quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

É tempo de alegria geral!

Por Mario Dias

A rainha de bateria Cris Vianna
no ensaio técnico da Imperatriz (foto: Luana Dias)
São mais de 100 Escolas de Samba, 600 blocos, 50 clubes, dezenas de bairros, que fazem do Carnaval do Rio de Janeiro, principalmente a capital, mas também Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Baixada Fluminense, um grande “agito”  geral com muita animação e alegria, antes e durante os dias da folia.
No Rio de Janeiro, o sambódromo completando 30 anos de inauguração e 36 de Marquês de Sapucaí, é o palco do maior espetáculo da terra, evento super organizado pela Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – e Prefeitura, através da Riotur, sem dúvida a cada ano melhor.
Os preparativos nos ensaios técnicos na Sapucaí, nas quadras, rodas de samba e casas especializadas como o Samba Luzia, Cacique de Ramos e Renascença, tudo só tem uma palavra de ordem: harmonia e alegria. Ainda no Rio, a Sebastiana – entidade que congrega os blocos – estima que mais de 5 milhões de pessoas vão integrar os blocos, dentre os quais o Cordão do Bola Preta, Simpatia é Quase Amor, Monobloco, Imprensa que eu Gamos e Banda de Ipanema estão entre os consagrados pelo povo.

Portela se apresenta no ensaio na avenida (foto: Luana Dias)
Niterói
Do outro lado da Baía de Guanabara, a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos mantem reuniões junto à Prefeitura através da Neltur para o que pode ser o último desfile na Rua da Conceição, devendo em 2015 voltar para a Amaral Peixoto. São 35 agremiações que se apresentam de sábado a terça-feira de Carnaval.
Confirmando que abrirá os desfiles oficiais do Carnaval de Niterói, no sábado, na Rua da Conceição, o prefeito Rodrigo Neves conclama aos foliões a participarem da festa:
"No ano passado, tivemos um carnaval de paz e de alegria. Em 2014, vamos ter o melhor carnaval dos anos recentes: nos bairros, nos blocos, na rua da Conceição. O Carnaval é uma das melhores expressões da cultura popular. Nossa cidade é o berço do samba. Ismael Silva nasceu em Niterói. Estou muito feliz vendo essa retomada com força das escolas e blocos em Niterói", frisa Rodrigo Neves.
Bola Preta promete arrastar novamente multidões (foto: divulgação)
O CASA DA GENTE nesta edição traz um verdadeiro guia da festa carnavalesca, também com informações dos bairros e clubes.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário