Mostrando postagens com marcador Casa da Gente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Casa da Gente. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Leia a edição especial de Carnaval do Casa da Gente - Fevereiro/2018
Leia a edição especial de Carnaval do Jornal Casa da Gente - Fevereiro/2018. Para ler e baixar, acesse AQUI
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
Casa da Gente - edição de Janeiro 2017
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Leia a edição de abril do Jornal Casa da Gente
sexta-feira, 18 de março de 2016
Leia a edição de março/2016 do Jornal Casa da Gente
Leia a edição completa do Jornal Casa da Gente em pdf. Para ver e baixar, basta clicar AQUI
E para ler e baixar a versão em pdf do suplemento CLUBES, clique AQUI
Marcadores:
2106,
Casa da Gente,
clubes,
Eleições,
Imposto de Renda,
Março,
MPB,
Mulheres,
Niterói,
páscoa,
Projeto Aprendiz,
São Gonçalo,
Shows,
Teatro da UFF
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Casa da Gente - Novembro de 2015
domingo, 19 de abril de 2015
Ainda há cura
Por Vilmar Berna
(Especial para o CASA DA GENTE)
![]() |
| Fotos Vilmar Berna |
Não é por que o paciente está em
estado muito grave que não se deve tratar de males menores se estiverem mais
fáceis de resolver. A Baía de Guanabara, por exemplo, é como um desses doentes
graves, internados faz tempo para tratamento intensivo. O problema é que
enquanto não se combater o mal em sua origem, a cura permanece distante. O mal
que aflige este nosso paciente vem de toda a sua bacia hidrográfica, 15
municípios em sua volta, sem saneamento básico adequado levando mais da metade
do esgoto sem tratamento e do lixo não recolhido ou mal depositado para a Baía.
As encostas estão ou desmatadas ou perdendo o pouco das florestas que restam
para ocupações desordenadas e para queimadas por causa do lixo não recolhido
direito. O resultado é agravar o entupimento da Baía pelos sedimentos
carregados pelas enchentes para a Baía. E não acabou ainda. Centenas de
instalações industriais, muitas de alto poder poluidor, instalaram-se na Baía
de Guanabara e, de vez em quando uma sai do controle e o desastre é catastrófico.
Quem viu o vazamento da Reduc em 2000 sabe bem do que estou dizendo. Já se
passaram 15 anos, mas até hoje a Baía não conseguiu se recuperar
completamente.
Pergunte a qualquer pescador que ele vai contar se pega
hoje tanto peixe quanto antes do acidente. E se já não bastasse tanta agressão,
ainda inventam um COMPERJ, a montante dos últimos manguezais que sobraram na
Baía, onde se abriga o que restou de sua fauna. Um mega empreendimento que já é
um desastre ambiental e social sem nem estar pronto, e que só agravará ainda
mais a situação da Baía de Guanabara. Este é o legado, não para as Olimpíadas,
é o legado que esta geração deixa para as próximas.
Dizer que a Baía será despoluída em 80% até 2016 com investimentos pífios de 2
bilhões - considerando o tamanho do problema - só pode ser brincadeira de mau
gosto de algum piadista. Teria de multiplicar isso por 10, e ainda assim, não
seria em um ou dois anos, mas trabalho árduo e continuado para décadas. Se os
avanços prometidos pelo antigo Programa de Despoluição da Baía de Guanabara
(PDBG) tivessem sido alcançados, o processo de recuperação estaria hoje numa
terceira etapa, conforme imaginado naquela época, início da década de 1990.
Passados 20 anos, estamos ainda na primeira fase. Lembra a história dos antigos
construtores de catedrais da Idade Média. Uma catedral levava de 100 a 300
anos, às vezes 600 anos para ficar pronta, ou seja, quem começava a fazer já
sabia que não veria o final da obra, mas se não começasse, se não fizesse a sua
parte, o outro que viria depois teria de começar do zero. É o caso da Baía de
Guanabara. Muitas vezes, apesar do enorme dinheiro gasto, teve de se recomeçar
praticamente do zero.
Espero que, pelo menos, sejamos capazes de aprender com os erros, assim, nosso
paciente grave talvez tenha chances de receber alta em breve.
* Vilmar Sidnei Demamam Berna é escritor
e jornalista, fundou a REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental (www.rebia.org.br ), em janeiro de 1996
fundou o Jornal do Meio Ambiente e, em 2006, a Revista do Meio Ambiente e o
Portal do Meio Ambiente ( www.portaldomeioambiente.org.br ). Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU Para o
Meio Ambiente e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas -www.escritorvilmarberna.com.br
Maternidade em dose dupla
Mães
falam das alegrias e dificuldades com a chegada do segundo filho
![]() |
| Maria Fernanda, com seu pequeno Victor e, no ventre, Maria Cecília que nasce em junho (foto acervo pessoal) |
A
funcionária pública Maria Fernanda Marques, de 34 anos, está na contagem
regressiva para dar à luz em junho à sua segunda filha, Maria Cecília. Segundo
ela, com a experiência da primeira gravidez, os ‘medos’ clássicos de como será
o parto ou se irá conseguir amamentar são bem menores. A atenção especial está
virada para outro assunto: a preparação de Victor, de 5 anos, para a chegada da
irmãzinha:
![]() |
| Maria Eduarda com seu irmãozinho Hudson nos braços: companheiros para toda a vida |
Nem
sempre a adaptação é fácil. A assistente administrativa Michelle Abreu, de 32
anos, e mãe de Hudson, de apenas 25 dias, e Maria Eduarda, de 4 anos, conta que
teve dificuldades no início.
“Maria
Eduarda não conseguia entender que o fato de ter um irmão não tiraria a vez
dela na família, e com isso, sofreu um pouco, ficou agressiva e 'respondona'. Mas
após algumas conversas, ela viu que o irmão veio para somar e ser um
companheiro pra vida dela” afirma Michelle.
A cake
designer e dona de casa Érica Monteiro, mãe de Milena, de 5 anos e Murilo, de 5
meses, ressalta a relação de cumplicidade que se criou entre os dois filhos.
![]() |
| Erica Monteiro com a filha Milena e o pequeno Murilo (foto acervo pessoal) |
Mãe de
duas meninas, a médica Erica Gualda, de 39 anos, ressalta o sentimento de
amizade desenvolvido entre Gabriela, de 7 anos; e Rafaela, de 3 anos.
“São
abraços, beijos de bom dia, carinhos trocados a todo instante; mas, é claro,
também brigam muito - cada uma defendendo o seu ponto de vista”, revela Erica.
“Na
primeira gravidez, você passa nove meses ‘alisando a barriga’, lendo tudo sobre
a maternidade, cuidando da alimentação e do corpo; na segunda, suas prioridades
passam a ser tudo o que diz respeito ao primeiro filho”, complementa Erica
Gualda.
| Erica Gualda, e as filhas Gabriela e Rafaela (foto acervo pessoal) |
“Somos
eternas malabaristas! São necessidades, programas e demandas diferentes; você
tem que viver buscando esse equilíbrio, para que nenhum dos filhos se sinta
prejudicado” Erica Gualda.
“Eu estou
duplamente acompanhada. Esse é um bônus dos filhos. O ônus é o caos, por
exemplo, para sair de casa. São dois para dar banho, pentear, arrumar...E lá se
vão algumas horas”, conta Michele Abreu, em meio a risos.
Maria Fernanda destaca ainda a
importância da base familiar, em especial o companheirismo do pai das crianças.
“Um pai que não 'ajuda' simplesmente, mas
que assume efetivamente o papel de pai faz toda a diferença. Os avós, os tios, um coletivo de pessoas repletas de amor -
com vínculos de sangue ou não - dispostas a segurar as pontas, a dar aquele
suporte quando necessário, é tudo de bom!”
Em
meio a todas as alegrias e dificuldades que aparecem com a chegada de um
segundo filho, as mães se mostram felizes e confiantes com a escolha que
fizeram de encarar uma nova gravidez.
“Passei
muito tempo com a de ter um segundo filho, e agora posso afirmar: foi a melhor escolha!
Dá trabalho, cansa... mas é a melhor coisa do mundo”, aconselha Michele Abreu.
“Não
tenha dúvidas: seu coração é capaz de crescer de uma maneira que você nem
imagina!”, finaliza Erica Gualda.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Edição completa - Casa da Gente - Abril 2015
O CASA DA GENTE edição de Abril/2015 já está nas ruas e na internet! Para ler e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
SENALBA - Aos empregados e Empregadores
Em nome da Diretoria do Sindicato
SENALBA - RJ, entidade sindical de 1º grau com representação no âmbito do
Estado do Rio de Janeiro.
A representação desta, está vinculada
aos empregados (trabalhadores) nos seguintes ramos de atividade:
§ Culturais;
§ Recreativas;
§ de Assistência Social;
§ de Orientação;
§ Formação Profissional, cujo
enquadramento está definido nos Estatutos das empresas, entidades, organizações
e/ou instituições – “Atividade fim”, artigo 577 do Diploma Consolidado,
observando o parágrafo 2º do artigo 581 “Categoria preponderante”.
Estado do Rio de Janeiro, Niterói-08 de janeiro de 2015.
Alcides
Freire - Presidente SENALBA/RJ
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Leia a edição completa do CASA DA GENTE - Dezembro 2014
sábado, 11 de outubro de 2014
Leia a versão completa do Jornal Casa da Gente de Outubro
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Leia e baixe a edição completa do Jornal Casa da Gente - setembro/2014
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
CLUBES - Regatas Icaraí: Dança de salão e serestas são sucesso
Tendo na direção o professor Edson Camacho, os bailes com
Dança de Salão têm recebido um bom número de pessoas. Quem afirma isso é o
presidente Adir Abreu dos Santos, do Clube de Regatas Icaraí, da Zona Sul de
Niterói. Pessoas de todas as idades participam da programação, que está
prevista para o dia 20 de setembro.
Também as serestas que acontecem todas as sextas-feiras no
clube, promovidas por Carlos Alberto cada vez ganham mais adeptos, com bons intérpretes
do cancioneiro popular brasileiro, iniciando-se às 20h com serviço de bar para
os presentes.
Academia
Adir Abreu dos Santos destaca ainda que os sócios do Regatas
Icaraí têm desconto na moderna academia de ginástica montada na sede do clube,
equipada com aparelhos para os mais variados tipos de atividades.
O vice-presidente Alfeu Cavararo completou as informações
acrescentando que o Flashback com DJ executando sucessos internacionais da MPB
também tem levado um excelente público ao clube.
Por outro lado, uma festa surpresa de aniversário organizada
por amigos do presidente Adir, tendo à frente a sua esposa Adriana, atravessou
a noite, com os convidados dançando e cantando ao som da banda Colorado
Country.
CLUBES - Quiosque e bar: Novas intervenções no Jurujuba
![]() |
| O comodoro Jorge Mira e a vista privilegiada do JIC para a Baía de Guanabara (foto Luana Dias) |
Um quiosque e um bar modernos, com capacidade para 130
mesas, novos equipamentos e mobiliário, serão entregues oficialmente aos sócios
e visitantes do Jurujuba Iate Clube pelo Comodoro Jorge Mira no mês de setembro,
dando assim mais conforto e alternativas de lazer.
O espaço
onde foram construídos é conhecido como “Largo do Comodoro”, sendo ampliada a
sua área física. Nele anteriormente funcionava um quiosque que apresentava
risco de desabamento, com problemas na estrutura, rachadura e base deteriorada.
Com a nova contrução, a prainha onde existia a antiga
dependência ganhou maior tamanho, ampliando-se e propiciando um melhor uso por
parte dos frequentadores. Só o quiosque tem 70 mesas, ficando as outras 60 no
bar, onde o convívio social será constante pela família jequiana.
Títulos
e Réveillon
O comodoro Jorge Mira disse ao CASA DA GENTE que como existe um grande interesse por
títulos de sócio-proprietário, existe um reduxido número à disposição para
venda, com amiores informações na secretaria administrativa.
Reafirmou a grande procura por
convites para o réveillon, adquiridos no clube em até quatro vezes.
Acentuou
ainda que 24 novas vagas náuticas estão à disposição dos interessados que
deverão ser sócios do Jurujuba Iate Clube.
Jorge Mira fez questão de ressaltar que esteve no Praia Clube São Francisco no lançamento da candidatura de Gil Rios à presidência daquele clube.
Diretoria do Canto do Rio presta conta dos seis meses
![]() |
| O presidente do Canto do Rio FC, Rodney Melo |
A Diretoria do Canto do Rio FC que está há seis meses na
administração decidiu relatar as ações adotadas durante esse período com o
presidente Rodney Melo fazendo questão de deixar claro o espírito de união e
ação conjunta.
Todas as dependências, inclusive as áreas externas,
demonstram o trabalho da atual diretoria, o que tem provocado o retorno de
sócios para o centenário clube. Eis o relato das realizações dos seis primeiros
meses da diretoria do Canto do Rio.
O primeiro ato da nova administração foi iniciar um
inventário de todos os setores do Clube, o que ainda está sendo elaborado para
saber a verdadeira situação em que se encontrava, cada departamento realizando
o seu trabalho.
Na piscina social, limpeza e troca de todo o mobiliário da
pérgula, 40 novas mesas com as respectivas cadeiras, além do mesmo número de
ombrelones (guarda-sol); recuperação dos vestiários do ginásio poliesportivo, e
uma limpeza geral, deixando o clube um ambiente mais agradável.
No campo social, as Domingueiras, as festas de
aniversariantes e, a partir de agora, o Samba dos Universitários todas as
sextas-feiras, no Salão Social, com a banda “Estrelato”, gratuito para sócios e
R$10,00 para não-sócios.
Também foi reativada a piscina infantil e foram efetuados
contatos com mil sócios remidos, que estão retornando ao clube, e agora se
estabelece contato com 4 mil sócios proprietários.
O presidente do Conselho Deliberativo Carlos Roberto Ennes
tem atuado em total consonância com todos os departamentos.
CLUBES - Central incrementa a programação das quintas-feiras
![]() |
| Marcos Nelson Gusmão e Jesse |
As quintas-feiras prosseguem
com uma excelente frequência, recebendo os associados e os convidados de outros
clubes integrantes da parceria, segundo o vice-presidente social do Clube
Central, Carlos Aurélio Enrice.
Tendo na coordenação a diretora
Maria de Lourdes, as quintas-feiras tem ingressos vendidos antecipados ao preço
de R$10,00 para sócios do Central e clubes da ACN, enquanto os convidados pagam
R$20,00. Para o dia 4 de setembro, a banda Harmonia do Rio
será a atração.
No mês de setembro, o clube do
presidente Marcos Nelson Gusmão terá a volta da discoteca na boate, com a
“Revolucion”, sob o comando do DJ Maza, atraindo um bom público.
Réveillon
Com a orquestra Big Band Tupy já contratada, o
réveillon da família centraliana começa a ter convites vendidos em setembro,
custando R$250,00 para sócios, e R$400,00 aos convidados, podendo ser dividido
em quatro vezes para toda a programação. As informações podem ser obtidas no
telefone (21) 2719 0811.
No próprio dia 4, o
Departamento Feminino estará realizando mais um chá beneficente. O Clube
Central fica na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói.
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Edição completa - Casa da Gente - agosto/2014
Olá!
Leia e baixe a edição completa do Jornal CASA DA GENTE de Agosto/2014. Para acessá-la em pdf clique AQUI
E para ler e baixar o caderno CLUBES, basta clicar AQUI
Leia e baixe a edição completa do Jornal CASA DA GENTE de Agosto/2014. Para acessá-la em pdf clique AQUI
E para ler e baixar o caderno CLUBES, basta clicar AQUI
Marcadores:
Agosto,
Casa da Gente,
clubes,
Eleições,
esporte,
Mercês,
Niterói,
Prefeitura de Niterói,
Rio de Janeiro,
São Gonçalo,
Senalba
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Leia a edição completa de Junho/2014 do CASA DA GENTE
Para ler e baixar a edição completa do CASA DA GENTE, edição de Junho/2014, clique AQUI
Para ler e baixar o caderno CLUBES edição de Junho/2014, clique AQUI
Para ler e baixar o caderno CLUBES edição de Junho/2014, clique AQUI
Marcadores:
Carnaval 2015,
Casa da Gente,
clubes,
Copa do Mundo,
cultura,
Itaboraí,
Junho,
Maricá,
Niterói,
Niterói que queremos,
Prefeitura de Niterói,
Rio de Janeiro,
São Gonçalo
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Leia a versão completa do Jornal Casa da Gente - Maio/2014
Leia e baixe a edição completa do Jornal Casa da Gente - Maio/2014 em pdf. Basta clicar AQUI
E para ler e baixar a versão completa do caderno CLUBES em pdf, clique AQUI
E para ler e baixar a versão completa do caderno CLUBES em pdf, clique AQUI
Marcadores:
Adriana Mendes,
bares,
Casa da Gente,
Copa do Mundo,
Dança,
Désirée Thompson,
Europa,
Femptec,
Festa Junina,
Itaboraí,
Maricá,
Niterói,
restaurantes,
São Gonçalo,
Sindilojas
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
O Leitor Fala – Janeiro/2014
"Em nome da parceria dos
compositores do samba 2014 da Acadêmicos do Cubango – composta por mim
(Sardinha), Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Deigre Silva, Junior
Fionda, Lequinho e Igor Leal - agradeço ao jornal CASA DA GENTE pela divulgação
da maravilhosa matéria sobre a eleição de Melhor Samba pelo site Carnavalesco". "Sardinha" – compositor da
Acadêmicos do Cubango
"Parabéns ao Jornal Casa da
Gente pelo excelente conteúdo do especial Destinos sobre a Estância Climática
de Cunha, na edição de dezembro" – Wilhelm Eberhard Drescher
Olá, Jornal Casa
da Gente,
Gostaria de apresentar o músico Eduardo Volks, que utiliza a técnica
Fingerstyle, administrada por poucos músicos brasileiros. Com muita criatividade e bom gosto nos arranjos,
se apresenta com releituras dos estilos que estão em alta no momento, nacionais
e internacionais: Pop, rock, reggae, surf music e lindíssimos instrumentais –
Vanise Fiuza
Resposta da redação: Olá,
Vanise. Sugestão anotada! Continue a enviar mensagens para a equipe do CASA DA
GENTE
Olá, amigos do Casa da Gente!
Desejamos ainda mais sucesso
em 2014, em especial ao amigo Mário Dias. Abraços! - Luiz
Eugenio, editor do Blog “Na Cadência da Bateria”
Fale com o CASA DA GENTE! Envie seu comentário,
sugestão, elogios e críticas para o e-mail oleitorfala@gmail.com ou ainda pelo
facebook do jornal, https://www.facebook.com/jornal.casadagente .
Assinar:
Postagens (Atom)









.jpg)
.jpg)








.jpg)

.jpg)








