade para a qual concorrem.
O concurso para médicos, no âmbito nacional, traz 131 vagas em especialidades tais como: Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia/Metabologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, dentre outras. Já para o concurso regionalizado, são 23 vagas.
As vagas para Cirurgião-Dentista são em várias especialidades (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-facial, Dentística, Ortodontia, Patologia Bucal e Estomatologia, Prótese Dentária e Radiologia). Já as vagas para Apoio à Saúde contemplam as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição.
Os aprovados e classificados farão o Curso de Formação de Oficias (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. Após a aprovação no CFO, no final de 2019, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração de cerca de R$ 11 mil. Mais informações no site oficial de Seleção do Pessoal da Marinha.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Febre amarela: vacinação e estado de alerta

O ano de 2018 iniciou com a população se dirigindo aos postos de saúde em busca pela vacinação contra a Febre Amarela. No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde anuncia para o próximo sábado, dia 27 de janeiro, a partir das 9h, o Dia D de vacinação , onde todos os 92 municípios do estado irão participar.A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou na quarta-feira, dia 17, um Boletim Epidemiológico, que confirma a morte de um macaco diagnosticado com febre amarela em Niterói. Um laudo, após análise da Fiocruz confirmou o diagnóstico.  Esta é a primeira morte de macaco vítima da doença confirmada no estado do Rio, em 2018. 
De acordo com a secretaria, objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela Secretaria de Saúde e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.
Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde informa que há 38 pontos de vacinação na cidade. A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a vacina sempre esteve disponível na rede municipal de Saúde, mas desde março de 2017, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado e destacando duas equipes volantes para vacinar a população.
“Só em 2017, o Município aplicou mais de 190 mil doses da vacina contra febre amarela. É importante a população observar todos os pontos de vacina, já que temos presenciado algumas unidades, como a de Santa Rosa/Vital Brazil e a de Itaipu, com uma procura muito grande, enquanto outras estão mais vazias. Pedimos também para aqueles que tem um horário mais flexível, comparecerem às unidades na parte da tarde, período com menor demanda”, aconselha a secretária.
A população de Niterói pode se vacinar de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município. Confira a lista dos 38 postos de vacinação em Niterói.
Contraindicação
A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defes, assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante  pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; crianças menores de seis meses de idade; crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra FA. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.
Transmissão e Sintomas
Há duas formas de transmissão de febre amarela: silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus, mas se diferem pelo vetor de transmissão. A forma urbana é transmitida pelo Aedes aegypti. Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, insetos de hábitos estritamente silvestres. Quando o mosquito pica um macaco ou uma pessoa doente, que está com febre amarela, ele torna-se capaz de transmitir o vírus.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

Os macacos não são os culpados

Os macacos não são os vilões dessa história. Ao contrário, para biólogos e profissionais da área de vigilância, são considerados um importante sinal de alerta: se esses animais começam a morrer, é hora de iniciar as medidas de precaução. A chamada vigilância de epizootia (quando a doença se dissemina por uma comunidade animal, em grande número de casos) é uma estratégia adotada para perceber a ocorrência do adoecimento e da morte desses animais e, a partir daí, iniciar a vacinação da população da região. Os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela; a doença é transmitida através da picada de mosquitos.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Recorde em academias mostra cuidado com a saúde

Com mais de 140 academias de ginásticas funcionando, espalhadas por toda a cidade, o niteroiense prova que cuida do corpo e por extensão da saúde.
Responsável pelas academias instaladas nos clubes, Português e Central, o professor Paulo Hage, acentua que o hábito de “malhar” é uma constante em quem reside no município.
Como prova afirma, no Português estou há 36 anos e no Central há 30. Minha clientela atinge todas as faixas etárias, assim como ambos os sexos. “Tenho frequentadores que atravessam gerações, tornando-se a atividade física uma prática constante”.
Outra academia tradicional em Niterói é a Aquafish, tendo a frente Jorge Alberto, tratado carinhosamente por Beto. “Cuidar do corpo não é vaidade, é uma necessidade, pois além de manter a forma física, consagrará a saúde”, enfatiza.
Super equipada as academias fazem de Niterói o município, proporcionalmente, mas bem aparelhado do país.

Tudo começou em 70

No fim da década de 70 (por volta de 1979) surge a academia Hage, que junto com algumas outras academias, foram as responsáveis pelo "boom" da aeróbica na década de 80. Algumas academias, já se foram, como Plena Forma, Ativa, Vida Útil e, inúmeras outras que, comandadas por profissionais com formação acadêmica em educação física, muitos desses professores seguiram os caminhos de personal, alguns com studios partiram para outras atividades ou outros segmentos. De lá para cá, muita coisa mudou.
Antigamente uma sala de musculação era dominada mais pelo público masculino, o que não ocorre nos dias de hoje, onde temos uma grande quantidade de pessoas do sexo feminino, tentando melhorar seu condicionamento, sua qualidade de vida ou, simplesmente aumentando ou melhorando seu tônus muscular. Vale ressaltar que é imprescindível o exame médico. Hoje a academia Haje, que no alto dos seus 36 anos de existência e funcionando no mesmo bairro e local (Clube Português) além de oferecer um trabalho com profissionais formados, dispõe de sala de musculação, cardio, alongamento, hidro, natação para todas as idades (bebes, crianças, jovens adulto e 3º idade) ainda com seu mais novo projeto, lançado no início do verão do ano passado, que e o circuit training pró, que acontece todos os sábados, em uma área de mais de 400m 2 de grama sintética. O educador físico tem uma responsabilidade maior, já que, nos dias de hoje, a procura pelos centros de atividades físicas, são reconhecidamente eficazes e benéficos e, com indicativos médicos para melhora da qualidade de vida. Lembre-se: você quer praticar atividade física orientada procure uma academia com tradição, e respeito aos seus princípios individuais.


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Casa da Gente - Novembro de 2015

Leia e baixe a edição completa do jornal CASA DA GENTE de novembro de 2015. Para ver e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI
















E para ler e baixar a edição completa do suplemento CLUBES, basta clicar AQUI

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Maricá inicia projeto destinado a pacientes hipertensos

Acupuntura em Maricá (foto divulgação)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Maricá, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou, em janeiro, o projeto Acupuntura para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto não é emergencial e faz uso de terapia de acupuntura a laser.
Qualquer morador do município pode participar. Vale destacar que o projeto é destinado a pessoas hipertensas, que façam uso de medicamentos, mas mesmo assim não conseguem manter a pressão em limites inferiores a 14x9.
O projeto, que teve início na unidade de saúde de Ponta Grossa, começa também no dia 20 de janeiro, no posto de Saúde de São José. Para participar, é necessário agendar pelo e mail pesquisaacupunturamarica@hotmail.com ou ir diretamente às unidades de saúde. A chamada é por ordem de inscrição. Na ocasião, o paciente precisa levar a última receita médica e o documento de identidade. Os pesquisadores farão uma avaliação para identificar se a pessoa pode ou não realizar o procedimento (acupuntura sem agulhas associada ao uso de medicamentos já prescritos pelo médico). 
Durante o tratamento haverá monitoramento da pressão para que no final se possa verificar se houve redução com a intervenção da acupuntura associada ao medicamento ou se a técnica não teve resposta para o paciente. Serão seis encontros iniciais. “A partir do sexto atendimento começaremos a programar outras atividades que possam servir como terapia complementar”, explica Raphael. 
Ainda segundo o coordenador, a acupuntura é realizada através do aparelho Cosmotron, que não causa dor, não traz choque ou sensação que cause desconforto ao paciente. “Ele é um laser de luz branca, de baixa intensidade, não agride a pele, nem aos tecidos e não tem contraindicação. É extremamente seguro”, afirma Raphael, que ainda comenta a diferença para a acupuntura feita com agulhas. Segundo ele, a agulha oferece a sensação de dor, pois provoca estímulo doloroso no ponto onde está inserida. “O laser não é assim”, diferencia Raphael.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Verão: muita diversão e cuidados com a saúde

Verão marcado por altas temperaturas (foto Luana Dias)
O verão 2015 chegou com temperaturas máximas em todo o Brasil e por isso, é necessário ter cuidados redobrados também com a saúde, principalmente com a pele e a hidratação do corpo. Época de férias e diversão em família, é possível encontrar diversas programações especiais.
Pinguins invadem o Boulevard Shopping, em SG
(foto divulgação)
No Boulevard Shopping São Gonçalo, os Pinguins de Madagascar chegaram para refrescar o verão da criançada em um grande evento infantil para toda a família. A ação, que será realizada até o dia 8 de fevereiro, é voltada para crianças até os 12 anos e acontece sempre das 14h às 20h, na Praça de Eventos, no 1º piso. Em um espaço interativo com recreadores as crianças podem brincar em uma piscina de bolinhas e em uma mesa de pintura, jogar vários tipos de jogos e até radicalizar em uma pista de hóquei.
Já o Plaza Shopping recebe o evento “Star Wars Experience”, que está pela primeira vez no município. O espaço, com diversas atrações para crianças, é inspirado na saga Star Wars, criada por George Lucas, e na série Star Wars Rebels. O evento vai até o dia 14 de fevereiro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 13h às 20h
No Plaza Shopping, os fãs de Star Wars realizam seus sonhos
(foto divulgação)
Os participantes podem se tornar um verdadeiro Jedi em uma academia de treinamento que ensinará a manusear um sabre de luz. Ao final, quem passar por lá, pode mostrar as suas práticas para o arquirrival Darth Vader. A academia de Jedi funcionará de acordo com o horário de funcionamento do shopping, serão de 8 a 12 alunos por vez e é necessário retirar uma senha no balcão de atendimento do evento.
Outra atração é a chuva de meteoros que consiste em um simulador que criará a experiência de atravessar o espaço sem ser atingido pelas rochas. Em um piso inflável, as crianças terão a sensação de estarem flutuando em meio à Galáxia. Os fãs adultos também têm a diversão garantida no Plaza Shopping. Entre os dias 20 e 25, a Rede Cinemark exibe com exclusividade no Plaza Maratona de Filmes Star Wars. Os seis filmes da saga criada por George Lucas serão apresentados um por dia, sempre às 21h.
Peça "O despertar da minha vida" pela OST no
Teatro Eduardo Kraichete (foto divulgação)
Já a Oficina Social de Teatro (OST) organiza o “Festival de Teatro Verão no Palco”, Teatro Eduardo Kraichete. Na programação, no dia 22 de janeiro, a peça “O Despertar da Minha Vida”, com texto e direção de Amaury Lorenzo. A peça conta a história de uma antiga aluna que decide voltar ao passado e visitar sua escola, onde tudo começou.
Já no dia 29, é a vez de “O Ensaio”, com texto e direção de Irla Carina. A peça mostra o dia-a-dia de uma companhia teatral, seus erros e acertos, as dificuldades pessoais e o processo natural de trabalho de montagem. No dia 5 de fevereiro, o espetáculo “Paidégua” traz personagens tipicamente nordestinos, que dão vida a histórias bem contemporâneas.
No dia 12 de fevereiro, em “Um Quintal de Histórias”, peça de criação coletiva e direção de Erika Ferreira traz um reencontro familiar durante o aniversário de casamento de Nilda e Synésio. E para finalizar, no dia 26 de fevereiro, Zona Norte vem com uma trama de uma família brasileira, repleta de desejo, incesto, assassinato, amor, e muita hipocrisia. Todas as peças têm início às 19h30, e tem ingressos a R$40 (inteira) e R$20 (meia).
Saúde
Com as altas temperaturas chegando até 40°C e com sensação térmica de 50°C, não há quem resista a tanto calor. Para sobreviver nos dias intenso, a única solução é se hidratar. O corpo tende a transpirar para equilibrar a temperatura corporal. Dessa forma, o corpo acaba perdendo muita água e sais minerais. Se a reposição não for feita, o seu organismo passa apresentar sinais de desidratação como, dor de cabeça, tontura, boca seca, náuseas, queda de pressão, cansaço e até câimbras.

Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), a água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento. “Quem consome muitas verduras e frutas pode ingerir menos água, mas já aqueles que ingerem muito sal, sentem necessidade de ingerir mais líquido”, afirma.
Para não exagerar na quantidade de água, o nutrólogo recomenda fazer uma conta. “Por exemplo, um adulto saudável pode tomar cerca de 30 a 35 ml de água por quilo de peso. Um indivíduo de 70 kg deveria ingerir entre 2100 e 2450 ml de água por dia", ensina o nutrólogo.
Além da água, sucos de vitaminas também ajudam repor a quantidade de líquido perdido pelo organismo. “O excesso de sucos de frutas podem levar o aumento do peso devido ao açúcar, porém, se forem consumidos moderadamente não tem problema. Os chás também são aliados da hidratação e não tem calorias”, ressalta o Dr. André.
Durante a atividade física é importante ficar de olho na hidratação. A pessoa tende a perder mais rápido sódio e potássio e por isso é necessário ingerir líquidos. “A água não fornece os mesmos nutrientes de um isotônico, porém, já é suficiente para controlar a temperatura corporal durante os exercícios”, disse o nutrólogo.
Por outro lado, o isotônico contém carboidratos que ajudam a melhorar o desempenho nas atividades. “O isotônico é uma bebida esportiva indicada após os treinos para repor rapidamente os eletrólitos, como sódio e potássio”, esclarece o especialista.
E pra quem vai aproveitar a praia no verão não se esqueça do isotônico natural, a água de coco. “A água de coco também é indicada para repor os sais minerais, entretanto, quem tem hipertensão deve ter mais cuidado ao ingerir a bebida, pois ela é rica em sais”, recomenda o nutrólogo. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Câmara de Niterói aprova projeto que reduz ISS da área da saúde

A Câmara aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 56/2014, de autoria dos vereadores Beto da Pipa e Rodrigo Farah, ambos do PMDB, alterando o Código Tributário Municipal para reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) dos setores ambulatorial de saúde e assistência médica privada de 3% para 2%.
Também foi aprovada em primeira discussão e sem prejuízo das emendas a Mensagem-executiva 27/2014, que adequa a Área de Especial Interesse Urbanístico – AEIU – da ligação rodoviária Charitas-Região Oceânica às alterações introduzidas pelo Projeto TransOceânica por conta da construção do Túnel Charitas-Cafubá. Pelo novo traçado o túnel deve derrubar parte do Hospital Municipal Psiquiátrico de Jurujuba. Orçamento do Poder Legislativo para o ano de 2015, da ordem de R$ 54 milhões, também foi aprovado em primeira discussão.
Saúde
Foi realizada audiência pública para apresentação da prestação de contas da Fundação Municipal de Saúde, relativa aos dois primeiros quadrimestres do ano. A secretária de Saúde, Solange Regina de Oliveira, esteve presente ao lado de todo o primeiro escalão da pasta. Coordenada pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, contou com a presença dos colegas Tânia Rodrigues (PDT), Verônica Lima (PT) e Bruno Lessa (PSDB). Representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias também compareceram.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mais Saúde para Santa Bárbara

A Unidade de Saúde Dr. Adelmo de Mendonça e Silva, em Santa Bárbara, Zona Norte da cidade está de cara nova: as obras de reforma e ampliação das instalações foram concluídas e entregues à população. A reforma integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município. A unidade de Santa Bárbara passa a ter capacidade para atender 8 mil pessoas do bairro.
O posto conta com seis consultórios, que farão atendimento de clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia. O espaço conta também com de salas de grupo, de pré-consulta, de coleta, de curativo, de vacina, de nebulização e farmácia Inaugurada há 36 anos, pela primeira vez a unidade passou por obras. As intervenções vão melhorar as condições físicas para o atendimento à população e darão mais conforto aos profissionais de saúde que atuam no local.
Os serviços também foram ampliados. Serão oferecidos atendimentos psicológico, social e nutricional. Futuramente a unidade básica de saúde estará apta a trabalhar a atenção e prevenção do uso de álcool e drogas naquela região. O prefeito Rodrigo Neves destacou que o que a prefeitura vem fazendo na área de saúde é buscar prestar um serviço de melhor qualidade para a população de Santa Bárbara.


domingo, 12 de outubro de 2014

Correndo pela vida - Só se for para entrar no vestido à noite…

Por Ronaldo Arino

Final de inverno, Rio de Janeiro, sábado, 13 horas. Dia quente e ensolarado e uma moça vestida com agasalho de nylon e uma calça colante ao corpo corria pela ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Primeira coisa que pensei: “só se for para entrar no vestido à noite”. Por puro desconhecimento esta atitude é prejudicial à saúde, podendo ter como consequências uma desidratação e/ou uma hipertermia.
Este artifício é muito utilizado, por exemplo, pelos lutadores de boxe quando da pesagem oficial que antecede as lutas. Para se manterem dentro do peso de suas categorias fazem exercícios nos dias anteriores com casacões de nylon para emagrecerem rapidamente. Este emagrecimento não é saudável porque se dá as custas de perda de água.
A prática de atividade física em ambientes com altas temperaturas é extremamente comum em nosso país. No verão, mesmo nos horários mais amenos, ao amanhecer, os termômetros já estão marcando temperaturas altas. Imaginem correr no horário do almoço em qualquer estação no Rio de Janeiro. “É dar sorte para o azar”, concordam?
O nosso corpo precisar “respirar” e, desde que se utilize a vestimenta adequada podemos suportar as temperaturas altas melhor porque permitimos que ele utilize todos os mecanismos fisiológicos de perda de calor. Um desses mecanismos é o de perda de calor por evaporação.
Quando fazemos alguma atividade física o nosso metabolismo aumenta, com consequente aumento da temperatura interna. Na realidade, o nosso corpo não suporta grande variações de temperatura. Internamente ela corre na faixa entre os 36 e 40°C. Acima disso pode ocorrer uma hipertermia, que se não for tratada a tempo, pode ser fatal. Abaixo dos 36° já corremos risco da hipotermia que, da mesma forma, também é grave.
Portanto, esta temperatura produzida em nosso organismo tem que dele sair de alguma forma, se não corremos risco de ter uma hipertermia e desidratação graves. São utilizados quatro mecanismos para atingir este objetivo:
Irradiação – todos os corpos fornecem calor para aqueles com temperatura mais baixa através de ondas eletromagnéticas;
Condução – é a perda de calor para outros corpos que estejam em contato, como as roupas utilizadas durante a prática do exercício físico e as molecular de ar que rodeiam o corpo do atleta;
Convecção - é a remoção de calor através da corrente de ar. Quando praticamos uma atividade física o deslocamento faz com que entremos em contato sempre com novas partículas de ar, ainda não saturadas, permitindo uma troca contínua da temperatura corporal com as moléculas de ar.
Evaporação - é o fenômeno em que átomos e moléculas em estado líquido (suor) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Este mecanismo é mais facilitado em dias que a umidade relativa do ar não esteja muito alta, já que, nesta situação, menos partículas de ar estarão suturadas, possibilitando a troca de calor, assim como roupas que expõe a transpiração possibilitando a sua evaporação.
Então amigos, o que poderia pensar depois disso tudo sobre aquela moça? Só se fosse para entrar no vestido à noite e poder ir na festa tão esperada, sem saber que importantes consequências à sua saúde poderiam ocorrer.
  • Use roupas adequadas para a prática de atividade física, aquelas que permitem que o suor entre em contato com o ar ambiente e se evapore;
  • Durante os treinos e provas beba de 100 a 200 ml de água cada 15 min ou em todos os posto de hidratação.
  • Em treinos e provas maiores de 10 km ou 1h de duração, beba 200 ml de isotônico a cada 15 ou 20 minutos para repor o sódio perdido com o suor.
  • Sempre que possível observe os outros corredores, preste e solicite ajuda quando necessário.
  • Realize atividade física sempre com orientação profissional.
  • Use sempre óculos escuros.
  • Use o protetor solar e o boné.
  • Respeite o seu corpo e aprenda com os sinais que ele lhe dá.

Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como combater os piolhos

A capa do livro lançado pela Editora da UFF
(foto: reprodução/divulgação)
Audiolivro tira dúvidas sobre antigo parasita do homem
        
Muitos equívocos ainda existem sobre as formas de infestação por piolhos. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, sua proliferação não está, necessariamente, associada à falta de higiene e sim à possibilidade de transmissão de um indivíduo para outro. Eles não voam porque não têm asas. Não pulam porque não possuem patas adaptadas para isso. O que são, os tipos que existem, como são transmitidos e os tratamentos para eliminá-los, entre outras informações, encontram-se em Contando a história dos piolhos, audiolivro publicado pela Editora da UFF, que será lançado hoje (1/10), às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói).

Perigo escondido no capacete 

O piolho só é transmitido através do contato entre pelos, no caso dos mamíferos, ou entre penas, no caso das aves, entre os nossos cabelos ou corpos, ou ainda através dos objetos. Portanto, uma vez que tenha infestado uma pessoa, o piolho pode ser transmitido para outra por meio do abraço, quando usam a mesma toalha, roupas de cama ou o mesmo pente, boné ou tiara e também o capacete de uma mototáxi.

Criado pelos biólogos Neuza Rejane Wille Lima, Suzete Araújo Oliveira Gomes e Philipe Marinho Ferreira, o audiolivro busca atingir o público formado por crianças, jovens, pais e responsáveis, professores, profissionais das áreas de educação, saúde e ciências biológicas, além dos deficientes visuais.
 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Coluna Correndo pela Vida - Caminhar é um bom começo

Dr. Ronaldo Arino
Caminhar é uma atividade física que os seres humanos sempre fizeram, antes mesmo de saber os seus benefícios para a saúde. Por ser uma atividade aeróbica, melhora a função cardiorrespiratória, provoca perda de peso, tonifica o corpo e melhora a auto-estima. Além disso, é de fácil realização, não requerendo locais específicos para a sua prática e peças de vestuários sofisticadas, a não ser um tênis apropriado de acordo com o tipo de pisada.
Entre os diversos benefícios, o hábito de caminhar melhora função cardiorrespiratória e o condicionamento físico; provoca perda de peso; diminui a circunferência abdominal; fortalece os músculos da perna e os glúteos; reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicérideos no sangue; diminui a incidência de doenças (cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse); melhora a auto-estima; e melhora o humor.
No entanto, mesmo sendo uma atividade considerada leve, é importante antes de iniciá-la procurar um médico para um exame detalhado. Pessoas sedentárias e obesas, que quase nunca procuram um médico para exames de rotina, são as que correm mais risco. A ida ao médico também é importante para a definição do tipo de atividade ideal para aquele indivíduo especificamente. Tenho visto coisas erradas nas pistas de corrida como, por exemplo, pessoas que estão muito acima do seu peso praticando corrida, o que é ruim para a saúde das suas articulações.
Outras caminham com um tênis inadequado ou até mesmo com sapatos que podem levar a dores nas pernas e na coluna lombar. O tênis deve ser de acordo com o tipo de pisada, que pode ser supinada, pronada ou neutra. Por isso é importante, antes de se adquirir o tênis, saber o tipo de pisada e ter um adequado. Além disso precisam ter um bom sistema de amortecimento.
Para quem está parado há muito tempo a caminhada pode ser um bom começo, mas, lembrem-se, caminhar não é passear. Para atingirmos os objetivos referentes à saúde, é importante que durante a sua prática a frequência cardíaca (FC) atinja 55% a 65% da frequência cardíaca máxima (FCM). O uso de um frequencímetro é importante para que possamos monitorar a FC durante a atividade. Calcular a FCM é fácil, utilizando-se a seguinte fórmula: FCM = 220 – idade. Se tiver 50 anos a sua FCM será 170. Para a caminhada surtir o efeito desejado, nesse caso, a FC deve-se manter durante o exercício entre 93,5 e 110,5.
O frequencímetro é um relógio “sofisticado” que vem acompanhado por uma cinta que deve-se colocar no tórax, provida de um sensor que capta os batimentos cardíacos e envia as informações para o visor do seu “relógio”. Quando se deseja obter só estas informações, existem modelos simples e baratos.
Caminhar de 40 a 60 minutos por dia já é um excelente exercício aeróbico, ajudando também no fortalecimento muscular dos membros inferiores, fator fundamental na prevenção de quedas em pessoas idosas, além de contribuir para o fortalecimento ósseo e prevenir a osteoporose. O ideal seria a intercalação de atividades aeróbicas (caminhada é uma delas) e atividade de força (musculação), sabendo que a atividade física regular é aquela que se faz na maioria dos dias da semana, pelo menos 3 a 4 vezes.
Comece devagar e vá aumentando o seu ritmo gradativamente, de acordo com a melhora do condicionamento físico. É uma coisa natural e o seu corpo, no momento certo, vai pedir mais. Obedeça o seu corpo, sempre, pois em muitas situações ele vai pedir o contrário: “diminua o ritmo”.
Tenha objetivos a serem alcançados, sejam eles relacionados à estética, à saúde, a melhora do seu condicionamento ou, até mesmo, alçar voos mais altos partindo para as corridas em distâncias curtas ou chegar a uma meia maratona. Seu corpo vai lhe dizer quando é a hora. Faça dessa forma e se sinta muito mais feliz!
Técnica – os 7 mandamentos para uma boa caminhada
  1. Uma pisada correta é fundamental que vai depender muito de um tênis apropriado;
  2. Impulsione o corpo para a frente usando os glúteos e os músculos da parte posterior da coxa;
  3. Mantenha as costas e abdome firmes e contraídos;
  4. Dobre o cotovelo em 90º e faça o movimento a partir dos ombros;
  5. Não deixe o corpo girar na cintura;
  6. Alongue-se, principalmente após as caminhadas;
  7. Hidrate-se bem.


Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br