quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Natal da Pestalozzi: acolher e fazer o Bem

Por Vinícius Martins*

(foto divulgação Sergio Bastos)
O Natal pra mim começou no dia 14 de dezembro, com a festa que a Pestalozzi Niterói realiza anualmente para fechar um ciclo e abrir outro. É pura emoção. Momento de olhar para o lado e ver um montão de exemplos de gente que se supera a cada dia. Uns para aprender a ler e escrever. Para ser cidadão. Outros para andar, falar, se comunicar. Muitos outros que dedicam uma vida inteira a cuidar do filho. Gente humilde, gente trabalhadora. Gente que precisa muito da gente. É ali, no meio daquela algazarra de gente feliz por uns minutos que fecho meu balanço anual e tenho a certeza de que tenho muito mais que preciso e que preciso fazer muito mais do que faço. Vai aqui, um enorme agradecimento aos amigos que presenteiam essas crianças. Vocês fazem a diferença.
A Pestalozzi é uma fábrica de cidadania, frase dita uma vez pelo acadêmico Marcus Almir Madeira em visita por lá. Foi conhecer uma obra que seu pai, Almir Madeira deu os primeiros passos, ainda no meio do século passado. Somente no ano passado, passaram pela Pestalozzi mais de 15 mil pessoas, todas em busca de saúde, reabilitação, educação e cidadania. Todas estão melhor agora do que quando chegaram.
Há na Pestalozzi uma escola especializada para crianças com deficiência intelectual. Há espaços de tratamento para autistas, para pessoas com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem ou com paralisia cerebral.
Há reabilitação para aquele trabalhador que sofreu um AVC, ou para a dona de casa que de tanto peso que carregou vive hoje a cuidar da coluna que não dá uma trégua.
Há também o jovem que sofreu um acidente de carro ou moto e agora reaprende a andar sem uma das pernas.
Há ainda, crianças vítimas da zika que, como consequência, sofrem de microcefalia. São bebês desse mundo injusto que a Pestalozzi acolhe, cuida e trata.
Mas há também, uma gama de profissionais comprometida. Gente do bem. Gente que acolhe o outro. Olha para o outro e vive para servir o outro.
A Pestalozzi completa em 2018, 70 anos de fundação. É uma boa oportunidade para que todos a conheçam mais profundamente e passe a ser mais uma gente a cuidar de gente.

* Vinícius Martins é jornalista e Assessor de Comunicação da Pestalozzi há 20 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário