domingo, 19 de abril de 2015

Maricá: 15 escolas já oferecem tempo integral

A Secretaria Municipal Adjunta de Educação apresentou um balanço dos três primeiros meses de atividades deste ano, em Maricá. Uma das metas anunciadas pelo prefeito Washington Quaquá no ano passado, o Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi) já está implantado em 15 escolas municipais, com ações pedagógicas no contraturno. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), outro número relevante, com 1.600 alunos, com idades a partir de 15 anos, sendo atendidos pelo município. No Programa Mais Educação, 38 das 40 escolas são contempladas. Ao todo, 6.443 estudantes do 1º ao 9º ano (6 a 12 anos) de famílias que recebem o Programa Bolsa Família, em risco social ou dificuldade de aprendizado, são beneficiados com atividades educativas complementares.
Na Educação Infantil, 12 unidades atendem 3.105 alunos, sendo 1.092 em horário integral. Segundo a coordenadora Sônia Maria de Andrade Freire, todas as crianças com idades entre 4 e 5 anos estão matriculadas na rede municipal e 25% dos alunos de 2 e 3 anos estão nas escolas. “Inoã, Itaipuaçu e Centro registram a maior demanda de alunos nesta faixa etária fora da escola”, afirmou Sônia. O índice, no entanto, deverá aumentar. “A previsão é inaugurar até maio mais três creches nestes bairros para atender essa demanda”, completou o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos.
No evento foi anunciada ainda a realização da Conferência Municipal de Educação nos dias 29, 30 e 31 de maio. O objetivo do encontro será a criação do Plano Municipal de Educação, que seguirá metas estipuladas pela lei federal de 25 de junho de 2014, como erradicação do analfabetismo e valorização dos profissionais. O projeto municipal, que atenderá a educação de toda cidade incluindo unidades estaduais e particulares, está em elaboração por uma comissão formada por representantes destes setores e precisa ser criado, por lei, até 25 de junho deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário