domingo, 19 de abril de 2015

Coluna Compartilha! - edição de abril 2015

Por Washington Araújo
wcosmosw@gmail.com

Flasmob de Badminton incluiu Niterói e São Gonçalo no Circuito Mundial
Professor Gabriel é o responsável pelo flashmob de badminton
Organizado pelo Professor Gabriel Alcântara e atletas do Niterói Badminton Club, aconteceu no sábado, 18 de abril, a edição 2015 do SoliBadDay. Evento simultâneo em diversos países dos cinco continentes com objetivo de divulgar a prática do segundo esporte mais difundido no mundo, o Badminton.
O evento aconteceu pela manhã nas dependências do Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e a Secretaria de Educação de São Gonçalo enviou dois ônibus com alunos dos Colégios Municipais Castelo Branco e Luiz Gonzaga.
Segundo o organizador do certame, “o Brasil e principalmente a Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm condições de muito em breve deslanchar no cenário internacional como uma das forças no Badminton, que é um esporte relativamente barato, de fácil aprendizado e empolgante podendo ser praticado por todos e sem restrição de idade ou condições físicas. Além da preparação de atletas na modalidade as Olimpíadas de 2016, o Brasil prepara para-atletas visando 2020, onde será a estreia da modalidade em competições paralímpicas” comemora Prof. Gabriel Alcântara que já ensina o esporte em três pontos de Niterói e em breve abrirá escolinhas de Badminton também em São Gonçalo.


Qualificação de professores na área de Meio Ambiente
 
A agência Print de Comunicação e SEMED oferecem em SG
a partir do mês que vem cursos de qualificação aos professores
na área de meio ambiente
(foto Washington Araújo)
A empresa Print Comunicação renovou o contrato de parceria com a Secretaria Municipal de Educação para as oficinas de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Fruto de uma parceria desde o ano passado entre o CREFCON (Centro Municipal de Referência em Formação Continuada, órgão da Secretaria de Educação) e o COMPERJ, as oficinas neste ano terão 80 horas de duração. No ato da assinatura estiveram o gerente de projetos Alberto Monteiro, Henriette Porciúncula, coordenadora do CREFCON e também, Lauro Nobre, coordenador de Ensino Ambiental, no município.  Segundo a Professora do CREFCON, Henriette Porciúncula, “o curso estará aberto a uma vasta gama de pessoas que tenha a capacidade de multiplicar esse conhecimento depois e isso inclui, não apenas professores da Rede Pública, mas também os da rede particular de ensino, bem como representantes da sociedade civil”. As inscrições já estão abertas. Serão apenas 30 vagas disponibilizadas este ano. Vale ressaltar que todo o material didático será fornecido gratuitamente pela Petrobras.


Casal de Artistas ensina arte aos jovens de Neves
Cristina Cavallo trabalha diariamente em São Gonçalo com o marido
Cidel Trindade, em seu atelier com produções artísticas em desenhos,
pinturas e muito mais
(foto divulgação)
Localizada no bairro de Neves, em São Gonçalo, a Casa Atelier, criada por Cidel Trindade e Cristina Cavallo, já é uma referência artística e cultural no bairro. O espaço por eles dirigido é denominado Companhia Mãos Calejadas de Música, Arte e Cultura Popular.
A Casa Atelier tem em sua proposta, uma veia sustentável e, por isso, busca integrar-se, da melhor forma, ao meio ambiente, através das relações com as pessoas, a casa abre, em datas específicas, para saraus de música e de poesia, onde artistas convidados se apresentam ao vivo.
Cidel Trindade além de músico é também pesquisador de ritmos regionais, luthier, compositor e artesão, natural de São Luís-MA, mas, residindo há dez anos no RJ, na cidade de São Gonçalo. Trabalha com sua esposa, que é artista plástica e agrega pinturas artísticas as peças. Ela, por sua vez, Cristina Cavallo é artista plástica, designer, artesã, arte-educadora e antropóloga. Trabalha diariamente em seu atelier com produções artísticas em desenhos, pinturas, poesias, colagens, arte em papel, tecido, mosaicos, arte-reciclagem, entre outras técnicas. No campo da antropologia, desenvolve pesquisas em etnoestética, relacionando cultura popular, design e identidade.

Bianca Fonseca e o Autismo em São Gonçalo
Dra. Bianca Fonseca traz para São Gonçalo cursos e toda uma gama
de conhecimento na área de transtornos do desenvolvimento e do comportamento
e da aprendizagem
O número de casos de autismo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. As estatísticas mais atualizadas (ONU/2010) apontam para 70 milhões de casos no mundo, sendo que, nos EUA, uma em cada 68 crianças em idade escolar são portadoras das chamadas desordens do espectro autista. E no Brasil o número cresce a cada ano.
Preocupada com essa estatística devastadora, e na busca de qualificar profissionais na área de Educação e Saúde, a neurocientista e professora Bianca Fonseca desembarca em São Gonçalo a partir de maio para oferecer uma vasta gama de seu conhecimento através de cursos e palestras na área de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Segundo ela, “no Brasil, a última estatística é de 2007 (HC/USP) e já considerava 1% da população com a síndrome, havendo projeções de especialistas de que o distúrbio já atinja 2 milhões de brasileiros. Temos que qualificar urgentemente nossos educadores para que eles detectem e cumpram sua função social como profissionais também nessa área”, afirma Drª Bianca.










Nenhum comentário:

Postar um comentário