Mostrando postagens com marcador Câmara de Vereadores de Niterói. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Câmara de Vereadores de Niterói. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cinema sem diferenças

Niterói irá receber em agosto uma mostra internacional inédita de filmes com temática voltada à inclusão da pessoa com deficiência

Estudantes lotaram as sessões especialmente dedicadas a eles
(fotos Luana Dias)

Por Luana Dias
Um cinema em que todos são iguais, sem diferenças. Foi realizado no início de fevereiro, na cidade de Lyon, na França, a terceira edição do "Festival International Du Film Sur Le Handicap " (FIFH), com uma extensa programação de filmes que envolvam pessoas com deficiência, tanto na temática quanto na equipe. O Festival aconteceu em diferentes locais da cidade, entre eles, o edifício histórico do Mercure Lyon Centre Château Perrache, a sala de Cinema Opera, a Universidade Lumière Lyon 2 e o Instituto Lumière, uma das grandes referências da história do cinema francês e do mundo.  
A CASA DA GENTE Produções participou do evento, com o desafio de trazer pela primeira vez este Festival ao Brasil: em agosto, será realizada a Mostra "Cinema sem Diferenças", com uma seleção de filmes de todo mundo, premiados no evento francês. Niterói abrigará essa experiência, importante iniciativa de difusão e inclusão. O projeto foi selecionado pelo primeiro edital do Audiovisual da cidade de Niterói, promovido pela Prefeitura através da Fundação de Arte, em parceria com a Ancine.
A Mostra Cinema Sem Diferenças será realizada no Cine Arte UFF - uma das mais tradicionais salas de cinema da cidade. Todas as sessões serão gratuitas. A Mostra irá integrar o Seminário de Acessibilidade Cultural, realizado pelo Centro de Artes UFF, ampliando ainda mais o alcance da discussão sobre o tema. Além do Cine Arte UFF, a Mostra terá também uma sessão especial na Câmara Municipal de Niterói, através do Espaço Cinema.
Princesa Sylvia Sisowath, do Cambodja; o ator belga Pascal Duquenne,
Patricia Malissart, da Handicap International, e o realizador francês
Yann Le Quellec marcam presença no FIFH
"Estamos trabalhando para oferecer sessões de cinema com audiodescrição, legendagem descritiva e intérprete de Libras, apostando na acessibilidade e inclusão do conteúdo audiovisual", explica Luana Dias, coordenadora da "Mostra Cinema sem Diferenças", em Niterói.
Já estão confirmadas as presenças internacionais de Katia Martin-Maresco e Flavia Vargas, respectivamente programadora e diretora do FIFH em Lyon.
O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através do programa "Niterói - Cidade do Audiovisual",  e o apoio do Centro de Artes UFF, da Câmara de Vereadores de Niterói e da  Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói. Para que a Mostra seja ainda mais abrangente, a produção está agora buscando mais apoios, parcerias e patrocínios.
"Gostaria de convidar a todos, sejam profissionais, voluntários, especialistas da área, integrantes de associações, professores e mesmo cidadãos e espectadores - a se juntarem ao projeto", finaliza Luana Dias. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp: (21) 9 9888 9666 ou pelo e-mail editoracasadagente@gmail.com .

A festa de encerramento foi bastante concorrida
Destaques da programação
A 3ª edição "Festival International du Film sur le Handicap", que acaba de ser realizada em Lyon, proporcionou não só uma excelente e intensa jornada de filmes longas e curtas-metragens, como também conferências, música, dança, e ricos encontros e intercâmbios, refletindo sobre o Audiovisual e sua relação na temática da Acessibilidade e Inclusão das pessoas com Deficiência em todo mundo. Realizadores, produtores, roteiristas do Brasil, França, Argélia, Itália, Bélgica, Taiwan, Cambodja entre outros países marcaram presença no evento.
As sessões voltadas para o público juvenil, realizadas com centenas de alunos de escolas públicas de Lyon, numa parceria com o Ministério da Educação Nacional e da Juventude proporcionaram um momento especial de reflexão, com debates e troca de experiências.
Neste ano, o festival teve uma "janela" especial à produção cinematográfica do Cambodja, país onde a guerra e o uso das minas terrestres promoveram graves impactos sentidos ainda hoje, deixando traços irreversíveis à população, especialmente no que diz respeito à deficiências físicas. O Festival realizou uma homenagem ao realizador Rithy Panh, com a exibição do clássico "Les gens de la rizière" que participou da competição oficial do 47º Festival de Cannes, e "L'image manquante".
Luana Dias, coordenadora da Mostra Cinema sem Diferenças
e Flávia Vargas, programadora do FIFH, durante cerimônia
de encerramento
A Princesa Sylvia Sisowath, Secretária do Estado do Gabinete privado de sua Majestade o rei do Cambodja Norodom Siharmoni II, foi convidada a ser uma das madrinhas desta edição do FIFH, participando ativamente e dividindo sua experiência com o público.
Outro ponto alto foi a exibição do filme "First they killed my father" ("Primeiro mataram meu pai"), uma superprodução da Netflix, que tem a atriz Angelina Jolie assinando pela primeira vez a direção.
Dentre as presenças ilustres, destaque para o realizador francês Yann Le Quellec, apresentando na noite de abertura o filme "Cornelius, le meunier hurlant", uma delicada história que passeia entre a fábula, a poesia e o gênero fantástico, com uma excelente forma de refletir sobre o que é considerado "diferente" numa sociedade, sem optar pelo lugar comum. O prestigiado ator e diretor francês Gustave Kervern também atendeu ao convite do Festival, apresentando seu filme "Aaltra". 
A Bélgica marcou presença com o realizador Harry Cleven, e seu lindo e profundo filme "Mon Ânge", e a participação mais que especial do ator  Pascal Duquenne, que foi membro do júri de ficção. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos, destaca-se a atuação de Duquenne no filme "Le Huitiême Jour" de Jaco Van Dormael. Pelo trabalho realizado, ele recebeu o premio de Melhor Ator do Festival de Cannes, em 1996. 
O Brasil também esteve em destaque no FIFH 2019, conquistando o prêmio de "Melhor Curta-Metragem Documentário" com o filme "Solares" de Manoela Meyer.  
"No FIFH, nós sonhamos com um mundo melhor, onde viver juntos, com as nossas diferenças será uma força, uma riqueza, um ativo. Carinho, amor, humor, histórias fantásticas, deficiências visíveis ou invisíveis, mensagens de esperança constituem as 'cores' e o diferencial de nosso Festival", finaliza Katia Martin-Maresco, fundadora e diretora do FIFH.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Câmara de Niterói fará homenagem a sambistas

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba acontece na próxima segunda, dia 3/12 com a presença de vários artistas e personalidades
O músico Mumuzinho será um dos
homenageados este ano (foto divulgação) 
Como já se tornou tradição, a Câmara de Vereadores de Niterói abre o seu plenário na próxima segunda-feira, dia 3/12, para comemorar o Dia Nacional do Samba. O evento que terá início às 16h vai reunir uma legião de músicos, compositores, artistas e dirigentes que fazem o carnaval e deixam acesa a chama do samba no eixo Niterói – Rio de Janeiro. A sessão especial é realizada desde a década de 90, na época pelo vereador Carlos Magaldi, que dá nome a uma das homenagens que serão oferecidas, além de ser o autor da lei que criou a Semana Municipal do Samba de Niterói.
O evento desse ano irá homenagear os sambistas com o Troféu Ismael Silva, niteroiense fundador da primeira escola de samba do Rio de Janeiro, a Deixa Falar e com o Diploma Vereador Carlos Magaldi, criado há dois anos, após a morte do ex-vereador. 
Jorginho do Império e Paulo Bagueira, presidente da Câmara
(foto divulgação/Sergio Gomes)
“A homenagem aos sambistas já virou uma tradição aqui na Câmara. É um evento importante, que teve início com o saudoso Magaldi,  porque procura reconhecer pessoas que fazem o carnaval de Niterói e do Rio de Janeiro e os sambistas moradores dos dois lados da Baía de Guanabara. É uma festa popular, aberta à população, como sempre deve ser”, explica o Presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira, que irá presidir a sessão especial.
Esse ano, serão homenageados passistas como  Vivi e Yasmim, da Viradouro, a Porta-Bandeira, Selminha Sorriso e o percussionista Gabriel Policarpo, além do músico Mumuzinho e o jornalista Sidney Rezende, que mantém um portal na internet voltado para as escolas de samba não só do Grupo Especial como das escolas de acesso. 
Haverá, ainda, homenagens a sambistas da Cubango e da Estação Primeira de Mangueira, como os compositores campeões do samba-enredo de 2019 com o tema "História para ninar gente grande", que homenageia também a ex-vereadora Marielle Franco.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Minha Mãe é uma Peça com sessões gratuitas na Câmara de Niterói

Em homenagem ao Dia das Mães, o Espaço Cinema da Câmara de Vereadores de Niterói exibe na próxima segunda-feira (7) e terça-feira (8), às 15 horas, os filmes Minha Mãe É Uma Peça 2 e 1. As sessões são gratuitas e o auditório onde os filmes são exibidos tem capacidade para 50 pessoas e as senhas são distribuídas meia hora antes da exibição.
“No ano passado exibimos o filme Minha Mãe É Uma Peça 2, do niteroiense Paulo Gustavo com grande sucesso. Recebemos a dona Dea Lucia, mãe do ator na Casa, que deu uma palestra para os espectadores. Devido ao grande sucesso, resolvemos esse ano, exibir as duas versões da comédia”, salienta Sohail Saud, diretor cultural da Câmara de Niterói.
Na segunda-feira, dia 7 de maio, o filme a ser exibido é o "Minha Mãe É Uma Peça 2", o mesmo exibido no ano passado. Já na terça-feira, dia 8, é a vez da primeira versão da comédia. As sessões começam às 15h, com distribuição de senhas 30 minutos antes no local. A Câmara de Vereadores de Niterói fica na Avenida Amaral Peixoto, 625 no Centro da cidade.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Espaço Cinema da Câmara de Niterói exibe “Caramuru”

Filme tem sessão gratuita e será exibido na terça, dia 10 de abril
           
 Na próxima terça-feira, dia 10 de abril, às 15 horas, o Projeto Espaço Cinema da Câmara de Vereadores exibe a comédia “Caramuru – A invenção do Brasil”. Dirigido por Guel Arraes, o longa brasileiro de 2001 tem 1h28min de duração e conta no elenco com Selton Mello, Camila Pitanga, Debora Bloch, Diogo Vilela, Déborah Secco e Tonico Pereira, entre outros.
            Em 1º de janeiro de 1500 um Novo Mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive, em Portugal, o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá, conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.
            O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar, com entrada gratuita. Meia hora antes da sessão 50 senhas serão distribuídas. O Espaço Cinema exibe um filme por mês, normalmente às terças-feiras e às 15 horas.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Última audiência do Plano Diretor lota plenário da Câmara de Niterói

Três meses de debate, 12 audiências públicas promovidas pelo Poder Legislativo, 1.107 assinaturas de presença, 249 falas da população e entidades de classe, 38 horas de debates sobre o Plano Diretor Urbano (PDU) de Niterói. Esse foi o balanço apresentado durante a última audiência, realizada na Câmara, na noite de segunda-feira (02). Os vereadores Bruno Lessa (PSDB) e Atratino Cortes (PMDB), respectivamente, presidentes das comissões de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade; e de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito, fizeram um balanço do trabalho até aqui.
“Foi um trabalho árduo, mas gratificante. A Câmara está dando sua contribuição para o debate de forma nunca antes feita. Reunimos as propostas e vamos aproveitar no texto final do Plano em forma de emendas. Dividimos em dois grupos: um, que já foi discutido e avaliado com o Executivo; e outro, que ainda vamos sentar e discutir”, revelou o vereador Bruno Lessa.
Entre todas as 12 audiências a de Itaipu, que focou também os bairros de Itacoatiara, Engenho do Mato, Santo Antônio, Maravista e Serra Grande, foi a de maior participação popular, com 45 falas entre os presentes.
“O trabalho continua, só que em outro plano. Os debates agora serão aqui no plenário da Casa, outras propostas ainda virão dos vereadores, vamos continuar o diálogo com o Executivo, a população e todos os segmentos da sociedade e, no consenso, encaminhar as emendas para o Plano Diretor”, disse Atratino Cortes.
Com cerca de 400 pessoas lotando o plenário, as galerias, o balcão superior e demais acessos, a população compareceu e esquentou o debate durante a última audiência. A questão da preservação do entorno da Lagoa de Itaipu e a manutenção do Morro do Gragoatá como área de preservação ambiental dominaram as discussões.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Beto da Pipa; o subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha; e os vereadores Anderson Pipico (PT), Bira Marques (PT), Carlos Jordy (PSC), João Gustavo (PHS), Leandro Portugal (PV), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Velasco (PTdoB), Ricardo Evangelista (PRB) e Talíria Petrone (PSOL); entre outros. (Via ASCOM/CMN)

quarta-feira, 22 de março de 2017

Contra mudanças da Previdência Social

Rodoviários,  Bancários,  Entidades Culturais e Metalúrgicos Unidos na Câmara de Niterói
Vereador João Gustavo em Brasília,
com o secretário de relações do trabalho, Carlos Lacerda
(foto divulgação)
Na quinta feira, dia 23 de março, às 14h, a Câmara Municipal de Niterói terá uma audiência pública contra as medidas determinadas pelo governo sobre a Previdência Social, objetivando discutir as mudanças anunciadas e que atingirão todas as categorias.
Sindicalistas, através de suas lideranças, vão elaborar um documento que será encaminhado ao ministério do Trabalho, posicionando-se contrários às mudanças radicais na área da Previdência Social e no regime de aposentadoria, assim como as outras conquistas dos trabalhadores.
Presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira
À frente do movimento, os presidentes do sindicato dos rodoviários, Rubens dos Santos Oliveira e do SENALBA-RJ – Sindicato das entidades culturais – e inúmeras categorias, vão encaminhar o documento, exigindo “que direitos dos trabalhadores sejam mantidos”, conforme já revelaram em audiência em Brasília, esperando que suas reivindicações tenham apoio dos governantes. A audiência pública foi pedida pelo vereador João Gustavo,  de Niterói, que classifica o assunto de “supra partidário, portanto isso tem a união de todas e aguarda um grande quórum”.
Alcides Freire do Senalba-RJ
Para o presidente do SENALBA-RJ, Alcides Freire, que congrega além do pessoal da cultura, também o sistema 'S', “a luta é pelo bem do Brasil. Abandonado pelos governantes, com os que trabalham pelo RAIS sendo massacrados, vou estar lá para exigir respeito e dignidade”, afirma Freire.
Também o presidente dos rodoviários diz que “Niterói, um município de vanguarda parte da luta pelos direitos de todas as categorias,  esperando que seja levado a Brasília, o grito de alerta de quem luta pelo Brasil”.
Autoridades do ministério da Previdência e do Trabalho estão convidados para o ato público, segundo informou o vereador João Gustavo. A população é convidada a participar da audiência pública.
Táxis
            Mais de 600 pessoas, sendo a maioria motoristas de taxis, lotaram todas as dependências do Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Niterói, na segunda, dia 13, para debate em torno dos aplicativos individuais de passageiros. Os taxistas alegam que os aplicativos, sendo o mais popular deles o Uber, crescem a cada dia e fazem concorrência ilegal com a categoria. Presidida pelo vereador Betinho (SDD) a audiência teve como objetivo ouvir todos os atores envolvidos e trabalhar na busca de uma solução que atenda a todos.
            “Para trabalhar, os taxistas precisam de carteira de habilitação especial, seguro para transportar passageiros, têm que fazer um curso preparatório, não podem ter antecedentes criminais e pagam pela licença do carro. Para os motoristas do aplicativo, não há tanta exigência”, diz o vereador Betinho.
            Marcaram presença o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Niterói, Rubens dos Santos Oliveira; Alexandre Martinez, representando os taxistas de São Paulo; diversas lideranças sindicais e classistas ligadas aos taxistas e o procurador do município, Vinícius Alvarez. Além de Betinho, compareceram os vereadores Beto da Pipa (PMDB), Bira Marques (PT), Carlos Jordy (PSC), Gabriel de Oliveira Rodrigues (PTB), João Gustavo (PHS), Leandro Portugal (PV), Leonardo Giordano (PCdoB), Milton Cal (PP), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Henrique Oliveira PPS), Paulo Velasco (PTdoB), Renato Cariello (PTB), Ricardo Evangelista (PRB) e Talíria Petrone (PSOL).  
            Antes dessa audiência reuniões e encontros já foram realizados com vereadores e com representantes da Prefeitura. O aplicativo Uber está presente em 59 países e em mais de 250 cidades. A Cidade do México foi a primeira da América Latina a regulamentar o serviço. 


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Câmara de Niterói vai homenagear personalidades do mundo do Samba

A cantora Tânia Malheiros será uma das homenageadas
(foto divulgação)
A Câmara de Vereadores de Niterói realiza na segunda, dia 6 de fevereiro, a partir das 17 horas, uma homenagem a personalidades do mundo do samba. O evento, que será presidido pelo vereador Paulo Bagueira é  em comemoração aos 100 anos do ritmo genuinamente brasileiro e que ganhou o mundo. Sambistas, compositores, estudiosos e intérpretes do samba estarão no plenário Brígido Tinoco para a entrega do troféu Ismael Silva e do diploma Vereador Carlos Alberto Pinto Magaldi.
“Esse evento era organizado anualmente pelo saudoso Magaldi. Achamos por bem continuar essa tradição que ele iniciou e tão bem organizava. Queríamos ter feito em dezembro, quando se comemora o Dia Nacional do Samba, mas uma série de imprevistos nos impossibilitou. Transferimos para fevereiro. A comemoração acontecerá, esse ano, às vésperas do carnaval”, explica Paulo Bagueira.
Entre os homenageados, estarão na Câmara de Niterói a cantora Tânia Malheiros, Marquinhos Diniz da família Monarco e os irmãos Flávio e Marcelo Pizzot, que irão receber a homenagem destinada ao seu pai o compositor de samba Buquinha, falecido recentemente.  Também serão homenageados os mestres de bateria das escolas de samba do carnaval de Niterói, além do Trio Pandeiro de Ouro e a sambista Mônica Mac. A abertura da cerimônia será uma entrevista gravada com Ney Ferreira, fundador da Acadêmicos do Cubango falecido recentemente.
A solenidade também prestará uma homenagem à professora Lygia Santos, filha do compositor Ernesto dos Santos, o Donga, autor do primeiro samba gravado em 1917 “Pelo Telefone”. Dona Lygia será representada pela sua filha, Marcia Zaíra dos Santos Maciel.

A solenidade é aberta ao público e terá uma roda de samba, com o Grupo Linha de Frente, para marcar a entrega dos troféus e diplomas. A Câmara de Niterói fica na Avenida Amaral Peixoto, 625, no Centro de Niterói.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Barreto quer mais segurança e retorno da delegacia de bairro

Durante reunião promovida pelo vereador e presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira para discutir a falta de segurança no bairro do Barreto, Zona Norte de Niterói, moradores reivindicaram às autoridades o retorno da delegacia que atendia a região, o aumento do efetivo de PMs fazendo rondas ostensivas e a volta da Ronda Escolar, realizada pela Guarda Municipal. O encontro, que reuniu cerca de 200 moradores no Clube Humaitá contou com a presença do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Fernando Salema, do Secretário de Segurança Pública e Controle Urbano, Gilson Chagas e do Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Moacyr Chagas, que é morador do bairro.
Na abertura do encontro, o vereador Bagueira apresentou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo estadual, que demonstra o aumento da criminalidade na zona Norte de Niterói. “Os dados do ISP comprovam a nossa reivindicação. Os índices de criminalidade na área que compreende a 78 DP, que é onde se concentra todas as ocorrências da Zona Norte de Niterói são, em alguns casos, o dobro daquelas que acontecem em outras áreas”, disse Bagueira. Ele lembrou que há uma crise financeira no governo estadual que prejudica a ação das policias civil e militar, por mais que os responsáveis pela segurança tentem trabalhar. “Temos profissionais competentes em Niterói, mas a crise afeta o trabalho, sem dúvida. Porém, a população precisa de uma resposta a essas ações criminais”, ressaltou.
Também presente na reunião, o Padre Marcelo, da Igreja de São Sebastião, no Barreto fez coro com as críticas dos moradores que pedem mais policiamento. “Até para rezar está difícil. Tivemos dois casos de violência em nossa paróquia e em uma delas os funcionários e voluntários da igreja ficaram reféns de bandidos. Num outro, fiéis foram roubados na saída da missa”, disse.
Já moradores dos prédios localizados ao longo da Rua Doutor Luiz Palmier pediram uma ação efetiva da PM para controlar os assaltos e uso de drogas na Praça Flávio Palmier, localizada em frente ao conjunto residencial do bairro. “Precisamos de uma ação ostensiva da PM. Há assaltos a luz do dia de motociclistas e consumo generalizado de drogas. A PM precisa estar no local, assim como a prefeitura, colocando mais iluminação e podando as árvores, além de cercar com grades a praça que virou um inferno para nós”, disse um dos síndicos do condomínio que preferiu não se identificar.
Também pais de alunos das escolas localizadas no bairro reivindicaram o retorno da Ronda Escolar. Programa da Prefeitura que coloca guardas municipais nas portas das escolas, principalmente no horário de entrada e saída dos estudantes. O Coronel Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública disse que o programa está retomando as suas atividades. “Estamos com 70% de nossos veículos consertados e o programa estará de volta em breve”, disse ele, anunciando que o Barreto ganhará câmeras de segurança integradas ao Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) e prometeu para agosto a inauguração da Cidade da Ordem Pública no Barreto. “Com certeza, em agosto, com a sede da Guarda Municipal no Barreto a sensação de segurança no bairro aumentará bastante”, disse Chagas.
Já Fernando Salema, comandante do Batalhão de Niterói criticou os bailes funks e a liberdade com que marginais enfrentam a justiça. “Prendemos muito, mas os bandidos são soltos facilmente e retornam às ruas para continuar a praticar delitos. Precisamos rever essa situação da justiça. O marginal hoje não tem medo e respeito a nada. Até filmam e colocam nas redes sociais os crimes que cometem.  Enfrentamos uma crise financeira absurda, mas continuamos trabalhando de cabeça erguida e precisamos do apoio da comunidade. Parabenizo essa reunião que contou com uma presença maciça da população”, disse.
Para Moacyr Chagas, do Conselho Comunitário de Segurança, a participação comunitária é importante para fortalecer a segurança pública e lembrou que o Barreto poderá ganhar em breve câmeras de segurança interligadas ao sistema da ong  Viver Bem, cujos cabos de fibra ótica já estão chegando ao Barreto. “Só com participação da sociedade, podemos reverter esse quadro”, disse, lembrando que os índices de violência na região do Barreto, Tenente Jardim e Engenhoca já garantem o retorno da delegacia para o bairro. 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Câmara abre exposição com belas imagens de Niterói

 
A Câmara Municipal de Niterói abre hoje, às 19 horas, a exposição fotográfica “Niterói, menina dos meus olhos” do fotógrafo Ricardo Pimentel. A mostra que reúne 25 imagens do fotógrafo que também é professor universitário, fica em exposição até o dia 15 de abril no hall de entrada da Câmara. As visitas acontecem de 9h às 20 horas de segunda a sexta-feira.
 Apaixonado por Niterói, o carioca Ricardo Pimentel reúne neste trabalho imagens do cotidiano, belezas naturais e monumentos arquitetônicos. “Procuro sempre explorar ângulos diferentes de paisagens que o niteroiense está acostumado a ver, como o MAC ou a Fortaleza de Santa Cruz”, explica ele.
A exposição faz parte das comemorações pelos 70 anos de fundação da Sociedade Fluminense de Fotografia.
A mostra, uma homenagem aos 70 anos de fundação da Sociedade Fluminense de Fotografia,  reúne 25 imagens do renomado fotógrafo e professor universitário que registra o cotidiano da cidade e suas belezas naturais. Abertura às 19 horas, no hall de entrada da Câmara Municipal de Niterói.  Até dia 15 de abril. De segunda a sexta-feira de 9h às 20 horas. Entrada gratuita. Câmara Municipal de Niterói, Avenida Amaral Peixoto, 625 – Centro Niterói.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014

Saiba quais foram as notícias mais lidas do CASA DA GENTE durante o ano

Um jornal antenado com o Brasil e o mundo, mas com olhar atento e espaço garantido para tudo que é notícia e novidades das cidades de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Assim é o CASA DA GENTE, que há quatro anos chega às ruas de forma gratuita, trazendo reportagens de utilidade pública, cultura, saúde, educação, entretenimento, política e variedades.
Há dois anos, o jornal é também é sucesso na internet, com o blog do Jornal Casa da Gente, alcançando mais de 25 mil novos leitores em todo estado do Rio e no Brasil. Preparamos uma retrospectiva com base nos assuntos mais lidos, comentados e compartilhados no blog durante o ano de 2014.

Janeiro

A matéria sobre a Banda BSN, que agita shows e festas no estado do Rio, foi a mais lida do mês de janeiro. Formada em 2010, em Niterói, a Banda vem marcando presença nos mais conceituados eventos. 




Fevereiro

O artigo da jornalista Luana Dias sobre o Carnaval 2014 foi o mais lido do mês de fevereiro. “Do brilho dos carros alegóricos ao suor e suingue das mais de 200.000 pessoas que desfilam todos os anos pelos 700 metros da Avenida Marquês de Sapucaí, mais conhecida como “Sambódromo”. Assim é o Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que continua a encantar espectadores no Brasil e no mundo”. O artigo oferecia uma seleção especial de fotos sobre os desfiles das escolas de samba cariocas.

Março

O campeonato da agremiação da Vila Ipiranga, Zona Norte da cidade, foi a notícia mais popular do CASA DA GENTE de março. A tradicional agremiação conquistou o título após uma acirrada disputa com a segunda colocada, a escola de samba Folia do Viradouro. 



Abril
Os preparativos para a festa de São Jorge em Niterói e no Rio, que foi a manchete do CASA DA GENTE de abril, também foi o grande destaque do blog do jornal. A matéria trazia o roteiro de missas, procissão e festa nos dias dedicados ao Santo Guerreiro. 




Maio

A Europa a seus pés

As bailarinas niteroienses Désirée Thompson e Adriana Mendes, e suas carreiras de sucesso na França e Alemanha, respectivamente, alcançaram o topo das mais lidas no mês de maio, recebendo também centenas de comentários e compartilhamentos nas redes sociais.






Junho

O especial sobre a Copa do Mundo, que estampou a capa do CASA DA GENTE foi a mais lida na web. A reportagem exclusiva contava com avaliações sobre o Mundial de grandes craques e profissionais como Carlos Alberto Parizzi, Jair Marinho, Roberto Miranda, Gerson, o eterno canhotinha de ouro da seleção brasileira, e o comentarista esportivo Cesar Rizzo. 


Julho

O artigo escrito pelo jornalista Eduargo Garnier, especialmente para o CASA DA GENTE sobre a grande programação de ação social comemorando os 195 anos de fundação da Câmara de Vereadores de Niterói foi a matéria mais lida de Julho.



Agosto
A história do casal Américo e Lena, que conquistam diversos campeonatos em stand up paddle, e que já iniciam o filho Kauai de apenas 11 anos



Setembro

A matéria sobre a programação especial de aniversário do município de São Gonçalo, com as atrações culturais oferecidas pela prefeitura foi o texto mais lido no mês de setembro.




Outubro

A vitória de Deputados Estaduais e Federais de Niterói nas Eleições 2014, reforçando o fortalecimento do município foi a manchete do CASA DA GENTE de outubro, e também a mais lida do mês de outubro.

Novembro
O talento dos jovens de Niterói Guilherme Kauã, Gabriel Edgar, Helena Strada e Luma Nunes que se destacam em concursos, festivais e apresentações nacionais e internacionais foi a campeã em número de leitores no mês de novembro, e a mais lida de 2014.


Dezembro?
É você quem escolhe! Basta acessar o blog do CASA DA GENTE, e no final do mês, teremos a matéria mais lida: www.jornalcasadagente.blogspot.com.br


CADERNO Clubes
Os assuntos mais lidos do suplemento do CASA DA GENTE

Associação de Clubes de Niterói faznove anos com baile




Naval de Charitas recebe Elymar Santos