terça-feira, 18 de março de 2014

O maior espetáculo da Terra

As doze escolas do Grupo Especial levaram mais uma vez beleza e alegria para a Sapucaí

Fotos e texto Luana Dias

Elas fizeram, cada uma com seu estilo, tradição e comunidade, mais uma vez o maior espetáculo da Terra ser realizado do Rio de Janeiro para o mundo. Confira os principais destaques e a colocação das escolas do Grupo especial no Carnaval 2014.

1º lugar – Unidos da Tijuca
Ela vem se tornando uma das principais potências do carnaval carioca: prova disso é ter conquistando três campeonatos em apenas cinco anos. Neste ano, Paulo Barros trouxe o enredo “Acelera, Tijuca!” , numa homenagem ao piloto Ayrton Senna  convencendo aos jurados e trazendo o campeonato para o “Pavão”.




2º lugar – Acadêmicos do Salgueiro
Com muita garra e emoção, a vermelho-e-branca entrou na avenida disposta a levar o campeonato, mas – depois de uma disputa bastante acirrada - apenas um décimo a separou deste sonho.“Gaia, a vida em nossas mãos” trouxe a origem do universo, numa bela leitura da dupla Renato e Márcia Lage.  










3º lugar – Portela
A águia voltou a voar mais alto com um desfile memorável e elogiado pelo público e crítica especializada. Com o enredo “Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, do carnavalesco Alexandre Louzada, a agremiação mostrou luxo e elegância, com destaque para as águias na abertura do desfile e o carro “O Gigante adormecido”, em alusão às manifestações de junho de 2013.


4º lugar – União da Ilha do Governador
Leveza e criatividade foram os ingredientes que o carnavalesco Alex de Souza trouxe para o carnaval da escola, com o aplaudido enredo “É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira”. A boa apresentação rendeu à agremiação uma boa colocação.











5º lugar – Imperatriz Leopoldinense
O ex-jogador de futebol Zico foi coroado pela corte da Imperatriz, num desfile onde o homenageado sacudiu as arquibancadas com seu carisma. A história do “Galinho de Ouro” foi contada, com sua trajetória da Europa ao Oriente, com destaque para os anos dedicados ao Flamengo.





6º lugar – Grande Rio
Com muito luxo e alegorias imponentes, a Grande Rio homenageou o segundo centenário de Maricá e também a uma das suas mais ilustres figuras: a cantora Maysa, ícone da música popular brasileira nos anos 60.











7º lugar – Beija Flor
Pela primeira vez em mais de 20 anos, a escola de Nilópolis ficou fora do grupo das seis agremiações campeãs. O enredo “O astro iluminado da Comunicação Brasileira” que homenageava José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, acabou não convencendo aos jurados, e a agremiação, mesmo com toda a garra de sua comunidade, recebeu pouquíssimas notas máximas.    










8º lugar – Mangueira
Com uma torcida sempre inflamada, a verde e rosa trouxe o enredo “A festança brasileira cai no samba da Mangueira”, que exaltava o espírito festeiro do povo do nosso país. Problemas de evolução e conjunto, além de pelo segundo ano consecutivo ter um alegoria presa no alto torre de TV foram algumas das falhas que fizeram a agremiação chegar apenas a oitava colocação. 



9º lugar – Mocidade Independente de Padre Miguel
Numa homenagem ao carnavalesco Fernando Pinto, a verde e branca de Padre Miguel fez um desfile alegre ao apresentar o enredo “Pernambucópolis”. Destaque para a bateria, que fez bossa ao som de forró.






10º lugar – Vila Isabel
Atravessando um período de crise interna, a campeã do carnaval 2013 acabou amargando o décimo lugar, com problemas nas alegorias e fantasias. Coube ao povo de Noel mostrar a sua força através do canto e da dança para escapar da linha de rebaixamento.   










11º lugar – São Clemente
Com o enredo “Favela!”, a vermelho e preto da Zona Sul resgatou o tom crítico e social de outros carnavais, e fez um desfile regular que garantiu a sua permanência no Grupo Especial.
 






12º lugar – Império da Tijuca


Com um dos sambas mais elogiados da safra e apresentando um desfile empolgante, que levantou a Sapucaí de ponta a ponta, a Império da Tijuca lutou com todas as forças para permanecer no grupo, mas seus esforços não foram reconhecidos pelos jurados. Assim, a escola volta a desfilar na Série A em 2015.     





Um comentário:

  1. *NITERÓI SEDIARÁ CAMPEONATO NACIONAL DE BADMINTON*





    A Confederação Brasileira de Badminton realiza entre os dias 27 a 30 de
    março a I Etapa do Campeonato Nacional de Badminton. A competição valerá
    pontos para o ranking nacional e contará com os melhores atletas do País.
    Os jogos serão realizados das 8h às 20h, com entrada franca, no Ginásio Dom
    Bosco, na rua Santa Rosa, 207, em Santa Rosa. O público também terá a
    oportunidade de participar de oficinas esportivas e vivenciar alguns
    atrativos desta modalidade olímpica.



    O Evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e
    Lazer de Niterói, Federação de Badminton do Rio de Janeiro, Professor
    Gabriel Alcantra e Jurujuba Iate Clube.





    *Evento: *I ETAPA DO CAMPEONATO NACIONAL DE BADMINTON

    *Data:* 27 a 30 de março

    *Horário: *8h às 20h

    *Local: Ginásio Dom Bosco. R*ua Santa Rosa, 207, Santa Rosa, Niterói-RJ



    Mais informações:

    Professor Gabriel Alcantra

    (21) 99398-1972

    gabriel_ralca@hotmail.com

    ResponderExcluir