domingo, 19 de abril de 2015

Câmara aprova projeto que amplia mandato de Conselheiros Tutelares


Sessão Plenária (foto divulgação/ Sergio Gomes)
A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou por unanimidade, em primeira e segunda discussão com dispensa de interstício, durante plenária realizada no dia 14 de abril, a mensagem do Prefeito Rodrigo Neves que amplia de três para quatro anos o mandato dos conselheiros tutelares a serem eleitos em outubro. A matéria, similar a outras também aprovadas nos demais municípios, unifica a eleição dos conselheiros em todo o país ao modificar dispositivos da lei municipal 2.952. Emenda aditiva, proposta pelo vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, criando o 4º Conselho Tutelar da cidade, foi rejeitada por ser considerada inconstitucional, já que cria despesas extras ao Executivo.
Ainda conforme o texto aprovado, cada Conselho Tutelar de Niterói será composto por cinco membros com mandato eletivo de quatro anos, permitida apenas uma reeleição. O processo de escolha dos membros ocorrerá simultaneamente a cada quatro anos, e a posse no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha. A primeira eleição unificada para o Conselho ocorrerá no dia 4 de outubro, já com a nova regra aprovada pela Câmara de Vereadores.

Reutilização de águas
Ver. Bruno Lessa
Diante da grave crise do abastecimento de água ocorrido no início deste ano em diversas cidades do país, o vereador Bruno Lessa apresentou um projeto para alterar a lei nº. 2.630/09, que trata dos mecanismos de instalação do sistema de coleta e reutilização de água pluviais em edificações públicas e privadas.
Segundo o autor, o objetivo é, além de ampliar, estimular a reutilização de água pluviais em Niterói. Sendo aprovada a alteração na lei, os conjuntos com dez, e não mais 50 unidades, serão obrigados a ter reservatórios de águas pluviais. Além disso, fica acrescido o inciso III ao artigo 3°, estendendo as edificações individuais mono familiares, residenciais, comerciais ou mistas com mais de 175 m² a obrigação de construção do reservatório.                                                                                                                 
“É preciso que haja um maior incentivo na reutilização para reduzir o consumo de água potável através do uso de fontes alternativas. O ocorrido no início do ano serviu como um alerta para repensarmos no consumo consciente”, finalizou.

Prefeito garante que Escolas de Samba serão ressarcidas
Paulo Bagueira, Presidente da Câmara de Niterói visita o local para
avaliar os estragos às alegorias das Escolas de Samba
(foto divulgação)
Em reunião com o presidente da Câmara de Niterói, vereador Paulo Bagueira, o prefeito Rodrigo Neves garantiu que os carros e as alegorias das escolas de samba da cidade, destruídas durante o feriado da Semana Santa serão recuperadas e que as escolas terão um galpão próprio para a guarda e confecção dos materiais.  De acordo com Bagueira, o prefeito se disse surpreso com o ocorrido. “Assim como eu, ele foi surpreendido e disse que o funcionário da empresa contratada pela prefeitura para as obras no galpão do Exército no Barreto foi demitido por causa da forma como retirou o material das escolas de dentro do galpão”, disse Bagueira.
A desastrosa ação que rendeu um enorme prejuízo às escolas de samba da cidade aconteceu durante o fim de semana após o feriado da Semana Santa, surpreendendo dirigentes das escolas de Niterói.  Homens e máquinas entraram no antigo galpão do Exército, localizado no bairro do Barreto e que servirá para abrigar a sede da Guarda Municipal e retiraram de qualquer forma o material que as escolas guardam no local desde 2011. A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBN) calcula em R$1 milhão o prejuízo, já que muitos carros alegóricos terão que ser refeitos em sua integridade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário