quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval do Rio: Quando a emoção desfila na avenida

Texto e fotos Luana Dias
Do brilho dos carros alegóricos ao suor e suingue das mais de 200.000 pessoas que desfilam todos os anos pelos 700 metros da Avenida Marquês de Sapucaí, mais conhecida como “Sambódromo”. Assim é o Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que continua a encantar espectadores no Brasil e no mundo. Luxo e riqueza, criatividade e samba no pé. A cada ano, o desafio de realizar um dos mais conhecidos espetáculos a céu aberto renova-se e supera-se. Cinco dias onde celebridades e anônimos são estrelas e fazem parte do mesmo sonho.
Em 2014, ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo, a magia se repete: com ensaios que acontecem até sete meses antes de entrarem na avenida, os componentes das escolas de samba se preparam para se apresentar entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, datas oficiais do Carnaval. Nos enredos, histórias que vão desde os tambores africanos até chegar às favelas do Brasil, passando pelo mito da criação do mundo pelos gregos ou ainda a paixão pelo futebol e pela velocidade, em homenagens ao piloto Ayrton Senna e ao jogador Zico. Vale tudo para atiçar a criatividade daqueles que vão assistir – na avenida ou pela TV – o desfile das escolas.
  Mas o que faz da festa das Escolas de Samba do Rio uma das melhores do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos? Será o brilho, as plumas e os paetês das fantasias? Ou o luxo dos carros alegóricos? A resposta é uma só: a emoção. A alegria única de fazer vibrar cada pedacinho do corpo (e da alma) dos participantes desta grande festa, com simpatia, beleza e otimismo, num ritmo que contagia mais do que qualquer doença. No Carnaval, é impossível não acreditar que há mais coisas belas no mundo, e a palavra de ordem na avenida e nas ruas é celebrar a vida.      
E assim, o Rio de Janeiro inicia a contagem regressiva para mais uma vez ver girar as baianas, ressoar as baterias, sambar os passistas, bailar os mestres-salas e porta-bandeiras, cantar os intérpretes, e saudar ao público os integrantes das velhas-guardas. E a avenida de concreto ganhará brilho, cor, som, luzes e acima de tudo, emoção, ingredientes que fazem com que o Carnaval do Rio continue a ser um dos maiores espetáculos da Terra. Quem viver verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário