Mostrando postagens com marcador Correndo pela vida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Correndo pela vida. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Morre no Rio o médico e esportista Ronaldo Arino

Aos 62 anos, ele traçou uma carreira voltada para a saúde coletiva, prevenção e amor aos esportes

Dr. Ronaldo Arino
(foto divulgação)
Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 22 de outubro, Dr. Ronaldo Arino M. dos Santos, médico, esportista, diretor da WSO – medicina executiva e coordenador de projetos em Saúde Ocupacional na Femptec. Ele também era Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assinava o blog Correndo pela vida. Dr. Arino sofrera um infarto no último domingo, dia 19, e permaneceu internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, onde lutou pela sua recuperação, mas não resistiu e veio a falecer. O velório será realizado nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 14h, e o sepultamento irá ocorrer às 16h30, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.
Ronaldo Arino Marques dos Santos nasceu no dia 12 de abril de 1952. Médico, formado pela Universidade Federal Fluminense em 1976, era pai de dois filhos, Alexandre e Victor, e companheiro de Soledady Carrara. Dr. Arino foi cirurgião geral até 1983, quando assumiu a Direção Geral de um hospital público. Em sua auto-biografia, disponível no blog “Correndo pela vida”, ele fala sobre este período:
“Este momento considero marcante na minha vida, porque me ensinou a olhar a saúde de uma forma coletiva. Foi a grande guinada na minha vida profissional. Foi economicamente o mais acertado? Não sei, não importa, o fato é que queria ver e fazer saúde de forma coletiva”.
Em 1989, participou de um curso de especialização em saúde do trabalhador na Escola Nacional de Saúde Pública, e em 1995, partiu para Israel, onde fez um curso de especialização em Serviços de Saúde Ocupacional. Em 2000, realizou um mestrado em saúde coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
(foto: reprodução facebook)


Esportista
Dr. Ronaldo Arino também era um apaixonado pelos esportes, principalmente as corridas, participando de diversas competições no Brasil e no mundo.
“Sempre fui aficcionado por esportes. Quando criança, joguei futebol, e já na faculdade, comecei a correr . A partir de dezembro de 2009, por uma série de motivos, resolvi voltar a treinar para correr, tendo de lá para cá participado de muitas corridas, sendo o meu foco agora as meias maratonas”, disse em seu blog.
A paixão pelas corridas sempre o levou a ir mais além,fazendo, inclusive planos para o futuro.
“Nunca corri uma maratona e nem tenho vontade. No entanto, se um dia for correr os 42 quilômetros, quando poderei ser chamado, literalmente, de maratonista, já escolhi a prova: a Meia Maratona da Caixa do Rio de Janeiro de 2015, evento teste para as Olimpíadas de 2016”, escreveu recentemente em seu blog, Correndo pela Vida.
O médico Ronaldo Arino deixava sempre por onde passava uma mensagem de prevenção e saúde, principalmente através de hábitos saudáveis e a prática de esportes. Além do blog “Correndo pela Vida”, assinava a coluna com mesmo nome no Jornal Casa da Gente, colaborava com artigos sobre saúde para o site Deloox, e exercia diariamente o ofício de Médico de Trabalho em diversas instituições. Ele usava seu próprio exemplo para incentivar aos seus amigos e pacientes.  
 “A prática da corrida me fez muito bem. Minha auto-estima melhorou, assim como minha disposição, o meu corpo, a manutenção do peso numa faixa ideal, e sinto-me muito mais saudável. Isto eu quero dividir com muita gente, estimulando a prática de atividade física, trocando idéias e aprendendo cada vez mais”, deixou como mensagem em seu blog.


domingo, 12 de outubro de 2014

Correndo pela vida - Só se for para entrar no vestido à noite…

Por Ronaldo Arino

Final de inverno, Rio de Janeiro, sábado, 13 horas. Dia quente e ensolarado e uma moça vestida com agasalho de nylon e uma calça colante ao corpo corria pela ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Primeira coisa que pensei: “só se for para entrar no vestido à noite”. Por puro desconhecimento esta atitude é prejudicial à saúde, podendo ter como consequências uma desidratação e/ou uma hipertermia.
Este artifício é muito utilizado, por exemplo, pelos lutadores de boxe quando da pesagem oficial que antecede as lutas. Para se manterem dentro do peso de suas categorias fazem exercícios nos dias anteriores com casacões de nylon para emagrecerem rapidamente. Este emagrecimento não é saudável porque se dá as custas de perda de água.
A prática de atividade física em ambientes com altas temperaturas é extremamente comum em nosso país. No verão, mesmo nos horários mais amenos, ao amanhecer, os termômetros já estão marcando temperaturas altas. Imaginem correr no horário do almoço em qualquer estação no Rio de Janeiro. “É dar sorte para o azar”, concordam?
O nosso corpo precisar “respirar” e, desde que se utilize a vestimenta adequada podemos suportar as temperaturas altas melhor porque permitimos que ele utilize todos os mecanismos fisiológicos de perda de calor. Um desses mecanismos é o de perda de calor por evaporação.
Quando fazemos alguma atividade física o nosso metabolismo aumenta, com consequente aumento da temperatura interna. Na realidade, o nosso corpo não suporta grande variações de temperatura. Internamente ela corre na faixa entre os 36 e 40°C. Acima disso pode ocorrer uma hipertermia, que se não for tratada a tempo, pode ser fatal. Abaixo dos 36° já corremos risco da hipotermia que, da mesma forma, também é grave.
Portanto, esta temperatura produzida em nosso organismo tem que dele sair de alguma forma, se não corremos risco de ter uma hipertermia e desidratação graves. São utilizados quatro mecanismos para atingir este objetivo:
Irradiação – todos os corpos fornecem calor para aqueles com temperatura mais baixa através de ondas eletromagnéticas;
Condução – é a perda de calor para outros corpos que estejam em contato, como as roupas utilizadas durante a prática do exercício físico e as molecular de ar que rodeiam o corpo do atleta;
Convecção - é a remoção de calor através da corrente de ar. Quando praticamos uma atividade física o deslocamento faz com que entremos em contato sempre com novas partículas de ar, ainda não saturadas, permitindo uma troca contínua da temperatura corporal com as moléculas de ar.
Evaporação - é o fenômeno em que átomos e moléculas em estado líquido (suor) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Este mecanismo é mais facilitado em dias que a umidade relativa do ar não esteja muito alta, já que, nesta situação, menos partículas de ar estarão suturadas, possibilitando a troca de calor, assim como roupas que expõe a transpiração possibilitando a sua evaporação.
Então amigos, o que poderia pensar depois disso tudo sobre aquela moça? Só se fosse para entrar no vestido à noite e poder ir na festa tão esperada, sem saber que importantes consequências à sua saúde poderiam ocorrer.
  • Use roupas adequadas para a prática de atividade física, aquelas que permitem que o suor entre em contato com o ar ambiente e se evapore;
  • Durante os treinos e provas beba de 100 a 200 ml de água cada 15 min ou em todos os posto de hidratação.
  • Em treinos e provas maiores de 10 km ou 1h de duração, beba 200 ml de isotônico a cada 15 ou 20 minutos para repor o sódio perdido com o suor.
  • Sempre que possível observe os outros corredores, preste e solicite ajuda quando necessário.
  • Realize atividade física sempre com orientação profissional.
  • Use sempre óculos escuros.
  • Use o protetor solar e o boné.
  • Respeite o seu corpo e aprenda com os sinais que ele lhe dá.

Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Correndo pela vida - Sim, nós podemos!


por Ronaldo Arino

Isto é mais do que verdadeiro. Nós podemos sim. Chegar aos sessenta anos de forma saudável é possível, depende muito de nós. Já foi tempo que nesta idade as pessoas eram velhas e, em sua maioria, acomodavam-se em uma aposentadoria, nem sempre saudável.
Tudo bem, as pessoas trabalham muitos anos e tem direito a sua aposentadoria. Esta deveria ser só do trabalho, mas muitas delas se aposentam de tudo. Se acham velhas e não se sentem estimuladas a fazer outras coisas como exercícios físicos, passear, aprender coisas novas, descobrir uma nova faceta para a suas vidas, passear, namorar, etc.
E por que não? Sim, nós podemos. Podem existir algumas barreiras, mas não são intransponíveis. São psicológicas, na maioria dos casos. Claro, chegando aos sessenta devemos ter autocrítica condizente com a idade. É possível namorar, se apaixonar, se feliz e ter o coração pulando pela boca. Mas convenhamos, ser ridículo não.
Como se numa festa uma garota linda parece estar olhando para você, só que a diferença de idade beira lá pelos trinta ou quarenta anos. O primeiro pensamento que devemos ter é, lembrando da personagem da nutricionista de programa humorístico, dizer para nós mesmos: “isto não mais me pertence”! Pronto, está resolvida a questão. De resto, podemos fazer tudo o que quisermos.
Escrevo esta matéria focado nos sessentões, mas gostaria que fosse lido e valorizado por todos a partir dos vinte anos de idade. A saúde da terceira idade é construída no decorrer dos anos. Poderia dar exemplos de muitas doenças mas vou citar a osteoporose. Doença que ataca principalmente as mulheres no período pós menopausa e que, na maior parte dos casos, não apresenta qualquer sintomatologia, é provocada pela diminuição da massa óssea e pode ser prevenida se, desde a infância, tivermos uma dieta rica em cálcio e realizarmos atividade física regularmente.
As repercussões da osteoporose podem ser muito graves. Pessoas com esta doença ficam muito vulneráveis a quedas, muitas delas banais, que podem ocasionar fraturas, sejam elas do colo de fêmur ou de corpos vertebrais, com recuperação arrastada, deixando os pacientes, às vezes, acamados pelo resto de suas vidas.
Posso falar porque daqui a alguns meses vou completar 63 anos. Acredito, até que se prove o contrário, e no meu último check-up estava tudo bem, de forma saudável. Fazendo o que quero fazer, sempre com bom senso. Comendo bem, equilibradamente, realizando atividade física, regularmente, me divertindo e vivendo a vida, felizmente e bebendo meus vinhos e cervejas, moderadamente.
Adorava jogar futebol com os meus amigos. Mas isto também “não mais me pertence”. Hoje corro três vezes por semana e faço musculação outras três. Tudo, vamos dizer assim, normal. Nelson Rodrigues dizia que “toda a unanimidade é burra”, mas todo o radicalismo também.
Ter o colesterol aumentado não é bom. Isto é correto. Mas é necessário que na nossa alimentação comamos algo de colesterol porque ele também tem uma função importante no organismo. O excesso é que deve ser evitado, assim como em tudo.
O aparecimento das doenças tem vários “caminhos”. A causas hereditárias são responsáveis por vinte por cento, os fatores ambientais outros vinte e a dificuldade de acesso a um bom sistema de saúde por dez. Para quem já fez a conta, temos até agora cinquenta por cento dos caminhos disponíveis. A outra metade restante está relacionada ao nosso estilo de vida. É nesta faixa que podemos atuar, estão ao nosso alcance. Depende de nós. Costumo dizer, parodiando o livro, que este é o pedaço do queijo que podemos mexer.
Falo isto porque apesar dos meus exames estarem normais, posso, de repente, ter alguma doença. É possível, mas não deixo de fazer a minha parte e é isto que incentivo a todas as pessoas: “Não deixem de fazer a sua parte”.
O começo não é fácil e pode haver algum grau de sofrimento. A receita é paciência. Não adianta querer mudar de um dia para o outro todos os seus hábitos de vida, até então, ruins. Você não vai conseguir, vai ficar ansioso e achar que é muito mais fácil deixar como está.
Então comece devagar, de preferência com uma boa orientação profissional. Não adianta querer resolver todos os problemas de um dia para o outro se anteriormente você não teve nenhum cuidado com você mesmo. Se quando jovem achava que podia fazer tudo pois seu corpo não reclamava de nada, você estava totalmente enganado. Os que estão com vinte não costumam pensar como vão estar aos sessenta anos. Talvez por isso, fumem, se alimentem mal e não façam atividade física regularmente.
Para quem quiser fazer mudanças em suas vidas para ter melhor qualidade e saúde, algumas dicas:
  • Se é fumante tente parar imediatamente. É difícil devido a dependência química que o cigarro causa, mas existem diversos programas de auxílio em hospitais da rede pública e privada, ou até mesmo, nos planos de saúde privados;
  • Evite açúcar. Doces, coma de maneira parcimoniosa, sempre que possível procurando os “diets”;
  • Beba sempre muita água. Ela é importante para diversas funções básicas do nosso organismo. Pelo menos 2,5 litros por dia é o indicado. Em dias de muito calor, com mais perdas a quantidade ingerida deve ser maior;
  • Coma bem. Folhas, frutas e legumes. Como esporadicamente carne vermelha, prefira peixes e frango. Cinco a seis refeições por dia é o ideal, ou seja, coma mais vezes por dia com menores quantidades em cada uma das refeições.
  • Não abuse dos cafés, chás e refrigerantes;
  • Não esqueça dos exames preventivos, seja homem ou mulher. O homem deve, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, ter consultas regulares com o urologista. As mulheres não devem esquecer de realizar, regularmente, o auto-exame da mama e se consultar periodicamente com o ginecologista;
  • Previna-se do câncer de pele usando, sempre, protetor solar e evitando demasiadamente o sol, principalmente no horário das 10 as 16 horas;
  • Faça atividade física de maneira regular, pelo menos três a quatro vezes por semana, procurando aliar atividades aeróbicas (caminhada, bicicleta, corrida, natação) e de força (musculação);
  • Faça exames laboratoriais, pelo menos uma vez por ano, para acompanhamento da sua bioquímica do sangue;
  • Não esqueça da sua carteira de vacinação. Os adultos também precisam ser vacinados e existe um calendário de vacinação dos 20 aos 60 anos que deve ser cumprido. Após os 60 também existe um calendário de vacinação próprio para a faixa etária.
Agora é com vocês. Querem começar por onde?  

Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Coluna Correndo pela Vida - Caminhar é um bom começo

Dr. Ronaldo Arino
Caminhar é uma atividade física que os seres humanos sempre fizeram, antes mesmo de saber os seus benefícios para a saúde. Por ser uma atividade aeróbica, melhora a função cardiorrespiratória, provoca perda de peso, tonifica o corpo e melhora a auto-estima. Além disso, é de fácil realização, não requerendo locais específicos para a sua prática e peças de vestuários sofisticadas, a não ser um tênis apropriado de acordo com o tipo de pisada.
Entre os diversos benefícios, o hábito de caminhar melhora função cardiorrespiratória e o condicionamento físico; provoca perda de peso; diminui a circunferência abdominal; fortalece os músculos da perna e os glúteos; reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicérideos no sangue; diminui a incidência de doenças (cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse); melhora a auto-estima; e melhora o humor.
No entanto, mesmo sendo uma atividade considerada leve, é importante antes de iniciá-la procurar um médico para um exame detalhado. Pessoas sedentárias e obesas, que quase nunca procuram um médico para exames de rotina, são as que correm mais risco. A ida ao médico também é importante para a definição do tipo de atividade ideal para aquele indivíduo especificamente. Tenho visto coisas erradas nas pistas de corrida como, por exemplo, pessoas que estão muito acima do seu peso praticando corrida, o que é ruim para a saúde das suas articulações.
Outras caminham com um tênis inadequado ou até mesmo com sapatos que podem levar a dores nas pernas e na coluna lombar. O tênis deve ser de acordo com o tipo de pisada, que pode ser supinada, pronada ou neutra. Por isso é importante, antes de se adquirir o tênis, saber o tipo de pisada e ter um adequado. Além disso precisam ter um bom sistema de amortecimento.
Para quem está parado há muito tempo a caminhada pode ser um bom começo, mas, lembrem-se, caminhar não é passear. Para atingirmos os objetivos referentes à saúde, é importante que durante a sua prática a frequência cardíaca (FC) atinja 55% a 65% da frequência cardíaca máxima (FCM). O uso de um frequencímetro é importante para que possamos monitorar a FC durante a atividade. Calcular a FCM é fácil, utilizando-se a seguinte fórmula: FCM = 220 – idade. Se tiver 50 anos a sua FCM será 170. Para a caminhada surtir o efeito desejado, nesse caso, a FC deve-se manter durante o exercício entre 93,5 e 110,5.
O frequencímetro é um relógio “sofisticado” que vem acompanhado por uma cinta que deve-se colocar no tórax, provida de um sensor que capta os batimentos cardíacos e envia as informações para o visor do seu “relógio”. Quando se deseja obter só estas informações, existem modelos simples e baratos.
Caminhar de 40 a 60 minutos por dia já é um excelente exercício aeróbico, ajudando também no fortalecimento muscular dos membros inferiores, fator fundamental na prevenção de quedas em pessoas idosas, além de contribuir para o fortalecimento ósseo e prevenir a osteoporose. O ideal seria a intercalação de atividades aeróbicas (caminhada é uma delas) e atividade de força (musculação), sabendo que a atividade física regular é aquela que se faz na maioria dos dias da semana, pelo menos 3 a 4 vezes.
Comece devagar e vá aumentando o seu ritmo gradativamente, de acordo com a melhora do condicionamento físico. É uma coisa natural e o seu corpo, no momento certo, vai pedir mais. Obedeça o seu corpo, sempre, pois em muitas situações ele vai pedir o contrário: “diminua o ritmo”.
Tenha objetivos a serem alcançados, sejam eles relacionados à estética, à saúde, a melhora do seu condicionamento ou, até mesmo, alçar voos mais altos partindo para as corridas em distâncias curtas ou chegar a uma meia maratona. Seu corpo vai lhe dizer quando é a hora. Faça dessa forma e se sinta muito mais feliz!
Técnica – os 7 mandamentos para uma boa caminhada
  1. Uma pisada correta é fundamental que vai depender muito de um tênis apropriado;
  2. Impulsione o corpo para a frente usando os glúteos e os músculos da parte posterior da coxa;
  3. Mantenha as costas e abdome firmes e contraídos;
  4. Dobre o cotovelo em 90º e faça o movimento a partir dos ombros;
  5. Não deixe o corpo girar na cintura;
  6. Alongue-se, principalmente após as caminhadas;
  7. Hidrate-se bem.


Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br