quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Acadêmicos do Sossego: Tambores de Olokun na Avenida


A Acadêmicos do Sossego - agremiação de Niterói, com base no Largo da Batalha - celebra em 2020 o seu Jubileu de Ouro, e por isso, quer entrar na avenida para comemorar e, mais do que nunca, mostrar o seu valor. A escola virá com o enredo “Os Tambores de Olokun”, e vai atravessar a Marquês de Sapucaí saudando as águas e o mar, com referências à África e a Ancestralidade.
Com 2.100 componentes divididos em 24 alas, três carros alegóricos e um tripé, a Sossego será a primeira escola a abrir os desfiles do sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro, na Série A. A exemplo de Viradouro e Cubango, a agremiação também realizou diversos ensaios de rua na Amaral Peixoto, para que sua comunidade pudesse treinar canto, harmonia e evolução, quesitos fundamentais para fazer a diferença no dia do desfile.
"Um dos destaques do desfile da azul-e-branca será a comissão de frente: com certeza, vai impactar o público na arquibancada”, explicou Alexandre Dias, diretor de carnaval da Sossego.
Fotos Luana Dias
O carro de som, comandado por Nêgo, e com um forte reforço de vozes femininas, é outro quesito de destaque da agremiação. O entrosamento com a bateria de Mestre Laion Jorge, com 230 ritmistas irão trazer instrumentos de origem africana, como alfaia, djembe, agogo bocas, e aposta na mistura com ritmos africanos e de outras regiões brasileiras para inovar e surpreender.
Atenção especial para o Setor 4 da agremiação, que celebrará ‘Os Tambores de Olokun’, grupo percussivo e de dança carioca que homenageia o sagrado orixá da nação Nagô Egbá. Por tanta admiração a todos os elementos sagrados e profanos que envolvem o folguedo, o grupo realiza oficinas de percussão e dança, respeitando e contribuindo para divulgar estas tradições musicais, históricas e religiosas de nossa identidade afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário