domingo, 23 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020: Uma celebração da Cultura Popular, da Tolerância e da Fé

(foto Luana Dias/ Jornal Casa da Gente)

Das treze Escolas de Samba que irão cruzar a Marquês de Sapucaí durante os dois dias de desfile do Grupo Especial, nove delas trazem enredos que trazem à tona a religiosidade e a cultura popular do país. Do Jesus da Mangueira ao São Sebastião da Paraíso do Tuiuti, passando pelo pai de santo Joãozinho da Gomeia da Grande Rio, e o "povo da rua" da Beija Flor, as diversas formas de contar histórias que seguem vivas na fé e no imaginário dos carnavalescos. O "encontro" com a cultura popular também se faz presente, com a "lavagem de corpo e alma" proposta pela Unidos do Viradouro, com suas ganhadeiras de Itapuã, ou ainda com a Portela resgatando a história dos indígenas Tupinambás e a Vila cantando Jaçanã para exaltar a história de Brasília.
Uma das grandes vozes da música e símbolo da luta das mulheres negras do Brasil, a cantora Elza Soares vira "Deusa" no enredo da sua escola mais querida, a Mocidade Independente de Padre Miguel. Um outro artista negro - Benjamin de Oliveira - é tem do Salgueiro. Se estivesse vivo, ele completaria 150 anos em 2020; ele foi o primeiro palhaço negro do país.
De volta à Unidos da Tijuca, Paulo Barros tem como enredo Arquitetura e Urbanismo, que se entrelaça com as belezas naturais do Rio.  Retornando ao Grupo Especial, Campeã da Série A em 2019, a Estácio vai falar da beleza sólida do material que é a base do Planeta Terra, com o enredo "Pedra". Já a São Clemente irá manter o tom de irreverência com o enredo "O Conto do Vigário", contando histórias de malandragem e falcatruas ao longo de nossa história.
Outro ponto alto da safra deste ano são os sambas: com estilos, métricas e melodias distintas eles prometem sacudir a Sapucaí. É esperar e aguardar o maior espetáculo da cultura popular brasileira começar!

Ordem dos desfiles - Grupo Especial

Domingo, dia 23/2
 Início 21h30

Estácio de Sá
Viradouro
Mangueira
Paraíso do Tuiuti
Grande Rio
União da Ilha
Portela

Segunda-feira, dia 24/2
São Clemente
Vila Isabel
Salgueiro
Unidos da Tijuca
Mocidade
Beija-Flor


Nenhum comentário:

Postar um comentário