quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Paixão e amor por Niterói


Ao todo, 32 agremiações da cidade irão desfilar se apresentar durante três dias na Rua da Conceição

Suzana Moura *

Faltando poucos dias para o início oficial do Carnaval, a cidade de Niterói já está preparada para receber o tradicional desfile na Rua da Conceição, no Centro, entre os dias 23 e 25. A expectativa é que o evento tenha mais de 20 mil participantes, entre moradores da cidade, municípios vizinhos e turistas. Além das agremiações da cidade, o evento também vai contar com a presença das três grandes agremiações: Viradouro, Cubango, Sossego, que participam como convidadas. O carnaval de Niterói é o segundo maior do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a Neltur, Niterói é considerada o berço do samba popular e deve atrair nos quatro dias de folia, cerca de 850 mil pessoas. O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói - UESBCN, Marcelo Sepa, destaca que Niterói está voltando a ser referência, com lojas especializadas em produtos de carnaval, por exemplo. "Muitas pessoas que estavam desempregadas, estão nesse período trabalhando para as agremiações. O carnaval é um mercado que movimenta muito a economia local”, disse Marcelo.
Carlos Rodrigues da Silva, popularmente conhecido como Xororó, presidente da Liga das Escolas de Samba de Niterói - LESNIT, afirma que as agremiações estão se empenhando para que 2020 seja um carnaval que fique na história da cidade. “Com a ajuda do município, as agremiações se preparam melhor. Vamos realizar uma festa ainda mais estruturada do que nos anos anteriores”, comemora.
As 32 escolas de samba de Niterói irão apresentar enredos muito relevantes e polêmicos como, "Araribóia cobra feroz, valente cacique da nossa Niterói", da Souza Soares, Garra de Ouro com o tema "Mulheres Negras do Cais. Resistência, pensamento e poesia, no mar do Garra de Ouro" e a Unidos do Sacramento, com "Olimpo: Santuário dos deuses".
A escola de samba Alegria da Zona Norte, bicampeã do grupo principal do Carnaval de Niterói, segue confiante no tricampeonato. Com o enredo "Aparecida - aos teus pés me arvarei. oh! Rainha do Brasil", a escola do bairro do Fonseca, promete dar um show nas ruas do Centro da cidade.
Campeã do Grupo B no ano passado, a Mocidade Independente de Icaraí, traz para a Avenida um tema afetivo para a cidade, "Gugu, tu és o tema e nossa inspiração! A Mocidade aplaude 25 anos de pura emoção!". A escola homenageia o saudoso Gugu, médico ortopedista e professor que foi o idealizador de um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.
O presidente Chiquinho, contou que o desfile será recheado de surpresas. "Toda a família do Gugu estará presente desfilando na escola, além dos filhos e viúva dele. Será um momento de homenagear quem tanto fez pelo esporte e qualidade de vida na nossa cidade", conta.
A atual campeã do Grupo C, a Galo de Ouro, desfila esse ano no grupo B e é a primeira a se apresentar na segunda-feira de carnaval. Com o enredo "Amazonas, o eldorado brasileiro", a agremiação vai falar das belezas das matas do nosso país e defender um mundo mais justo e consciente.
Transmissão ao vivo
Esse ano o carnaval de Niterói terá transmissão ao vivo dos desfiles das escolas em Niterói no domingo, na segunda e na terça de carnaval, pela página da Prefeitura no Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/. 

Confira a ordem completa dos desfiles, nos três dias de festa na rua da Conceição: 
Dia 23

19h – Império de Charitas

19h25 – Mistura da Raça

19h50 – União do Maruí

20h15 – Grilo da Fonte

20h40 – Unidos do Castro

21h05 – Independente do Boaçu

21h30 – Unidos do Barro Vermelho

22h – Fora de Casa

22h30 – Amigos da Ciclovia

0h – Tá Rindo Por quê?

0h30 – Grupo dos 15



Dia 24/02

19h – Galo de Ouro

19h40 – Banda Batistão

20h20 – Cacique São José

21h – Garra de Ouro

21h40 – Sabiá

22h20 – Combinado do Amor

23h – Balanço do Fonseca

23h40 – União da Engenhoca

0h20 – Bem Amado

1h – Paraíso do Bonfim



Dia 25/02

19h – Mocidade de Icaraí

19h45 – Império de Araribóia

20h30- Bafo do Tigre

21h15 – Souza Soares

22h – Unidos da Região Oceânica

22h45 – Alegria da Zona Norte

23h30 – Magnólia Brasil

0h15 – Unidos do Sacramento

1h – Folia do Viradouro

1h45 – Experimenta da Ilha da Conceição
 
* Suzana Moura é jornalista e irá integrar a equipe de transmissão ao vivo do desfiles das escolas de Samba de Niterói, no Carnaval 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário