Mostrando postagens com marcador Casa da Gente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Casa da Gente. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Casa da Gente - edição de Janeiro 2017

Leia na íntegra o Jornal Casa da Gente, edição de Janeiro de 2017. Para ler e baixar a versão em pdf, clique AQUI









E para ler e baixar o suplemento CLUBES, clique AQUI

quinta-feira, 14 de abril de 2016

sexta-feira, 18 de março de 2016

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Casa da Gente - Novembro de 2015

Leia e baixe a edição completa do jornal CASA DA GENTE de novembro de 2015. Para ver e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI
















E para ler e baixar a edição completa do suplemento CLUBES, basta clicar AQUI

domingo, 19 de abril de 2015

Ainda há cura

Por Vilmar Berna
(Especial para o CASA DA GENTE)

Fotos Vilmar Berna
Não é por que o paciente está em estado muito grave que não se deve tratar de males menores se estiverem mais fáceis de resolver. A Baía de Guanabara, por exemplo, é como um desses doentes graves, internados faz tempo para tratamento intensivo. O problema é que enquanto não se combater o mal em sua origem, a cura permanece distante. O mal que aflige este nosso paciente vem de toda a sua bacia hidrográfica, 15 municípios em sua volta, sem saneamento básico adequado levando mais da metade do esgoto sem tratamento e do lixo não recolhido ou mal depositado para a Baía. As encostas estão ou desmatadas ou perdendo o pouco das florestas que restam para ocupações desordenadas e para queimadas por causa do lixo não recolhido direito. O resultado é agravar o entupimento da Baía pelos sedimentos carregados pelas enchentes para a Baía. E não acabou ainda. Centenas de instalações industriais, muitas de alto poder poluidor, instalaram-se na Baía de Guanabara e, de vez em quando uma sai do controle e o desastre é catastrófico. Quem viu o vazamento da Reduc em 2000 sabe bem do que estou dizendo. Já se passaram 15 anos, mas até hoje a Baía não conseguiu se recuperar completamente. 
Pergunte a qualquer pescador que ele vai contar se pega hoje tanto peixe quanto antes do acidente. E se já não bastasse tanta agressão, ainda inventam um COMPERJ, a montante dos últimos manguezais que sobraram na Baía, onde se abriga o que restou de sua fauna. Um mega empreendimento que já é um desastre ambiental e social sem nem estar pronto, e que só agravará ainda mais a situação da Baía de Guanabara. Este é o legado, não para as Olimpíadas, é o legado que esta geração deixa para as próximas.
         Dizer que a Baía será despoluída em 80% até 2016 com investimentos pífios de 2 bilhões - considerando o tamanho do problema - só pode ser brincadeira de mau gosto de algum piadista. Teria de multiplicar isso por 10, e ainda assim, não seria em um ou dois anos, mas trabalho árduo e continuado para décadas. Se os avanços prometidos pelo antigo Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) tivessem sido alcançados, o processo de recuperação estaria hoje numa terceira etapa, conforme imaginado naquela época, início da década de 1990. Passados 20 anos, estamos ainda na primeira fase. Lembra a história dos antigos construtores de catedrais da Idade Média. Uma catedral levava de 100 a 300 anos, às vezes 600 anos para ficar pronta, ou seja, quem começava a fazer já sabia que não veria o final da obra, mas se não começasse, se não fizesse a sua parte, o outro que viria depois teria de começar do zero. É o caso da Baía de Guanabara. Muitas vezes, apesar do enorme dinheiro gasto, teve de se recomeçar praticamente do zero.
         Espero que, pelo menos, sejamos capazes de aprender com os erros, assim, nosso paciente grave talvez tenha chances de receber alta em breve.

* Vilmar Sidnei Demamam Berna é escritor e jornalista, fundou a REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental (www.rebia.org.br ), em janeiro de 1996 fundou o Jornal do Meio Ambiente e, em 2006, a Revista do Meio Ambiente e o Portal do Meio Ambiente ( www.portaldomeioambiente.org.br  ). Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas -www.escritorvilmarberna.com.br


Maternidade em dose dupla

Mães falam das alegrias e dificuldades com a chegada do segundo filho
           
Maria Fernanda, com seu pequeno Victor e, no ventre,
Maria Cecília que nasce em junho
(foto acervo pessoal)
Um período de transformação – do corpo, da rotina, do tempo – assim é a maternidade. Uma etapa de descobertas físicas e psicológicas, que levam à mulher a um estado de felicidade, mas também de dúvidas de como será o dia-a-dia com o seu filho. A primeira gravidez é cercada destes sentimentos, somada à ansiedade criada pelo ‘desconhecido’. Mas e quando o casal se prepara para a chegada de um segundo filho? Será que a maturidade e experiência adquiridas fazem a diferença? A menos de um mês para o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, dia 10 de maio, o CASA DA GENTE entrevistou quatro mães de “segunda viagem”, para conhecer melhor a rotina deste universo da maternidade dupla.
            A funcionária pública Maria Fernanda Marques, de 34 anos, está na contagem regressiva para dar à luz em junho à sua segunda filha, Maria Cecília. Segundo ela, com a experiência da primeira gravidez, os ‘medos’ clássicos de como será o parto ou se irá conseguir amamentar são bem menores. A atenção especial está virada para outro assunto: a preparação de Victor, de 5 anos, para a chegada da irmãzinha: 
Maria Eduarda com seu irmãozinho Hudson nos braços:
companheiros para toda a vida
            “Na primeira gravidez, nós 'só' aguardávamos um filho. Agora, na segunda vez, aguardamos uma filha e, ao mesmo tempo, uma irmã - e isso faz toda a diferença. Preparar o Victor para a chegada da irmã tem sido uma experiência bacana!” afirma Fernanda.
Nem sempre a adaptação é fácil. A assistente administrativa Michelle Abreu, de 32 anos, e mãe de Hudson, de apenas 25 dias, e Maria Eduarda, de 4 anos, conta que teve dificuldades no início.
“Maria Eduarda não conseguia entender que o fato de ter um irmão não tiraria a vez dela na família, e com isso, sofreu um pouco, ficou agressiva e 'respondona'. Mas após algumas conversas, ela viu que o irmão veio para somar e ser um companheiro pra vida dela” afirma Michelle.
A cake designer e dona de casa Érica Monteiro, mãe de Milena, de 5 anos e Murilo, de 5 meses, ressalta a relação de cumplicidade que se criou entre os dois filhos.
Erica Monteiro com a filha Milena e o pequeno Murilo
(foto acervo pessoal)
“A Milena adora o irmão, quer pegar, abraçar e brincar. Em alguns momentos chega a ser perigoso, pois com apenas 5 anos, ela às vezes não tem noção de perigo e a intensidade da sua força em relação ao bebê”, conta.
Mãe de duas meninas, a médica Erica Gualda, de 39 anos, ressalta o sentimento de amizade desenvolvido entre Gabriela, de 7 anos; e Rafaela, de 3 anos.
“São abraços, beijos de bom dia, carinhos trocados a todo instante; mas, é claro, também brigam muito - cada uma defendendo o seu ponto de vista”, revela Erica.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif            Ser mãe pela segunda vez traz também uma sensação de maior segurança nas tarefas do cotidiano: desde o período de gestação até as trocas de fraldas e amamentação, coisas que numa primeira gestação são novidade, na segunda são rotinas mais calmas.
“Na primeira gravidez, você passa nove meses ‘alisando a barriga’, lendo tudo sobre a maternidade, cuidando da alimentação e do corpo; na segunda, suas prioridades passam a ser tudo o que diz respeito ao primeiro filho”, complementa Erica Gualda.
Erica Gualda, e as filhas Gabriela e Rafaela
(foto acervo pessoal)
Mas nem tudo são flores com a chegada do segundo filho: um grande desafio é a organização do tempo, que fica ainda mais “apertado”. 
“Somos eternas malabaristas! São necessidades, programas e demandas diferentes; você tem que viver buscando esse equilíbrio, para que nenhum dos filhos se sinta prejudicado” Erica Gualda.
“Eu estou duplamente acompanhada. Esse é um bônus dos filhos. O ônus é o caos, por exemplo, para sair de casa. São dois para dar banho, pentear, arrumar...E lá se vão algumas horas”, conta Michele Abreu, em meio a risos.
Maria Fernanda destaca ainda a importância da base familiar, em especial o companheirismo do pai das crianças.
“Um pai que não 'ajuda' simplesmente, mas que assume efetivamente o papel de pai faz toda a diferença. Os avós, os tios, um coletivo de pessoas repletas de amor - com vínculos de sangue ou não - dispostas a segurar as pontas, a dar aquele suporte quando necessário, é tudo de bom!”
            Em meio a todas as alegrias e dificuldades que aparecem com a chegada de um segundo filho, as mães se mostram felizes e confiantes com a escolha que fizeram de encarar uma nova gravidez.
“Passei muito tempo com a de ter um segundo filho, e agora posso afirmar: foi a melhor escolha! Dá trabalho, cansa... mas é a melhor coisa do mundo”, aconselha Michele Abreu.

“Não tenha dúvidas: seu coração é capaz de crescer de uma maneira que você nem imagina!”, finaliza Erica Gualda.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Edição completa - Casa da Gente - Abril 2015

O CASA DA GENTE edição de Abril/2015 já está nas ruas e na internet! Para ler e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI





















e para ler e baixar a versão em pdf do Suplemento CLUBES, basta clicar AQUI

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SENALBA - Aos empregados e Empregadores


Em nome da Diretoria do Sindicato SENALBA - RJ, entidade sindical de 1º grau com representação no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
A representação desta, está vinculada aos empregados (trabalhadores) nos seguintes ramos de atividade:
§  Culturais;
§  Recreativas;
§  de Assistência Social;
§  de Orientação;
§  Formação Profissional, cujo enquadramento está definido nos Estatutos das empresas, entidades, organizações e/ou instituições – “Atividade fim”, artigo 577 do Diploma Consolidado, observando o parágrafo 2º do artigo 581 “Categoria preponderante”.


Estado do Rio de Janeiro, Niterói-08 de janeiro de 2015.


Alcides Freire - Presidente SENALBA/RJ

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

sábado, 11 de outubro de 2014

Leia a versão completa do Jornal Casa da Gente de Outubro

O jornal CASA DA GENTE de outubro está no ar.
Para ler e baixar a versão em pdf, basta clicar AQUI



















E para ler e baixar o suplemento CLUBES, clique AQUI

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CLUBES - Regatas Icaraí: Dança de salão e serestas são sucesso

Tendo na direção o professor Edson Camacho, os bailes com Dança de Salão têm recebido um bom número de pessoas. Quem afirma isso é o presidente Adir Abreu dos Santos, do Clube de Regatas Icaraí, da Zona Sul de Niterói. Pessoas de todas as idades participam da programação, que está prevista para o dia 20 de setembro.
Também as serestas que acontecem todas as sextas-feiras no clube, promovidas por Carlos Alberto cada vez ganham mais adeptos, com bons intérpretes do cancioneiro popular brasileiro, iniciando-se às 20h com serviço de bar para os presentes.
Academia
Adir Abreu dos Santos destaca ainda que os sócios do Regatas Icaraí têm desconto na moderna academia de ginástica montada na sede do clube, equipada com aparelhos para os mais variados tipos de atividades.
O vice-presidente Alfeu Cavararo completou as informações acrescentando que o Flashback com DJ executando sucessos internacionais da MPB também tem levado um excelente público ao clube.

Por outro lado, uma festa surpresa de aniversário organizada por amigos do presidente Adir, tendo à frente a sua esposa Adriana, atravessou a noite, com os convidados dançando e cantando ao som da banda Colorado Country.   

CLUBES - Quiosque e bar: Novas intervenções no Jurujuba


O comodoro Jorge Mira e a vista privilegiada do JIC para
a Baía de Guanabara (foto Luana Dias) 
Um quiosque e um bar modernos, com capacidade para 130 mesas, novos equipamentos e mobiliário, serão entregues oficialmente aos sócios e visitantes do Jurujuba Iate Clube pelo Comodoro Jorge Mira no mês de setembro, dando assim mais conforto e alternativas de lazer.
            O espaço onde foram construídos é conhecido como “Largo do Comodoro”, sendo ampliada a sua área física. Nele anteriormente funcionava um quiosque que apresentava risco de desabamento, com problemas na estrutura, rachadura e base deteriorada.
Com a nova contrução, a prainha onde existia a antiga dependência ganhou maior tamanho, ampliando-se e propiciando um melhor uso por parte dos frequentadores. Só o quiosque tem 70 mesas, ficando as outras 60 no bar, onde o convívio social será constante pela família jequiana.
Títulos e Réveillon
            O comodoro Jorge Mira disse ao CASA DA GENTE que como existe um grande interesse por títulos de sócio-proprietário, existe um reduxido número à disposição para venda, com amiores informações na secretaria administrativa.
Reafirmou a grande procura por convites para o réveillon, adquiridos no clube em até quatro vezes.
            Acentuou ainda que 24 novas vagas náuticas estão à disposição dos interessados que deverão ser sócios do Jurujuba Iate Clube.
Jorge Mira fez questão de ressaltar que esteve no Praia Clube São Francisco no lançamento da candidatura de Gil Rios à presidência daquele clube.


Diretoria do Canto do Rio presta conta dos seis meses

O presidente do Canto do Rio FC, Rodney Melo
Diretoria do Canto do Rio FC que está há seis meses na administração decidiu relatar as ações adotadas durante esse período com o presidente Rodney Melo fazendo questão de deixar claro o espírito de união e ação conjunta.
Todas as dependências, inclusive as áreas externas, demonstram o trabalho da atual diretoria, o que tem provocado o retorno de sócios para o centenário clube. Eis o relato das realizações dos seis primeiros meses da diretoria do Canto do Rio.
O primeiro ato da nova administração foi iniciar um inventário de todos os setores do Clube, o que ainda está sendo elaborado para saber a verdadeira situação em que se encontrava, cada departamento realizando o seu trabalho.
Em seguida, iniciou-se um processo de recuperação de todas as dependências, retirando-se a fiação que representava um risco de um curto circuito; a pintura das paredes tanto na parte externa quanto na interna. A reforma dos banheiros masculino e feminino; a transformação da sauna, que agora não é mais mista, trocando equipamentos inclusive o termostato; o sistema de som foi restabelecido, voltando ao ar a Rádio Cantusca, com música e informação para quem estiver no clube.
Na piscina social, limpeza e troca de todo o mobiliário da pérgula, 40 novas mesas com as respectivas cadeiras, além do mesmo número de ombrelones (guarda-sol); recuperação dos vestiários do ginásio poliesportivo, e uma limpeza geral, deixando o clube um ambiente mais agradável.
No campo social, as Domingueiras, as festas de aniversariantes e, a partir de agora, o Samba dos Universitários todas as sextas-feiras, no Salão Social, com a banda “Estrelato”, gratuito para sócios e R$10,00 para não-sócios.
Em termos de esportes, voltou a equipe de Futsal, Vôlei, Basquete, Pilates, Hidro e Massagem.
Também foi reativada a piscina infantil e foram efetuados contatos com mil sócios remidos, que estão retornando ao clube, e agora se estabelece contato com 4 mil sócios proprietários.
O presidente do Conselho Deliberativo Carlos Roberto Ennes tem atuado em total consonância com todos os departamentos.

   

CLUBES - Central incrementa a programação das quintas-feiras

Marcos Nelson Gusmão e Jesse
As quintas-feiras prosseguem com uma excelente frequência, recebendo os associados e os convidados de outros clubes integrantes da parceria, segundo o vice-presidente social do Clube Central, Carlos Aurélio Enrice.
Tendo na coordenação a diretora Maria de Lourdes, as quintas-feiras tem ingressos vendidos antecipados ao preço de R$10,00 para sócios do Central e clubes da ACN, enquanto os convidados pagam R$20,00. Para o dia 4 de setembro, a banda Harmonia do Rio será a atração.
No mês de setembro, o clube do presidente Marcos Nelson Gusmão terá a volta da discoteca na boate, com a “Revolucion”, sob o comando do DJ Maza, atraindo um bom público.
Réveillon
 Com a orquestra Big Band Tupy já contratada, o réveillon da família centraliana começa a ter convites vendidos em setembro, custando R$250,00 para sócios, e R$400,00 aos convidados, podendo ser dividido em quatro vezes para toda a programação. As informações podem ser obtidas no telefone (21) 2719 0811.

No próprio dia 4, o Departamento Feminino estará realizando mais um chá beneficente. O Clube Central fica na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Edição completa - Casa da Gente - agosto/2014

Olá!

Leia e baixe a edição completa do Jornal CASA DA GENTE de Agosto/2014. Para acessá-la em pdf clique AQUI















E para ler e baixar o caderno CLUBES, basta clicar AQUI

quarta-feira, 18 de junho de 2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Leitor Fala – Janeiro/2014

"Em nome da parceria dos compositores do samba 2014 da Acadêmicos do Cubango – composta por mim (Sardinha), Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal - agradeço ao jornal CASA DA GENTE pela divulgação da maravilhosa matéria sobre a eleição de Melhor Samba pelo site Carnavalesco". "Sardinha" – compositor da Acadêmicos do Cubango

"Parabéns ao Jornal Casa da Gente pelo excelente conteúdo do especial Destinos sobre a Estância Climática de Cunha, na edição de dezembro" – Wilhelm Eberhard Drescher  

Olá, Jornal Casa da Gente,
Gostaria de apresentar o músico Eduardo Volks, que utiliza a técnica Fingerstyle, administrada por poucos músicos brasileiros. Com muita criatividade e bom gosto nos arranjos, se apresenta com releituras dos estilos que estão em alta no momento, nacionais e internacionais: Pop, rock, reggae, surf music e lindíssimos instrumentais – Vanise Fiuza
Resposta da redação: Olá, Vanise. Sugestão anotada! Continue a enviar mensagens para a equipe do CASA DA GENTE

Olá, amigos do Casa da Gente!
Desejamos ainda mais sucesso em 2014, em especial ao amigo Mário Dias. Abraços!  - Luiz Eugenio, editor do Blog “Na Cadência da Bateria”


Fale com o CASA DA GENTE! Envie seu comentário, sugestão, elogios e críticas para o e-mail oleitorfala@gmail.com ou ainda pelo facebook do jornal, https://www.facebook.com/jornal.casadagente .