sexta-feira, 21 de março de 2014

Sabiá é bicampeã do Carnaval de Niterói

Sabiá campeã
(foto: Divulgação/ Sergio Gomes)
A Escola de Samba Sabiá é a bicampeã do carnaval de Niterói. A agremiação da Vila Ipiranga, Zona Norte da cidade, levantou o público que compareceu ao desfile do Grupo Principal, na terça-feira, e conquistou mais uma vez o título em uma acirrada disputa com a segunda colocada, a escola de samba Folia do Viradouro. A apuração dos desfiles reuniu cerca de mil pessoas no ginásio do Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói.
Uma das mais antigas agremiações em atividade na cidade, fundada em 1938, a verde e branca da Vila Ipiranga mostrou na Rua da Conceição o enredo “Niterói está para peixe: lança a rede no mar e vem pescar com a Sabiá”. A escola levou para a passarela do samba mais de 500 componentes, carros alegóricos e fantasias bens acabados, que foram fundamentais na decisão dos jurados, que deram apenas duas notas 9 para a agremiação.
"Mostramos mais uma vez a força da nossa comunidade", disse emocionado, o presidente da Sabiá, o jornalista Jhonatan dos Anjos. 
Após a leitura dos envelopes, os integrantes da Sabiá iniciaram uma festa, que prosseguiu na comunidade da Vila Ipiranga. O bicampeonato representa também o sexto título da Sabiá no Carnaval de Niterói. Os outros foram conseguidos nos anos de 1946, 1947, 1948 e 2011.
A Mocidade Independente de Icaraí ficou com a décima colocação e foi rebaixada para o Grupo de Acesso, cuja campeã foi a Alegria da Zona Norte, escola da Travessa Bernardino, no Fonseca, que em 2015 desfilará entre as escolas do Grupo Principal. Já no Grupo Especial de Enredo, o título ficou com o Bloco Carnavalesco Galo de Ouro.

Carnaval alegre e tranquilo
A alegria e a tranquilidade foram os grandes destaques do carnaval de 2014 em Niterói. Nos quatro dias de folia, a cidade contou com programação oficial em 18 bairros e teve, em suas ruas, o desfile de mais de 60 blocos, além dos desfiles das escolas de samba na Rua da Conceição. A estimativa da prefeitura é que, pelo menos, 300 mil pessoas tenham participado do carnaval em Niterói este ano.
Para o presidente da Niterói Turismo e Lazer (Neltur), Paulo Freitas, o feriado prolongado de Momo  revelou que a retomada do carnaval niteroiense está no caminho certo: “Este ano, o carnaval foi melhor que no ano passado. Tivemos mais estrutura, mais organização. E no próximo ano será ainda melhor e isso é exatamente o que o prefeito Rodrigo Neves  orientou: um carnaval melhor a cada ano. Agora é começar a pensar no próximo ano”, comenta Paulo Freitas.
Na segunda-feira de carnaval, o prefeito Rodrigo Neves percorreu as ruas da cidade para ver como funcionavam as estruturas montadas pelo município e se mostrou bastante satisfeito. Para ele, a festividade transcorreu com muita alegria e num clima de completa paz.
Durante o feriadão, a Seop atuou com 120 homens que trabalharam em conjunto com a Polícia Militar. Os agentes municipais fizeram um trabalho de orientação aos foliões, evitando  a ocorrência de delitos. Já a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) havia recolhido, de sábado até o início da tarde de ontem (quarta-feira), cerca de  260 toneladas de lixo jogado apenas nas ruas. A coleta domiciliar continuou normalmente no carnaval.




Nenhum comentário:

Postar um comentário