sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A Juventude do Samba

Guilherme Kauã se consolida como representante da nova geração de artistas 

Um talento em ascensão
(fotos divulgação e reprodução facebook)
Era uma vez um menino de 3 anos de idade, que ao escutar sambas-enredo na casa da tia, sonhava um dia cantar como aquelas vozes firmes e vibrantes que ecoavam nas gravações. Hoje, dez anos depois, Guilherme Kauã já pode dizer que conquistou esta vitória: aos 13 anos, ele integra pelo quarto carnaval consecutivo a equipe do carro de som da Unidos do Viradouro. 
Morador da Zona Norte de Niterói, Guilherme Kauã deu os seus primeiros passos profissionais na agremiação verde-e-branca Acadêmicos do Cubango, aos 10 anos de idade. "O Presidente Pelé deu a oportunidade e ele agarrou unhas e dentes", conta a mãe, Giselle Nunes, grande incentivadora e que acompanha de perto a evolução da sua carreira. De 2011 a 2016, ele foi intérprete na Tijuquinha do Borel, escola Mirim da Unidos da Tijuca.
Comandando o cavaquinho na Vizinha Faladeira
Paralelo à paixão e envolvimento com o Samba, o menino iniciou aos seis anos aulas de bateria na Igreja Socorrista.  Horas de estudo de cavaquinho, violino, violão canto, percussão fazem parte da sua busca pelo conhecimento e técnica no mundo da Música. Atualmente, Kauã é aluno exemplar de Violino e Violão na Escola de Música Villa Lobos.
Desde pequeno, Kauã faz sucesso nas rodas de samba
Além de cantar com os intérpretes da Unidos do Viradouro, Kauã é cavaquinista na Vizinha Faladeira - uma das mais tradicionais agremiações do Rio de Janeiro. Ele divide seu tempo também entre apresentações solo e  ao lado do Grupo "Encontro de Gerações do Samba", nas diversas casas de shows e rodas de samba em todo o estado do Rio. E não pára por aí: em 2017, o jovem artista comemora mais uma conquista. Ele foi convidado para trabalhar na Equipe Machine como operador de carro de som no Sambódromo.
"O samba pra mim é uma paixão incontrolável. Agradeço a todas as pessoas que me ajudam, me aconselham e me abrem oportunidades, em especial ao José Carlos Machine, o "síndico" da Sapucaí;  Zé Paulo Sierra, intérprete da Viradouro; e ao compositor Marquynhos Diniz, entre muitos outros apoiadores. A gente se dedica, mas sem o apoio de cada pessoa, os sonhos não poderiam ser realizados".
Nos ensaios técnicos da Unidos do Viradouro
Guilherme Kauã já teve seu talento e dedicação reconhecidos por várias entidades: já foi condecorado com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Niterói, e ocupa a cadeira Patronímica de Nelson Cavaquinho pela ANBA - Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciência. Além disso, ele ganhou prêmios de destaque " Pop Star " de 2013 a 2016.
Com pouca idade e o currículo extenso, Kauã consegue manter a humildade e o "pé no chão". Como canta no samba-enredo da Unidos do Viradouro para o Carnaval 2017, ele é a prova real que "Todo Menino é um Rei", com "os sonhos nos acordes da canção".


Nenhum comentário:

Postar um comentário