sábado, 29 de março de 2014

A delicadeza do olhar

Exposição "Do Ar"  na Gávea até dia 11 de abril marca a estreia da fotógrafa Cristiana Giustino 

Algumas das imagens que estão expostas na Gávea até 11 de abril (foto: Cristiana Giustino/Reprodução Facebook) 

“Ar é Pensamento. Dos quatro elementos da natureza, o mais distanciado dos instintos e aproximado da razão. Elemento invisível, mas sempre presente. A razão está sempre presente? Razão é a capacidade de identificar e avaliar a realidade que nos cerca, transformando-a, nesse caso, em linguagem fotográfica para comunicar o mundo. Doar a beleza do mundo por meio de suas imagens é a missão daqueles que fotografam.” Assim a fotógrafa Cristiana Giustino apresenta sua primeira exposição de fotografias em versão impressa, denominada “Do Ar”.

São 42 imagens captadas em 20 cidades e vilarejos espalhados por 6 países, dentre os quais Brasil, Itália e Peru. O tema da exposição, “o ar”, veio à tona somente após a seleção das imagens. O ar, o céu e o vento são os protagonistas tanto das grandes paisagens quanto dos detalhes retratados. Confetes que preenchem formas no chão em um pequeno vilarejo do Peru, céus e horizontes variados, águas e nuvens em suas trajetórias cotidianas, chapéus e objetos compondo espaços e janelas. Pode não parecer, mas ele está sempre ali. São infinitas as possibilidades do ar, elemento que rege também o signo da fotógrafa, Gêmeos.

A exposição acontece em local cedido pelo Johrei Center Gávea, espaço dedicado a práticas espiritualistas – o Johrei, a agricultura natural e a arte – como formas de elevação espiritual. O acesso ao espaço é gratuito e livre. O Johrei Center fica na Rua Marquês de São Vicente, 246, Gávea. “Do Ar” pode ser conferida de 17 de março a 10 de abril, de 2ª a 6ª, das 9 às 20h, e sábados, das 9 às 18h.

Cristiana Giustino atua em produção cultural e em comunicação institucional desenvolvendo conteúdo para projetos culturais e ferramentas de comunicação. A fotografia é uma de suas paixões, exercitada desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário