Mostrando postagens com marcador São Gonçalo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador São Gonçalo. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de junho de 2020

São Gonçalo: vacinação contra gripe vai até o dia 30


A campanha de vacinação contra a gripe Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho, em São Gonçalo. A Secretaria de Saúde do município reitera a importância da imunização para os grupos prioritários. Nesta terceira fase, o foco são crianças, grávidas e puérperas. Até o momento, a vacinação ainda não atingiu 50% da meta estipulada.

A terceira fase da campanha tem por objetivo vacinar cerca de 90% das crianças, grávidas e puérperas. Até o momento, apenas cerca de 20% das crianças foram vacinadas, assim como 30% das grávidas e 40% das puérperas. Este número é inferior ao estimado e a vacinação contra a gripe Influenza é necessária para resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, já que ela pode atingir o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de novas doenças.

Segundo o coordenador do Programa de Imunização do município, Rafael Vidal, a vacinação é essencial para as crianças e grávidas e apesar da campanha para a vacinação, os números continuam baixos.

“É importante que todos se vacinem, principalmente as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, que são mais acometidos pela gripe. Queremos que cada grupo tenha pelo menos 90% de cobertura, as grávidas e crianças são muito vulneráveis à gripe influenza e até o momento, não conseguimos atingir nem a metade da meta que foi estipulada”, declara.  

A vacina contra a gripe Influenza está disponível em todos os 71 pontos de vacinação do município de 8h às 17h. Confira a lista completa com os locais de vacinação:


Polo Sanitário Washington Luiz Lopes – Zé Garoto; USF Getúlio Vargas – Brasilândia; USF Juvenil Francisco Ribeiro – Engenho Pequeno; USF Armando Leão Ferreira – Morro do Castro; USF Madre Tereza de Calcutá – Estrela do Norte; UBS Haroldo Pereira Nunes – Porto Novo; USF Bocayuva Cunha – Gradim; UBS Robert Koch – Porto da Madama; USF Wally Figueira da Silva – Rocha; USF Barbosa Lima Sobrinho – Porto da Pedra; USF Bento da Cruz – Porto Novo; USF Ana Nery – Gradim; Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes – Santa Catarina;

Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel – Porto do Rosa; USF Alberto Farah – Mutuapira; USF Mahatma Gandhi – Jardim Califórnia; USF Alexander Fleming – Boaçu; USF Carlos Chagas – Fazenda dos Mineiros; USF Neuza Goulart Brizola – Palmeiras; USF Davi Capistrano Filho – Recanto das Acácias; USF Itaúna; USF Porto do Rosa; USF Albert Sabin – Itaoca; USF Jair Abrantes – Boa Vista; USF Mutuá; USF Mutuaguaçu; USF Leoncio Correa – Fazenda dos Mineiros;

Polo Sanitário Hélio Cruz – Alcântara; USF Irmã Dulce – Trindade; USF Tancredo Neves – Luiz Caçador; USF Bandeirantes; USF Oswaldo Cruz – Amendoeira; USF Adolfo Lutz – Pacheco; Clínica Municipal Gonçalense – Mutondo; USF Josyandra Mesquita – Colubandê; PAM Coelho;

Polo Sanitário Rio do Ouro; UBS Santa Izabel; UBS Doutel de Andrade – Maria Paula; UBS Hiparco Ferreira – Engenho do Roçado; USF Manoel de Abreu – Eliane; USF Badger Silveira – Tribobó; Clínica Dr Zerbini – Arsenal; USF Luiza de Marilac – Novo México; USF Marechal Cândido Rondon – Colubandê; USF Emílio Ribas – Barracão; USF Almerinda; USF José Avelino – Tribobó; USF Vila Candoza; USF Flávio Henrique Brito – Jóquei; USF José Jorge Cortes Freitas – Itaitindiba; USF Marileia Cardoso – Jóquei;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima – Jardim Catarina; UBS João Goulart – Jardim Catarina; USF Jardim Catarina; USF Roberto Silveira – Bom Retiro; USF Santa Luzia; USF Largo da Ideia; Clínica da Família Marambaia; USF Floriano Barbosa – Jardim Catarina; USF Juarez Antunes – Laranjal; USF Luiz Paulo Guimarães – Laranjal; USF Aníbal Porto – Monjolos; USF Ary Teixeira – Bom Retiro; USF Louis Pasteur – Guaxindiba; USF Geremias Mattos Fontes – Bom Retiro; USF Elza Maria Borges – Santa Luzia; USF Agenor José da Silva – Jardim Catarina; PAM Neves.




Festival Virtual de Música está com inscrições abertas


A Secretaria Municipal de Educação e a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) criaram o "Festival Virtual de Música", onde todos poderão manifestar sua arte sem sair de casa. O festival se mantém solidário ao isolamento social e irá conectar alunos e professores à Orquestra Municipal,  pois irá estreitar as relações através da música.

"A arte musical sempre facilita a convivência e a aprendizagem. Vamos com este evento nos conectar mais, aprender mais, estimular a leitura e a escrita. A arte já conecta as pessoas, a diferença agora é que será virtual. Vamos unir alunos e família, professores e seus alunos. Todos pela música e com esta estratégia poderemos descobrir novos talentos", declarou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Nesta primeira etapa, todos que quiserem poderão participar de forma muito simples. Os interessados deverão realizar gravações com seus celulares, com ou sem acompanhamento musical, e enviar para OMSG pelo e e-mail festivaldemusicasg@gmail.com. Após o envio, que deverá acontecer até o dia 15 de julho, os músicos da Orquestra entrarão em contato para orientações e organização de um Mosaico Musical.


quarta-feira, 13 de maio de 2020

quarta-feira, 8 de abril de 2020

quinta-feira, 2 de abril de 2020

São Gonçalo tem processo seletivo para contratação de profissionais de saúde


Inscrições vão até quinta, dia 9 de abril, com salários que variam na faixa de  R$1600,00 a R$12.000,00

Buscando ampliar a cobertura assistencial à população em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de São Gonçalo publicou edital, nesta quinta-feira (2), para contratação em caráter emergencial de profissionais para atuarem na Rede Municipal de Saúde. O prazo inicial de duração do contrato é de seis meses.
Ao todo, serão oferecidas 426 vagas, distribuídas entre os níveis médio, médio-técnico e superior, com salários que variam entre R$1617,11 e R$12.000,00. Os cargos são para: assistente administrativo, enfermeiro, enfermeiro com especialidade em UTI, farmacêutico, fisioterapeuta com especialidade em UTI, técnico de enfermagem e médico.
A carga horária varia de acordo com a área de atuação, entre 12 e 44 horas semanais. Em alguns casos, esta carga poderá sofrer alteração, dada a necessidade do serviço e disponibilidade do profissional, sendo o salário base acrescido na proporcionalidade da variação.
Os contratos terão prazo estimado inicial de seis meses, podendo ser desfeitos antes disto, caso a necessidade excepcional e transitória que justificou a contratação deixe de existir.
O quantitativo de vagas não está limitado ao número inicialmente previsto no edital, podendo ser redimensionado continuamente, considerando que o número de leitos geridos pode ser ampliado sistematicamente de acordo com a demanda de atendimento.
Será utilizada análise curricular realizada pela comissão técnica para contratação, como forma de resguardar a isonomia e impessoalidade. Os candidatos que não forem selecionados dentro do número de vagas ofertado formarão cadastro de reserva e poderão ser convocados durante o prazo de validade do edital, que é de 180 dias, de acordo com a necessidade.


Processo de inscrição
A inscrição deve ser feita através do envio de currículos e documentos pessoais, no endereço eletrônico inscricoes.pmsg.rj.gov.br/login, até o dia 09/04. Não será cobrada taxa para os candidatos que quiserem participar do processo.

Considerando o risco aumentado de complicações para pessoas a partir de 60 anos, não serão aceitas inscrições de profissionais a partir dessa idade.

Documentação exigida
Identidade; CPF; diploma ou certificado de graduação, residência, especialização, para as funções de nível superior; diploma ou certificado de conclusão de ensino médio para as funções de nível médio;  diploma ou certificado de conclusão de curso técnico, quando for o caso; carteira profissional. 


Niterói: plano de restrição de circulação com municípios vizinhos a partir deste sábado


A Prefeitura de Niterói inicia o plano para reduzir a circulação com cidades vizinhas - São Gonçalo, Maricá e Rio de Janeiro. Nesta primeira etapa do planejamento, entre 4 e 18 de abril, será proibida a circulação de táxis de municípios  limítrofes e determinada a redução para 30% de ônibus intermunicipais no Terminal Municipal João Goulart. Hoje, o movimento já está reduzido a 45%. Serão montados pontos de bloqueio com agentes de trânsito e das forças públicas. Os caminhões e transportes de carga não sofrerão restrições para fazer entregas.

De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a medida é essencial para manter o isolamento social.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem, Niterói tem 62 casos confirmados, 16 hospitalizados, sendo 9 em Unidades de Terapia Intensiva, 22 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Município. A cidade registra um único morto e tem 23 recuperados.

“Serão duas semanas críticas de propagação do coronavírus. Precisamos diminuir a entrada de pessoas na cidade já que Niterói é a segunda cidade do Brasil com maior circulação diária, com aproximadamente 250 mil pessoas que não residem aqui.

Com esta primeira etapa do plano, vamos verificar a curva de expansão do coronavírus em Niterói e nas cidades vizinhas para eventualmente adotar as outras medidas propostas no Plano”, explica o prefeito. "O objetivo é manter a curva de expansão do vírus achatada, o que já vem ocorrendo em Niterói graças à conscientização dos niteroienses com o isolamento social e às medidas que a Prefeitura vem tomando para combater a pandemia".

Construção de hospital em São Gonçalo - Outra importante medida a ser implementada no combate à Covid-19 é o Projeto de Lei que será encaminhado nessa quinta-feira (2) à Câmara de Vereadores para ser votado que define o aporte financeiro de recursos da cidade para a implementação de um hospital em São Gonçalo.

“Vamos fazer um aporte de recursos no Fundo Estadual de Saúde para implantar um hospital de campanha com 200 leitos na cidade vizinha que conta com poucos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e baixa capacidade de investimento. O Governo de Estado entra com uma parte e nós com outra. Vamos prestar auxílio à cidade vizinha e evitar a sobrecarga dos hospitais públicos de Niterói”, ressalta Rodrigo Neves.

O prefeito destaca, ainda, que a cidade prossegue com ações como sanitização pelas comunidades da cidade e ruas de grande fluxo, entrega dos kits de higiene para famílias atendidas pelo médico de família (nesta quinta-feira (2) será a vez dos moradores do Morro do Estado, sexta (3) será na Engenhoca e segunda (6) em Nova Brasília) e a vacinação de idosos que já cumpriu 70% da meta e está suspensa até a próxima segunda (6) quando o Ministério da Saúde deve enviar nova remessa para que a Secretaria de Estado de Saúde repasse ao município. Nesse período, as pessoas que têm idosos acamados ou com dificuldades de locomoção podem enviar e-mail para vacinaidoso2020@gmail.com e solicitar a vacinação em domicílio.

Além disso, o Hospital Oceânico, referência no tratamento do Coronavírus, está sendo estruturado e ficará pronto no dia 10 de abril. A Prefeitura também já ampliou a oferta de leitos nas unidades de urgência da rede pública e adquiriu novas ambulâncias com UTI para dar cobertura à toda a cidade.


“Ressalto que toda estratégia que a prefeitura está fazendo coloca Niterói na vanguarda da luta contra o Coronavírus. Vamos manter o isolamento social até o dia 10 de abril para atravessarmos mais rápido essa pandemia e podermos retomar às nossas atividades. Nessa data, faremos uma reavaliação do ciclo epidêmico na cidade. Quero lembrar também que a janela aberta para serviços de mecânica e lojas de materiais de construção encerram nessa sexta-feira (3) e seguiremos apenas com os serviços essenciais abertos. Também peço que a população persevere no isolamento para mantermos a transmissão de forma mais lenta”, disse o prefeito de Niterói.

terça-feira, 17 de março de 2020

São Gonçalo: prefeitura abre concurso com mais de 2 mil vagas para Educação

A Secretaria de Educação de São Gonçalo (Semed) está com mais de 2 mil vagas - entre efetivos e cadastros de reserva - para o plano de carreira do Magistério Público Municipal e funcionários da Educação, com cargos disponíveis para nível fundamental, médio, médio/pedagógico e superior. O Instituto Selecon ficará responsável pelo certame. Os salários variam entre R$1.033,82 e R$1.672,10, de acordo com o cargo, assim como a carga horária, que vai de 16 a 40 horas semanais. A remuneração final pode perceber diversos benefícios, como adicional por tempo de serviço, adicional de produtividade, vale-transporte, função gratificada, entre outros. 
 
Os interessados devem se inscrever através do site da banca organizadora, no link www.selecon.org.br, até as 23h59 do dia 21 de abril. O valor da taxa varia entre R$35 (fundamental), R$55 (médio) e R$80 (superior), sendo o dia 22 de abril a data limite para o pagamento do boleto bancário. Os requisitos para isenção de taxa estão descritos em edital.
No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela lotação e exercício do cargo em um dos cinco polos do município, com exceção dos cargos de bibliotecário, nutricionista e professor supervisor educacional, cujas lotações se darão na sede administrativa da Semed ou conforme interesse público e conveniência da administração. 

Os exames objetivo e discursivo estão marcados para o dia 17 de maio, com divulgação de local e horário de aplicação das provas no dia 13 do mesmo mês. Os aprovados serão convocados para o exame de títulos, caso conste esta exigência no cargo disputado. O envio dos documentos nesta etapa deverá ocorrer no dia 12 de junho e, no dia 26 do mesmo mês, será divulgado o resultado.

O concurso é válido por dois anos, após homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Todo conteúdo programático e demais informações podem ser conferidas no edital presente no link http://www.saogoncalo.rj.gov.br/diario/2020_03_13.pdf.

Saiba quais são os cargos
Para o nível médio as oportunidades são para os cargos de auxiliar de creche (42 para cadastro de reserva), inspetor de disciplina (60 vagas, 10 para início imediato e 50 para cadastro de reserva), e cuidador de aluno especial - com curso na área (200, sendo 54 imediatos e 146 para reserva). Além de professor Docente II (600 vagas, sendo 92 imediatas e 508 para reserva). Os salários variam entre R$ 1.264.35 a R$ 1. 585.20.

Para o nível superior há vagas para nutricionista escolar (14, sendo 4 para início imediato e 10 para CR), bibliotecário (4, sendo 1 vaga para início imediato e 3 para CR), professor supervisor educacional (4, sendo 1 vaga para início imediato e 3 para CR), e professor docente I (orientador educacional, orientador pedagógico, educação artística, ciências, educação física, geografia, história, francês, inglês, português, matemática e apoio especializado), com 933 vagas, sendo 155 para início imediato e 778 para CR. Neste caso os salários chegam a R$ 1.672.10.

O Instituto Selecon está disponibilizando um serviço de atendimento ao candidato (SAC) para os interessados através dos números (21) 2532-9638 ou (21) 2215-2131, somente em dias úteis, das 9h às 17h. Um posto de informações também ficará situado na Rua Doutor Feliciano Sodré, nº 215, sala 1001, Centro, a partir das 8h do dia 16, somente em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O e-mail do concurso para contato do candidato é o faleconosco@institutoselecon.org.br.

As oportunidades estão distribuídas por cargo de todos os níveis de escolaridade. Quem concluiu o nível fundamental encontra 110 vagas no cargo de merendeiro, sendo 10 para início imediato e 100 para cadastro de reserva. O salário para a função é de R$ 1.033.82.

Confira as etapas do concurso

Nível fundamental
- Etapa única: prova objetiva de múltipla escolha (17/5)

Nível médio
- Primeira etapa: prova objetiva de múltipla escolha (17/5)
- Segunda etapa: prova discursiva (17/5)

Nível médio pedagógico/normal, normal superior ou superior em pedagogia (professor docente II e professor docente II em apoio especializado)
- Primeira etapa: prova objetiva de múltipla escolha (17/5)
- Segunda etapa: prova discursiva (17/5)
- Terceira etapa: avaliação de títulos (12/6)

Nível superior (professor docente I, professor supervisor educacional, professor orientador educacional e professor orientador pedagógico)
- Primeira etapa: prova objetiva de múltipla escolha (17/5)
- Segunda etapa: prova discursiva (17/5)
- Terceira etapa: avaliação de títulos (12/6)

Nível superior (bibliotecário e nutricionista)
- Primeira etapa: prova objetiva e múltipla escolha (17/5)
- Segunda etapa: prova discursiva (17/5)


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

"Tigre" de São Gonçalo: mais garra do que nunca

Fotos divulgação/ Ana Cristina Victoria

A Unidos do Porto da Pedra tem contado com um ingrediente fundamental para entrar na Avenida neste Carnaval 2020: garra. Presidida por Fábio Montibelo, a agremiação - única representante de São Gonçalo a participar do desfile da Série A - enfrentou muitas dificuldades, por conta do atraso da verba de apoio à escola, que deveria ser repassada pelo município. Mesmo assim, o "Tigre" de São Gonçalo realizou ensaios de quadra e de rua, e conta com a força de sua comunidade para cruzar o Sambódromo este ano. Com o enredo "O que é que a baiana Tem? Do Bonfim à Sapucaí ", de autoria de  Annik Salmon, o enredo da Porto da Pedra faz uma homenagem para as baianas. Mulheres de fibra, de luta, de resistência e fé.
"O desfile começa mostrando a trajetória delas na Bahia até chegar aqui no Rio de Janeiro.
Foi por causa de uma baiana que surgiu o nosso samba, por isso, vamos homenagear Tia Ciata durante o desfile. Além dela, a escola vai dedicar uma ala inteira para todas as baianas das escolas de samba. Todos os pavilhões estarão representados. Acho que vai ser um momento muito emocionante do nosso desfile. Afinal, elas são descendentes dessas primeiras baianas e mantém viva até hoje toda a tradição delas, seja na venda dos quitutes, na fé e na resistência do samba. Passamos por tanta dificuldade, mas vale muito a pena ir num ensaio e assistir aquele rodopio feliz, despretensioso da baiana. É um caso de amor ao samba! A Porto da Pedra vai entrar na Avenida pra isso”, conta a carnavalesca.
 A Unidos do Porto da Pedra será a quarta escola a desfilar na Sapucaí na noite de sexta, e levará para a avenida 1500 componentes, em 20 alas que serão divididas em três setores. Cerca de 90% da fantasia da escola é doada a comunidade.
"O ponto mais alto do enredo sem dúvidas é a homenagem em si . Teremos várias surpresas: na comissão de frente, nas alegorias e na bateria junto com a comunidade, e ao fim do desfile uma surpresa maior para fechar com chave de Ouro e emocionar a todos presentes. Mesmo com toda a dificuldade do carnaval a nossa expectativa é a melhor possível, vamos entrar forte com quesitos fortes ,com enredo e samba maravilhosos e uma estética limpa e correta feita pela nossa carnavalesca e principalmente uma comunidade apaixonada que hoje é considerada uma das mais fortes do carnaval", complementa o diretor de Carnaval, Junior Cabeça.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Coluna Sintonia Cultural - Agosto/2019

Por Fábio Hartmann

O mês de agosto chegou trazendo novidades! Que seja um mês de progresso para o nosso Brasil tão castigado por governantes de si próprios, um país rico e tão pobre... literalmente!
Destaco uma novidade cultural. Por meios próprios - entenda-se iniciativa privada - a minha amiga Jandira Magno, comerciante, amante da arte e cultura, amplia o seu já renomado Bistrô D’Avó, onde são realizados vários eventos culturais, e irá inaugurar a Sala Cultural Maria Maria.

Localizado no Rodo Shopping, em São Gonçalo o Bistrô D’Avó tem uma agenda farta de atrações, trazendo à população arte em toda a sua esfera, e agora com a Sala Cultural, Jandira promete dar mais conforto e variar ainda mais a sua programação, além de uma gastronomia de sabor inigualável. Felizes nós, gonçalenses, que podemos contar com uma guerreira como você! O Brasil agradece à Jandira Magno! Telefone para informações: (21) 99535 8236

Dedico também parte dessa coluna a um grande amigo Kleber Marques, que sempre me apoiou e colaborou, entre outros, com a Galeria Sintonia Cultural. Kleber é artista plástico, escritor, trovador, escultor entre outras qualidades. Atualmente passou a dedicar-se a criar suas obras em óleo sobre tela, aguardem pois lindas obras estão por serem divulgadas. Telefone para contato: (21) 97910 2354


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna. Contato: (21) 96469.6388 (whatsapp) Email.:fabio-hartmann@hotmail.com

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Coluna Sintonia Cultural - Maio/2019

Por Fabio Hartmann

Mês de Maio, o mês da saudade.......saudades, Mãe!
O mês de maio brinda a cidade São Gonçalo com duas exposições fantásticas. Estes são eventos gratuitos capitaneados pela iniciativa privada em prol da sociedade e da cultura do município.



@A Galeria Sintonia Cultural recebe o acervo do roadie J.B., expondo Geraldo Azevedo. O roadie José Bonifácio vem ao longo de 30 anos colecionando peças de instrumentos, partituras originais, peças de vestuário e muito mais de vários artistas, somando uma infinidade de peças.  Com isso resolveu criar o "Museu do Roadie JB" e nessa edição ele fará uma exposição exclusiva sobre o artista Geraldo Azevedo, contando um pouquinho da trajetória desse grande artista brasileiro.

“Eu alimento um sonho de criar uma escola de roadie em nosso município, visando inicialmente crianças das comunidades menos privilegiadas, tentando ocupá-las e quiçá, formando excelente profissionais, enfim deixando um legado de amor ao próximo em minha passagem nessa vida.” confidencia emocionado JB. A Galeria Sintonia Cultural fica localizada na Av. Presidente Kennedy, 673, anexo ao restaurante Sintonia Fina e a exposição acontecerá de 17 de maio a 17 de julho estando aberta ao público de segunda a sexta, das 11h às 15h30.

@Uma outra exposição acontecerá no ICBEU, com os artistas plásticos Neuza Bastos e Kleber Marques. Serão expostas as obras intituladas "Nossas Inspirações". Neuza e Kleber simplesmente viajam em suas inspirações, harmonizando cores fortes, suaves, sensibilidades e muito amor à Arte, resultando um espetáculos aos olhos dos mais desatentos observadores, um verdadeiro dilúvio de cores.


Parabéns aos artistas e a curadora da Galeria do ICBEU Mônica Sá que mais uma vez expõe artistas da cidade valorizando ainda mais a nossa cultura.
A Galeria do ICBEUU fica localizada na Rua Dr. Francisco Portela, 2722 Bairro Zé Garoto.


Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna! Envie suas sugestões para (21) 96469 6388 (whatsapp) e fabio-hartmann@hotmail.com

quinta-feira, 9 de maio de 2019

quarta-feira, 6 de março de 2019

Pra tudo se acabar na quarta-feira

Da concentração à Apoteose, as emoções dos bastidores das Escolas de Samba de Niterói e São Gonçalo na Marquês de Sapucaí

Fotos: Peter Illiciev
Texto: Luana Dias


Quem já cruzou a avenida de desfiles da Marquês de Sapucaí, conhece um pouco da dor e da delícia de ser sambista. A poucos minutos de brilharem sob a luz dos holofotes, olhares e câmeras do Sambódromo, cada componente vive momentos de preparação, ansiedade e espera do soar da sirene anunciando o início do desfile, na área denominada "Concentração". São as "coxias" a céu aberto da Avenida onde ocorre o maior espetáculo de cultura popular do país. 

Em contraste, a Apoteose é o local onde as emoções se extravazam e se libertam: em meio a euforia de ter concluído o desfile com êxito, pedaços de fantasias se misturam a gritos de alegria. Suor e lágrimas desfazem a maquiagem. Abraços, samba no pé e as batidas da bateria, se encontram com o aplauso final do público. 

As lentes afiadas do fotógrafo Peter Ilicciev acompanharam os bastidores da Acadêmicos do Sossego, Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos do Cubango, na Série A; e Unidos do Viradouro, no Grupo Especial, compondo este lindo ensaio inédito para o Jornal Casa da Gente. 

Para ver o ensaio completo, acesse o facebook do Jornal Casa da Gente.  

domingo, 16 de dezembro de 2018

Coluna Sintonia Cultural - Dezembro/2018

Por Fábio Hartmann

fabio-hartmann@hotmail.com



“Não se preocupe em receber presentes em Dezembro, se importe em presentear àquEle que faz aniversário no dia 25, pois Ele nos presenteia todos os dias ao acordarmos mais uma vez, ame ao próximo sempre.” Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!

@A Galeria Sintonia Cultural em São Gonçalo encerra as suas atividades desse ano com uma exposição de artes plásticas coletiva. A vernissage ocorreu no dia 7 de dezembro, com a presença de vários artistas onde se reuniu aproximadamente 80 pessoas para vivenciarem mais uma extraordinária noite cultural.
A mostra irá até ao dia 04 de janeiro de 2019. Durante a abertura, também foi realizado o lançamento do livro de poesias “Anamnésia" da escritora e artista plástica Nanci Brito. A mostra conta com a presença de 19 artistas plásticos, tendo o artista plástico Roberto Gonçalves como convidado especial.
“O evento fecha o ano de 2018 com a marca de 12 exposições de artes plásticas, lançamentos de livros e várias atrações musicais que passaram pela Galeria Sintonia Cultural, um espaço do artista e da cultura de nosso município São Gonçalo.
“Nós artistas só temos que reconhecer o empenho do empresário Fábio Hartmann pela iniciativa e perseverança em fomentar a cultura em nossa cidade.” afirmou Carlos Alberto Oliveira, artista plástico, escritor, membro da AGLAC (Academia Gonçalense de Letras Artes e Ciência) e atual vice presidente da A.C.A.L. ( Assoc. Cultural de Artes e Letras) que também faz parte da mostra com suas obras.
A Galeria Sintonia Cultural fica localizada na Av. Pres. Kennedy 673 Estrela do Norte São Gonçalo. Mais informações pelo telefone: (21) 2606 9346
@ A Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação de Artes de São Gonçalo, através da Casa das Artes realiza a exposição do artista plástico Robson Sales. Pernambucano de origem, carioca por opção e gonçalense de coração, o artista expressa suas múltiplas influências trazidas de uma infância rica, quando sonhava em ser artista. Já no Rio de Janeiro forma-se ator e começa a dirigir e produzir outros artistas.
Robson procura unir seus conhecimentos da arte da apresentação cênica aos da arte pictória, buscando o caminho da criatividade, da pesquisa e encontra na pintura em especial na Assemblage sua arte.  Como artista plástico realizou exposições na OAB de Niterói, Câmara dos Vereadores de Niterói, Casa de Cultura de Araruama, Casa de Cultura de São Gonçalo, Shopping Partage em São Gonçalo, Câmara dos Vereadores de São Gonçalo, Galeria Sintonia Cultural etc.
A Casa de Artes está localizada no bairro do Zé Garoto em São Gonçalo. Mais informações pelo telefone: (21) 99148-1208
@O artista plástico Marcelo Toffolli merece o nosso reconhecimento em ter participado da Expo Arte SP 2018 2ª edição, elevando o nome do estado do Rio de Janeiro e por conseguinte o nome do Município de São Gonçal;que foi realizada em São Paulo. E não obstante, conseguiu o feito de vender 100 % de suas obras durante o evento, alçando o título de artista expositor revelação do evento. Aplausos ao amigo e artista plástico Marcelo Toffoli! Aproveito a ocasião para parabenizar a Renata Ribeiro e Eduardo Mônaco, que são os organizadores da Expo Arte SP 2018 2ª edição.
@Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais em nossa coluna! Contato via whatsapp 21 96469 6388 . E-mail: fabio-hartmann@hotmail.com


sábado, 15 de dezembro de 2018

Coluna Compartilha - edição de Dezembro/2018


Por Washington Araújo

Maricá parou para aplaudir quinze alunos que conseguiram lançar
o primeiro livro de suas vidas
(foto divulgação)
Alunos da rede pública de ensino de Maricá lançam livro
 Muita emoção e até lágrimas de alegria marcaram a tarde de sábado, dia 8 de dezembro, no lançamento do livro "Apenas um começo três pontinhos", um projeto editorial que teve a coordenação dos professores Paula Alves das Chagas e Rodrigo Lobo da Silveira e reuniu numa publicação inédita textos de 15 alunos da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, em Maricá.
Lançado pela Editora Makir, cujo responsável pelo lançamento gráfico, Ênio Favacho, ele mesmo presidente da editora fez questão de ir à escola entregar as caixas com o material. Favacho ressaltou que esse é um momento especial na vida tanto de alunos, professores, como da própria editora: “Acreditamos que esses jovens escritores estão dando início a uma carreira promissora, e nós da editora somos gratos por tornar real o sonho de todos eles”. Com um projeto audacioso – e que já se consolidou nos estados do Norte e Nordeste – a Editora Makir desembarca no Rio, em janeiro próximo.
Os professores Rodrigo e Paula agradeceram a presença de todos e falaram sobre a importância do lançamento: “Estávamos nos sentindo pequenos demais, perante o tamanho da produção literária de nossos alunos e, por isso, começamos a sentir que outras pessoas deveriam também ter acesso àquele material”.
Sara Fernandes Moreira, que está no 1º ano do Ensino Médio, foi uma das participantes do Projeto Jovem Escritor. Tão emocionada quanto seus colegas, ela disse: “Eu venho aqui para compartilhar a nossa incrível experiência no Colégio Clério Boechat de Oliveira. Acredito que eventos como esse, apesar de parecerem pequenos; são como o nosso livro: apenas um começo. Sara conclui destacando que, eventos como esse abrem portas para os alunos e são muito importantes também, pois estimulam a prática constante da escrita e a construção de personalidade artística de cada um”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Adriana Luíza da Costa, “o lançamento editorial desses alunos é motivo de orgulho para a nossa Secretaria; pois, entendemos que o esforço para essa realização ficará como um marco para os demais alunos, para todos os professores, bem como para seus pais e responsáveis. É, sem dúvida, a marca de uma vitória em equipe”.
Por conta de outros compromissos de agenda, a Secretária Municipal não pode estar presente ao evento, mas agradeceu pelo envio de um exemplar do livro que ficará exposto em local de destaque em seu gabinete.

Com 1,90m de altura e toda uma vida pela frente,
os sonhos do zagueiro Gustavo Martins começam
agora no Grêmio
São Gonçalo dá um craque para o Grêmio
Muitos jovens sonham com a carreira no futebol; poucos, porém, conseguem chegar lá. Não foi o caso do zagueiro Gustavo Martins que, aos 16 anos, conquistou um contrato com o Grêmio Futebol Porto Alegrense.
Orientado pelo pai, Sérgio Santos, Gustavo Martins começou sua caminhada aos 4 anos de idade numa escolinha no Pacheco, bairro em que morava, em São Gonçalo. Dois anos mais tarde, relembra seu pai: “Ele foi matriculado na escola de futebol EDUCSPORT, núcleo do Vasco, também em São Gonçalo, dirigida pelo professor de Educação Física Roberto Gonçalves; onde jogou até os 10 anos”.
Ali no Laranjal, Gustavo começou sua fulminante carreira de atleta sendo artilheiro da Copa Vasco, artilheiro da Copa da Amizade, e, por seu excelente desempenho, Gustavo foi indicado para uma avaliação no Botafogo Futebol de Regatas em janeiro de 2013 tendo sido aprovado no primeiro dia de treino.
O jovem foi campeão Carioca nesse mesmo ano pelo sub 11, e permaneceu por mais três anos seguindo para o Vasco da Gama, onde jogou por dois anos e, em janeiro deste ano, a revelação gonçalense com 1,90m de altura chega ao Grêmio. Em terras gaúchas, com apenas 6 meses de Grêmio, Gustavo assinou contrato profissional por três anos. Seis meses mais tarde, o zagueiro já na equipe se torna campeão Sul-americano pelo sub 18, no Equador.
Parabéns à família que num mar de craques espalhados pelo Brasil vê o filho atleta bem sucedido e com amplas chances de seguir uma brilhante carreira profissional. E, que seu exemplo fique aos demais meninos e meninas que buscam o mesmo ideal. O pai do jovem ressalta que,“Gustavo segue estudando e com ótimas notas, pois o Grêmio é exigente e investe também na sua carreira extracampo com ótimos professores e matriculado num bom colégio gaúcho. Recuperação? Nem pensar!"
No dia 21 agora, o zagueiro desembarca em São Gonçalo para as festas de fim de ano com a família. Dia 1º de janeiro, porém ele já retorna. Vida dura essa de atleta!

Centro Cultural Palhaço Carequinha recebe exposição de bonecas de pano da AEBH

Foi inaugurada na terça-feira, 4 de dezembro de 2018, a Exposição Bonecas de Pano AEBH do ateliê de Clarice Ferreira; no Centro Cultural George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, localizado na Câmara de Vereadores de São Gonçalo.
O evento, organizado pelo ativista social Jair Mello, pela presidência da Associação de Espinha Bífida e Hidrocefalia do Rio de Janeiro e seu presidente, Júlio Lucena e, em parceria com a Assessoria de RP da Câmara.
Toda a renda obtida com a venda das bonecas de panos confeccionadas por responsáveis amigos da instituição será revertida para a AEBH, com sede na Brasilândia, em São Gonçalo.
Na inauguração da exposição, além da presença de pais e de diversos adolescentes e crianças com espinha bífida e hidrocefalia; o evento recebeu o presidente da Câmara, o Vereador Diney Marins, outros parlamentares também e demais autoridades.
A exposição permanece até a sexta-feira, 21 de dezembro podendo ser vista a partir das 9 horas até às 17 horas. O Centro Cultural Palhaço Carequinha fica em frente à Praça Zé Garoto, no antigo Fórum.

Ação social em Santa Luzia
A Associação Cultural e Social Flor da Matta, instituição sem fins lucrativos localizada na pracinha do bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo; reuniu um exército de profissionais no sábado, 1º de dezembro, para oferecer à população uma série de serviços que incluiu manicuro, pedicuro, massoterapia, design de sobrancelhas, maquilagem entre outros. A presidente Flor da Matta comemora o êxito alcançado: “Oferecemos, desde a manhã até às 17 horas vários serviços bastando que trouxessem um quilo de alimentos não perecível. No ano que vem pretendemos aumentar a quantidade de ações sociais”. Todos os alimentos arrecadados seguiram para ao ONG S8, no Vista Alegre, que cuida de dependentes químicos. Show!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Matrícula nas turmas de Educação de Jovens e Adultos em SG é prorrogada

Candidatos tem até o dia 14 de dezembro para concorrer às vagas

Quem tem mais de 18 anos e deseja concluir o Ensino Médio, deve aproveitar esta chance. O Firjan - Sesi São Gonçalo prorrogou, até o dia 14 de dezembro, a data de inscrição para quem deseja ingressar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 200 vagas ainda estão sendo ofertadas e a matrícula deve ser feita no Sesi SG, no Centro. 

Com uma metodologia inovadora e voltada para a inclusão digital, a iniciativa irá proporcionar a chance ideal de capacitação e formação para aqueles que tem o dia a dia corrido, uma vez que o curso é semipresencial, com aulas apenas duas vezes por semana. O aluno pode escolher entre dois turnos: tarde e noite. 

No momento da matrícula, os seguintes documentos deverão ser apresentados (original e cópia): certidão de nascimento ou casamento, comprovante de situação militar (apenas para homens), duas fotos 3x4, comprovante de residência, identidade, CPF e comprovante de escolaridade. A Firjan Sesi-SG funciona das 8h às 19h, na Rua Doutor Nilo Peçanha, n° 134, Centro.

sábado, 15 de setembro de 2018

Coluna Compartilha! - Edição de Setembro/2018

O secretário de Meio Ambiente Fael destaca o avanço de sua
pasta dentre as muitas conquistas na gestão musical em São Gonçalo

Por Washington Araújo

Meio Ambiente em São Gonçalo com várias ações eficazes
Em uma ação voltada para a conscientização e promoção da reciclagem em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Recicla Ambiental, realizou mais uma edição do projeto E-Lixo Zero. Foi montada uma tenda na Praça Doutor Luiz Palmier, no bairro conhecido como Rodo, onde cerca de 360 quilos de resíduos eletrônicos foram recolhidos: Monitores, CPUs, TVs, cabos, celulares, telefones, entre outros aparelhos eletrônicos. 
O Projeto E-Lixo Zero trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, e é parceiro do município desde 2017. Todo material recolhido é destinado para ONGs, escolas e projetos voltados para esta área. A ação também atende outros municípios da região, com intuito de promover uma grande rede de reciclagem. 
De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Aretha Salles, esta edição do E-Lixo Zero faz parte do calendário de aniversário de São Gonçalo, no entanto, a intenção é fazer com que o projeto seja realizado bimestralmente na cidade. "Nossa próxima edição será em Alcântara, já que é um local de grande fluxo de pessoas. Vamos sempre levar para praças e pontos de encontro movimentados", revelou. 
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu Magalhães, conhecido como Fael, a Secretaria em um ano e meio alcançou diversas metas: “O prefeito José Luiz Nanci assinou decretos que ampliaram a área de preservação ambiental de 4% para 19%. A partir de agora, São Gonçalo passa a contar com três novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Alto do Gaia (Santa Izabel), Itaoca e Estância Pendotiba (Maria Paula). Somadas junto a APA do Engenho Pequeno, única que existia, representam mais de 37 Km² de área. Até então eram pouco mais de 10 Km²”, destaca.
Ainda de acordo com o Secretário, a criação das novas APAs é parte de uma série de ações que servirá para consolidar definitivamente a Política de Gestão de Áreas Verdes na cidade. Desde a criação da APA do Engenho Pequeno, em 1991, nenhuma outra Unidade de Conservação da Natureza havia sido criada. Cabe destacar que, depois de 27 anos, a APA do Engenho Pequeno ganhará, definitivamente, o seu Plano de Manejo. “E com isso – destaca Fael – aumentamos o ICMS Verde e poderemos multiplicar por três a captação de recursos”

Os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram na Barra um
grande sonho: foram treinados por técnicos do Real Madrid
Projeto Craque do Amanhã realiza  um lindo sonho 
A Fundação Real Madrid disponibilizou 14 bolsas de estudos integrais para o trabalho social existente no bairro Arsenal, em São Gonçalo denominado "Craque do Amanhã".
A fim de poderem participar da Clínica do clube espanhol Real Madrid, os pequenos atletas do Projeto Craque do Amanhã realizaram um sonho destinado a poucos e, que aconteceu na AFBNDES, na Barra da Tijuca, em julho passado.
Durante uma semana, explica Felipe Soares, atual gestor do projeto, “nossos jovens tiveram a oportunidade de melhorar e aprimorar suas habilidades jogando futebol e sendo orientados por treinadores da equipe espanhola. A metodologia aplicada foi a mesma utilizada nas divisões de base do Real Madrid, onde são ensinados e aprimorados conceitos técnicos e táticos, de forma individual e coletiva”, conclui.
Idealizado há exatos cinco anos pelo ex-jogador do Flamengo Ibson Barreto da Silva e seu amigo de infância, Felipe Soares; o Projeto Craque do Amanhã tem como padrinhos os jogadores Pato, Wagner Love e a atriz e empresária Juliana Paes.
“O projeto começou do nada, de uma ideia do Ibson, e hoje mais de 200 jovens recebem o nosso apoio, que não envolve somente esporte, porque o Projeto Craque do Amanhã desenvolve uma metodologia baseada em três eixos: família, escola e esporte, dando uma formação integral ao jovem”, ressalta Felipe Soares.

O “Pintor do Mundo” na Multiplicar, em Itaboraí
O bairro Ampliação e a Juventude Multiplicar recebem,
em Itaboraí, o autor de Pintor do Mundo, encerrando a
Conferência aos Jovens
 

A história do autor, produtor, arranjador e líder de jovens, Marcos Lucas - como cantor - é parecida com aquelas contadas em filmes. O levita também desenvolve há quase dez anos um importante trabalho com jovens na Comunidade Vida no Altar, da qual é cofundador e líder de jovens do JNV (Jovens na Visão).
Agora, Pr. Lucas traz seu terceiro álbum “Pintor do Mundo”, que já nasceu superando todas as expectativas e explodindo nas rádios cristãs e populares por todo o Brasil e o mundo.
O clipe oficial da música “Deus de Detalhes” se tornou um grande sucesso e alcançou milhões de visualizações, seguida por “O lugar” com mais alguns milhões de visualizações. O vídeo do seu novo sucesso “Pintor do mundo” rompeu um milhão de visualizações em apenas três semanas de lançamento no YouTube, e está na playlist de todas as rádios do Brasil.
Vale ressaltar que Marcos Lucas, aos 34 anos, escreve o que vive, presencia, sente. “Quero ser uma referência na minha geração!”, explica.
No sábado, 6 de outubro, a Multiplicar recebe a juventude de São Gonçalo, Itaboraí e toda a Região Metropolitana para um dia de muita reflexão e congraçamento no evento denominado "Chamados para fora!". O templo cristão realiza das 9h às 19h, no bairro Ampliação em Itaboraí, a Conferência Movement Ekklesia. O ponto alto será a participação do autor de O Pintor do Mundo acompanhado de convidados especiais, "Força e Avivamento". Imperdível!