sábado, 15 de junho de 2019

É tempo de Arraiá!


De junho a agosto, Niterói tem programação intensa de festas caipiras

(foto Fábio Caffé/ Folia de Imagens)
Por Luana Dias

O colorido das roupas típicas e bandeirinhas a tremularem por todos os cantos da cidade anunciam a chegada dos "Arraiás", que animam Niterói. Os eventos iniciam com as tradicionais festas de São João, Santo Antonio e São Pedro, e seguem até o mês de agosto, com uma infinidade de opções e atrações.
(foto Fábio Caffé/Folia de Imagens)
A Catedral de São João - santo padroeiro da cidade de Niterói - tem uma grande festa programada entre os dias 21 e 24 de junho, comidas típicas, barraquinhas, parque infantil, apresentação de quadrilhas, e show com Claudio Vieira e Banda, cantando o melhor do sertanejo universitário e forró. Nos dias 21 e 22, a festa começa as 18h; no dia 23, a partir das 10h; e na segunda, 24 de junho - dia consagrado ao padroeiro - a celebração começa ás 8h da manhã, culminando também com missa e procissão de São João Batista, pelas principais ruas do Centro de Niterói, às 17h, seguida de show ao vivo até as 23h. 
De 28 a 30 de junho, é a vez de outra tradicional festa da cidade: São Pedro de Jurujuba. No dia 28, a festa começa as 19h, com Missa seguida de show ao vivo; já no dia 29 - dia de São Pedro - a celebração se inicia nas primeiras horas do dia, com a Alvorada às 5h da manhã. Após a realização de Missas, às 11h, haverá a tradicional procissão marítima, terrestre e Louvor. Os shows e apresentações de quadrilhas se iniciam às 16h, e seguem até a noite. Para finalizar, no dia 30 haverá Batismo seguido jogos, recreações, comboio de peregrinos, show de rock, roda de samba, barraquinhas, além de missa solene, ás 19h. 
Na Zona Sul de Niterói, a Barraca da Chiquita promove todas as quintas e domingos de junho, julho e agosto uma animada programação com shows, comidas nordestinas e quadrilhas com trajes típicos. Além disso, o local faz uma homenagem a um dos maiores músicos do Brasil: o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro.
A programação acontece sempre a partir das 19h, e faz parte da comemoração de 40 anos da Barraca da Chiquita que, hoje, é considerada  uma das principais referências da tradição nordestina no Estado do Rio de Janeiro apresentando  um pouco de sua cultura e sabores da gastronomia do sertão nordestino.

Barraca da Chiquita: programação especial quinta e domingo
(foto divulgação)
Clubes: conforto, segurança e animação para toda família
O clima de festa caipira toma conta também dos clubes da cidade. Nos dias 6 e 7 julho, O Jurujuba Iate Clube promove a sua tradicional festa julina, com barraquinhas e diversas atividades. Já nos dias 12 e 13 de julho, é a vez do Clube Naval Charitas entrar na dança, ao som de muito forró, barraquinhas e deliciosas comidas típicas. Os sócios não pagam entrada. Convidados e não sócios tem convites a venda a R$5,00 (crianças entre 6 e 12 anos); R$ 15,00 (maiores de 12 anos). O evento começa a partir das 19h.

O Clube Português de Niterói irá agitar com a Festa Agostina Solidária, com show ao vivo, danças típicas, brinquedos, comidas e bebidas típicas. O evento acontece nos dias 3 e 4 de agosto, a partir das 16h e 11h respectivamente. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Grande Festa de São João
De 21 a 24 de junho, na Catedral de São João, Praça Dom Pedro II, s/n - Centro, Niterói
Mais informações pelo telefone: (21) 2620 2529

Festa de São Pedro de Jurujuba
De 28 a 30 de junho, na Igreja de São Pedro de Jurujuba,
Av. Carlos Ermelindo Marins, Jurujuba


Barraca da Chiquita 
Programação especial todas as quintas e domingos de junho, julho e agosto
Endereço: Rua Mariz e Barros, 236 Icaraí
Mais informações pelo telefone: 3492 7384  - 3492 7319

Festa Julina do Jurujuba Iate Clube
6 e 7 de julho, no Jurujuba Iate Clube
Endereço: Rua Lauro Sodré - Jurujuba
Mais informações pelo telefone: (21) 2711 1552

Festa Julina do Clube Naval Charitas
12 e 13 de julho, a partir das 19h
Ingressos e mais informações pelo telefone: (21) 2109-8114

Festa Agostina Solidária no Clube Português de Niterói
 Dia 3 (às 16h) e 4 de agosto (às 11h), no Clube Português de Niterói
Endereço: Rua Prof. Lara Vilela, 176 - Ingá
Mais informações: (21) 2721 3059


Nenhum comentário:

Postar um comentário