quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Academia Fluminense de Letras recebe lançamento de livro sobre a história da AMF

Livro resgata mais de 100 anos de história da Medicina do Estado do Rio

Nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a partir das 16h, a equipe editorial do livro “Associação Médica Fluminense – mais de 100 anos de amor à Medicina” vai fazer o seu segundo lançamento da obra. Dessa vez, o local será a Academia Fluminense de Letras, sob a presidência do médico Waldenir de Bragança. A expectativa é que a solenidade atraia um público de 150 convidados, entre acadêmicos, médicos e membros da sociedade niteroiense.
Produzido a partir de um acervo de 60 anos do pediatra Alcir Vicente Visela Chácar, a obra remonta a história da AMF, desde 1897, quando havia o desejo dos médicos se reunirem em grupos organizados, com o objetivo de fortalecimento da classe. Inicialmente chamada Sociedade de Medicina e Cirurgia de Nichteroy, mais tarde, em 1952, ela foi rebatizada com o nome de Associação Médica Fluminense.
Dr. Alcir Vicente Visela Chácar, organizador do livro, estará
presente no lançamento na Academia Fluminense de Letras
(fotos Wallace Ximenes/divulgação)
O livro, produzido a partir da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, consumiu dois anos de um profundo trabalho de pesquisa conduzido por uma equipe multidisciplinar que reuniu uma redatora, historiadora, designer e coordenadora de projeto. Para dar corpo à obra, os organizadores Alcir Vicente Visela Chácar, Maria Gomes e Verônica M. de Oliveira contou com o incentivo de importantes empresas de Niterói: Complexo Hospitalar de Niterói (principal incentivador), Unimed Leste Fluminense, Hospital Santa Martha, Laboratório Bittar, Oftalmoclínica Icaraí, Casa de Saúde Nossa Senhora Auxiliadora e Lext Propriedade Intelectual.
O livro teve seu primeiro lançamento no dia 14 de janeiro, na sede da própria Associação Médica Fluminense, contando com a presença dos ex-presidentes da Casa, médicos, jornalistas, empresários e representantes da Prefeitura de Niterói. O projeto inclui, além do lançamento do livro, uma exposição itinerante e um vídeo institucional, ambos produzidos pela Casa da Gente Produções, como forma de evidenciar o importante papel dessa instituição, que hoje se encontra na presidência de Zelina Maria da Rocha Caldeira, uma das maiores apoiadoras da iniciativa do grupo.

Lançamento do livro "Associação Médica Fluminense - mais de 100 anos de Amor à Medicina"
Local: Academia Fluminense de Letras
Endereço: 2º andar da Biblioteca Parque de Niterói (Praça da República, 7, Centro - Niterói)
Horário: das 16h às 19h
Entrada gratuita
Mais informações: amf@amf.org.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário