sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Coluna Compartilha - edição de Janeiro 2017

Mesmo sem recursos, a vitoriosa equipe do prof. Maurício Marmelo, em São Gonçalo,
se prepara para campeonatos em todo o Brasil
(foto divulgação)
São Gonçalo sediará seletiva pré-olímpica de Karatê
No sábado, 14 de janeiro, aconteceu a eleição para presidente da Federação de Karatê do Estado do Rio, e Juarez Santos foi reeleito para o cargo. Dentre as autoridades presentes, o presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Luiz Carlos Cardoso do Nascimento confirmou para a coluna, a notícia de que haverá uma seletiva pré-olímpica englobando os municípios brasileiros, sendo que uma delas será em São Gonçalo, quando surgirão oportunidades para que atletas gonçalenses representem o Brasil na Tokio-2020.
Nos dias 12 de fevereiro e 4 de março, acontecerá no Espírito Santo as seletivas classificatórias para o Campeonato Brasileiro. Maurício Marmelo e sua equipe vitoriosa do bairro Salgueiro, em São Gonçalo treinam nas férias e já aguardam com expectativa total a viagem para os eventos. Patrocinadores e amantes das artes marciais: vamos ajudar a essa equipe de guerreiros! Toda oferta será bem-vinda. Informações: (21) 98583-1369   

Cerca de 60 crianças tiveram uma semana inteira de atividades recreativas, cívicas
e culturais na Ilha das Flores
Colônia de férias encantou a criançada na Ilha das Flores
Durante uma semana, de 9 a 13 de janeiro, cerca de 60 crianças participaram da Colônia de Férias oferecida pelo Comando da Tropa de Reforço, em São Gonçalo, na Ilha das Flores.
Na segunda, 9, aconteceu a abertura dos eventos com a presença do Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante José Luiz Corrêa da Silva. Em seguida, as crianças devidamente acompanhadas por guias da própria Unidade fizeram um passeio pelo Museu da Imigração da Ilha das Flores e percorreram os pontos principais. Houve ainda, uma palestra sobre saúde bucal dada pela Unidade Médica Expedicionária da Marinha e o restante do dia foi de atividades lúdicas e recreativas.
Na terça, 10, houve a demonstração do Carro-Lagarta Anfíbio (CLAnf), apresentação com cães da Companhia de Polícia da Tropa de Reforço, finalizando com atividades recreativas na piscina.
Na quarta, 11, um ônibus deslocou todas as crianças para o Complexo Naval Caxias - Meriti onde aconteceram demonstrações de atividades das Unidades do Batalhão de Engenharia e do Batalhão Logístico, ambos integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais.
Na quinta, 12, aconteceram atividades recreativas na parte da manhã e à tarde aconteceu um passeio ao Museu Naval, no Rio de Janeiro. No encerramento, na sexta, 13, aconteceram atividades recreativas, plantios de mudas, passeio de lancha na orla da Ilha das Flores e a entrega de diplomas ao final dos trabalhos.
Parabéns à Unidade do Corpo de Fuzileiros Navais que naqueles cinco dias, não mediu esforços para proporcionar atividades de altíssima qualidade. Certamente aquelas crianças guardarão em suas memórias, durante muito tempo, lembranças de férias enriquecedoras.

O novo secretário, Carlos Ney, com apoio do prefeito José Luiz
Nanci, traz um gás novo para atividades na cidade
(foto Washington Araújo)
Secretaria de Cultura e Turismo começa a definir estratégias
Acumulando a Fundação Municipal de Artes e a Secretara de Cultura e Turismo, Carlos Ney Ribeiro acaba de dar os primeiros passos na gestão do Prefeito Luis Nanci, e com sua equipe quase formada, ele parte para iniciativas na área de operações culturais com a certeza de grandes investimentos e realizações, ainda que, “os recursos venham da iniciativa privada, onde buscaremos soluções de patrocínio e apoio e cultural, sem onerar os cofres públicos”. Segundo Ney, dois nomes já estão confirmados na equipe, Romário Regis, na implantação de projetos e Rafael Bragança, na captação de recursos.  
Já no dia 2 de fevereiro, acontece a Festa de Nossa Senhora da Luz, em Itaoca; e, no dia 5, acontece a Festa de Iemanjá, na Praia das Pedrinhas. Para Carlos Ney, “procuraremos ouvir amigos empresários e buscar apoio deles para nossos muitos projetos ao longo do ano. Temos nos reunido com artistas da área de dança, música e matrizes africanas, e vamos valorizar ao máximo, elementos do patrimônio imaterial da cidade. Estamos afinados com os ideais de uma gestão transparente e ágil, conforme entendimento já estabelecido com o Prefeito José Luiz Nanci que vai nos dar apoio e será o nosso maior incentivador”.

Espaço Cultural Correios recebe exposição itinerante do Museu do Imigrante
Com farto material fotográfico e documentos originais que contam a linda história sobre a vinda de imigrantes para o Brasil de europeus e orientais nos séculos 19 e 20, acontece até 11 de março no Espaço Cultural dos Correios, no Centro de Niterói, a exposição itinerante realizada pela Associação Cultural do Museu da Imigração da Ilha das Flores, Base dos Fuzileiros Navais em São Gonçalo.
Segundo o presidente da Associação Cultural do Museu, Vagner da Rosa Rigola, “a exposição consiste de cenas do cotidiano da Ilha das Flores pelas lentes de moradores e funcionários da Hospedaria de Imigrantes”. A exposição fica aberta de segunda a sábado das 11h às 18h.

Comemoração centenária
Os diretores da Faculdade Paraíso, em São Gonçalo, Antonio Montenegro Fiuza e Nilza Bittencourt (casal central localizado na foto) participaram no Consulado Geral de Portugal, no Rio, da celebração dos 105 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio. Mais à esquerda na foto, o casal Nuno Rebelo de Sousa, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, e a consulesa, Marla Eduarda Leitão, e o último à direita, Ricardo Coelho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, no Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário